Surfando na onda do sucesso do TikTok e se aproveitando das inseguranças que cercam a plataforma chinesa, o YouTube anunciou nesta segunda (14 de setembro) um novo serviço para a criação e compartilhamento de vídeos de até 15 segundos: o YouTube Shorts.
“Shorts é uma nova experiência de vídeo de formato curto para criadores de conteúdo e artistas que desejam gravar vídeos curtos e cativantes usando apenas seus telefones celulares”, traz o anúncio oficial de lançamento da ferramenta.
Através do Shorts será possível criar e editar vídeos com até 15 segundos de duração utilizando alguns recursos já conhecidos como controle de velocidade, cronômetro, além de uma plataforma de músicas disponível para a criação da trilha.
A novidade será lançada nos próximos dias em uma versão beta para testes na Índia, país onde o TikTok está banido. A ideia é que novos recursos sejam adicionados gradualmente à plataforma que depois deverá ser liberada para outros países. Ainda não há previsão para a chegada do serviço ao Brasil.
OUTROS CONCORRENTES DO TIKTOK
O YouTube não foi o primeiro a tentar abocanhar uma parte do market share hoje dominado pelo TikTok. Em junho foi a vez do Instagram, empresa do Facebook, lançar o seu próprio editor para vídeos curtos; o Reels, que também funciona de forma parecida com o aplicativo chinês.
Fontes:
https://tecnoblog.net/366696/YouTube-shorts-novo-rival-do-tiktok-e-lancado-oficialmente/
https://blog.YouTube/news-and-events/building-YouTube-shorts