UX é um termo que está muito em alta no mercado digital e não é por falta de motivo, essa é a área que pode agregar muito ao seu negócio. Mas você sabe o que é ux design e como aplicar ux?
Continue lendo este artigo para saber tudo sobre user experience: conceito, vantagens, aplicações e a relação entre ux e marketing digital.
O QUE É USER EXPERIENCE?
O conceito de UX, abreviação de user experience ou também experiência do usuário, é a estratégia a qual se aplica o estudo do comportamento do usuário. Tem como foco principal entregar um conteúdo da melhor qualidade, garantir que seu consumo seja feito de forma agradável, intuitiva, e proporcionar a melhor experiência, despertando emoções positivas.
O UX aborda diversas frentes e canais, desde um site ou aplicativo até produtos e pontos de venda, isso porque ele faz parte da rotina do usuário. No entanto, o termo se tornou muito popular no meio digital, onde a maior preocupação é entregar experiências a partir de um design agradável, organizado, intuitivo e responsivo para que a jornada e a interação pelo site seja mais fácil, prática e enriquecedora a ponto de induzir ao consumo.
A prática também pode ser conhecida pelo termo user experience design ou UX design.
RELAÇÃO ENTRE UX E MARKETING DIGITAL
Assim como te contamos anteriormente, o UX trabalha em cima das expectativas e comportamento do usuário para construir um sentimento e percepção positiva sobre a experiência ao entrar em contato com um produto, serviço, marca ou empresa. Esses são fatores significativos para o marketing digital, uma vez que a experiência positiva pode fazer com que o consumidor continue a sua jornada de compra até a última etapa e volte a fazer negócio.
Hoje em dia, o primeiro lugar que grande parte dos consumidores recorrem para procurar soluções, produtos e serviços é a internet. Pensando nisso, ao acessar um site, landing page, e-mail marketing e até mesmo blog, é fundamental oferecer confiança e eficiência, pois a primeira impressão é a que fica. No entanto, ao se deparar com um site que não carrega, difícil de ser utilizado ou que os botões não funcionam, por exemplo, dificulta não só dar continuidade no processo como também o consumidor constrói uma imagem negativa a respeito da empresa, gerando insatisfação com a marca.
Então, combinando as estratégias e técnicas do UX e marketing digital é possível criar um fluxo de compras otimizado que atenda não apenas os desejos e necessidades, como também a expectativa do usuário e potencialize o relacionamento entre marca e cliente, proporcionando satisfação.
COMO APLICAR UX DESIGN NO MARKETING DIGITAL?
O UX é uma prática que trabalha a interdisciplinaridade, abordando desde branding e design até redação e tecnologia, os quais todos estão interligados. Em âmbito digital, ele pode ser utilizado em desenvolvimento de sites, landing pages, aplicativos, chatbots, blog, e-mail marketing, entre outros.
Uma das formas de como aplicar UX em estratégias de marketing digital é, sobretudo, realizando pesquisas que façam compreender as expectativas do usuário, suas necessidades, prever possíveis falhas, explorar os aspectos visuais, otimizar processos, desenvolver fluxo de tarefas adequados e segmentar o público.
Um dos principais pontos é a arquitetura da informação, ou seja, como o conteúdo da página é distribuído, estruturado, organizado e hierarquizado de forma que torne tudo mais intuitivo, interativo e claro para o usuário. Em conjunto, você também pode aplicar o ux design através de uma interface que dê mais clareza e objetividade das informações.
Outro meio de aplicar o UX no marketing digital é através de estratégias como wireframes e wireflows, desenhando a composição e distribuição do conteúdo do site e o fluxo que será realizado ao longo do caminho do usuário com base na criação de um sitemap, mapeamento de todas as páginas que compõem o site e o fluxograma entre elas.
O design responsivo e o desenvolvimento a partir do conceito mobile first são estratégias de UX que tornam a interface do seu site acessível e adaptável em diferentes resoluções de tela.
Também é possível aplicar o ux no inbound marketing. Os e-mails são muito úteis para diversos objetivos, no entanto, a forma como ele aborda pode se tornar só mais um e-mail para entrar na sua caixa de spam. Para isso, invista em equilibrar a quantidade de imagem e texto e deixar o conteúdo mais personalizado, inserindo o nome de cada destinatário, por exemplo.
VANTAGENS DO USER EXPERIENCE PARA O MARKETING DIGITAL
O principal benefício do UX para o marketing digital que foi reforçado ao longo deste artigo é a fidelização. Quando o site, produto, serviço e/ou marca atendem as expectativas do usuário, ele se sente satisfeito e, em busca dessa experiência positiva, a chance dele voltar a fazer negócio se torna maior. Além disso, este pode ser um diferencial, fator que faz com que o consumidor prefira o seu negócio aos demais concorrentes.
Mas antes mesmo da fidelização, o ux também pode otimizar as suas conversões, pois quanto menos obstáculos o usuário encontrar ao longo da navegação do site, maior será a chance de concluir o processo de compra ou realizar qualquer outra ação, como assinar uma newsletter ou baixar um material.
Já em termos técnicos do marketing digital, usar as práticas do UX para construir um site responsivo, ágil, de fácil navegação e visualmente agradável pode contribuir com o tráfego, pois atrai um bom número de visitantes e diminui a taxa de rejeição. Isso acontece porque usabilidade, navegabilidade, acessibilidade e velocidade da página são fatores que influenciam no ranqueamento do link, quanto mais otimizado, mais o site será considerado relevante para os algoritmos dos mecanismos de busca. O bom ranqueamento faz com que mais pessoas tenham acesso com facilidade e o bom funcionamento evita com que a pessoa desista de ficar na página e continue navegando pelo domínio.
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