Vendas online devem manter o crescimento registrado no ano passado. Confira algumas das principais promessas para 2021 e como elas podem auxiliar o seu negócio.
No último ano, o mercado digital sofreu um “boom” até antes nunca experienciado. Segundo uma pesquisa realizada pela ACI World, o ecommerce mundial apresentou em junho passado um aumento das vendas de 28% em relação ao mesmo período em 2019.
Muitos negócios que ainda não estavam na internet encontraram no ambiente online uma forma de sobrevivência ao isolamento social. Outros tantos acabaram por migrar todas as suas operações para o ambiente virtual. Isso somado ao rápido avanço tecnológico faz com que analistas prevejam uma continuidade desse processo de crescimento também em 2021.
Pensando nisso, a Salesforce, umas das líderes mundiais em plataformas de CRM, listou 6 das principais tendências apontadas por pesquisas para o mercado digital em 2021. Confira abaixo.
1. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BIG DATA E ANALYTICS
As ferramentas de Inteligência Artificial, Big Data e Analytics vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Isso porque elas permitem prever o comportamento dos consumidores, gerando insights e análises preditivas que podem ser utilizadas na otimização de campanhas, além de auxiliarem o time de vendas a abordar os clientes certos na hora certa.
2. EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
Em um mercado cada vez mais competitivo, um dos fatores que fazem toda a diferença é a experiência do cliente. Além de gerar identificação com a marca, uma boa experiência faz com que os consumidores voltem a comprar seus produtos de forma consistente e, inclusive, a recomendá-los para outras pessoas, sendo imprescindível para o crescimento dos negócios.
Nesse quesito o processamento de dados também é um grande aliado, permitindo criar experiências satisfatórias e personalizadas para clientes em todas as etapas do funil de vendas.
3. ESTRATÉGIA OMNICHANNEL
A estratégia omnichannel é um dos fatores que vêm sendo utilizados de forma a melhorar a experiência do cliente e a proximidade com a sua marca. Ela consiste na operação de diversos pontos de contato, estreitando a relação online e offline.
Assim é possível que um mesmo cliente faça compras em lojas físicas ou virtuais com a mesma qualidade de atendimento e usufruindo das mesmas vantagens.
4. SEO
Estar bem colocado nas páginas de busca se tornou uma estratégia ainda mais essencial para aumentar as vendas e conquistar novos clientes de forma orgânica, ou seja, sem depender exclusivamente de anúncios pagos. E é aí que entram as boas práticas de SEO.
A aplicação de estratégias de SEO faz com que buscadores identifiquem o seu site ou páginas como “amigáveis”, elevando o seu rankeamento em pesquisas. Entre as práticas consideradas favoráveis em SEO podemos citar:
- Baixo tempo de carregamento da página
- Funcionalidade dos botões do site
- Eficácia da plataforma de pagamento
- Design e usabilidade fluida tanto no desktop quanto no mobile
5. VENDAS ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS
Além de serem um canal para anúncios e interação com clientes, as redes sociais começam agora a exercer também o papel de canais diretos de vendas, atuando de forma similar aos principais marketplaces.
Uma grande virada nesse sentido foi a implementação do social commerce pelo Instagram no ano passado. A tendência para 2021 é que essa tecnologia receba melhorias e se torne cada vez mais conhecida, permitindo derivar tráfego para o seu ecommerce diretamente através de canais como Facebook, Instagram e WhatsApp.
6. PESQUISAS POR VOZ
Na onda das inovações tecnológicas, vem se tornado cada vez mais comuns os aparelhos que permitem a realização de pesquisa através de comandos de voz. Agora é necessário que as marcas estejam preparadas para aderir também a esse tipo de busca, além de permitirem a realização de compras também a partir dessa tecnologia, o chamado Voice Commerce.
É esperado um crescimento exponencial deste tipo de serviço para os próximos anos, fazendo com que ele se torne um modelo essencial para atrair e manter clientes no futuro.
PRONTO PARA VENDER AINDA MAIS EM 2021?
E o seu ecommerce? Já está por dentro dessas tendências?
Converse com um de nossos especialistas e confira quais estratégias a Linka disponibiliza para melhorar as taxas de conversão através de boas práticas de SEO, Analytics, estratégias de Social Media, melhorias na experiência dos clientes, entre outros.