Descubra as estratégias que estão em alta este ano.
O marketing digital é uma área em constante evolução e mudança. A velocidade de mudanças no marketing digital tem aumentado nos últimos anos devido ao rápido avanço da tecnologia e das mudanças nas preferências e comportamentos dos consumidores.
Isso significa que as empresas precisam estar constantemente atualizando suas estratégias para se adaptar às mudanças no mercado, o que inclui contar com uma equipe de profissionais atualizados com as tendências do setor, e estar disposto a experimentar novas abordagens para alcançar e engajar o público-alvo.
Confira a seguir as estratégias que já são tendências de marketing digital em 2023.
Quais as novidades de 2023?
À medida que fomos nos aproximando de 2023, algumas tendências estavam se tornando evidentes no mundo do marketing digital, principalmente por explorarem como as mudanças nas preferências do consumidor e o que as empresas podem fazer para se manterem à frente da curva.
Descubra as estratégias que estão fazendo sucesso, e aproveite para se atualizar no marketing digital!
Inteligência artificial (IA) e automação
Como era previsto para este ano, as inteligências artificiais e suas automações têm sido um dos principais assuntos no marketing digital em 2023. A utilização de IAs vem mudando a forma como as empresas criam e implementam suas estratégias, podendo ajudar as empresas a obter insights mais profundos sobre seus clientes, personalizar a experiência do usuário e automatizar tarefas repetitivas, entre outras coisas.
Uma das principais funções da inteligência artificial no marketing digital é a análise de dados. Nela, a IA pode ajudar a coletar, analisar e interpretar grandes quantidades de dados de forma mais rápida e precisa do que seria possível com métodos tradicionais.
É esperado também que as empresas continuem a utilizar a IA e a automação para tornar suas campanhas de marketing mais eficientes e personalizadas. Isso inclui a utilização de chatbots, análise de dados e aprendizado de máquina para automatizar tarefas e fornecer experiências de usuário mais personalizadas.
Conversational Marketing
Outra novidade nas tendências deste ano é o Conversational Marketing, estratégia de marketing digital que envolve o uso de bate-papo em tempo real e interações com clientes em potencial, permitindo que as empresas se conectem com seu público de maneira mais pessoal e significativa, usando canais de comunicação que são convenientes e familiares para eles, a fim de, é claro, gerar negócios.
O Conversational Marketing é uma estratégia flexível e pode ser implementada em vários canais, incluindo mídias sociais, aplicativos de mensagens, e-mails e até mesmo em sites, através de ferramentas como chatbots, assistentes virtuais e, até mesmo, inteligência artificial. Essa abordagem ajuda as empresas a aumentar o envolvimento do cliente, aprimorar a experiência do usuário, oferecendo soluções personalizadas para cada necessidade e, em última análise, aumentar as vendas.
Outra vantagem do Conversational Marketing é que ele permite que as empresas coletem dados valiosos sobre os clientes, incluindo suas preferências e comportamentos de compra. Essas informações podem ser usadas para criar campanhas de marketing mais eficazes e personalizadas, que sejam relevantes para o público-alvo.
Marketing e Vendas
Uma das principais razões pelas quais o marketing aliado a vendas é uma das grandes tendências do marketing digital é que ele pode levar a um funil de vendas mais eficiente e eficaz.
Enquanto o marketing tem como função gerar leads de alta qualidade por meio de campanhas de publicidade, marketing de conteúdo, SEO e outras táticas, a equipe de vendas pode aproveitar esses leads de forma mais eficiente para fechar vendas e gerar receita. Quando o marketing e as vendas trabalham juntos, é possível criar uma jornada do cliente mais integrada e personalizada, o que pode levar a uma maior taxa de conversão e vendas.
Outra vantagem de contar com a parceria dessas duas áreas é que ambas compartilham metas e objetivos comuns e podem colaborar para alcançá-los. Isso pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo, onde as equipes se sentem mais motivadas e engajadas. As empresas que conseguem integrar essas duas áreas podem obter vantagens competitivas significativas e aumentar sua receita e rentabilidade.
TikTok e plataformas de vídeo
O TikTok é uma das redes sociais de crescimento mais rápido na história e, sem dúvidas, teria influência no marketing digital. A plataforma é conhecida por sua abordagem única de vídeos curtos, que se tornaram uma fonte de entretenimento para os usuários.
Com uma capacidade única de viralizar conteúdos, não demorou para que as marcas reconhecessem o potencial da plataforma para alcançar uma audiência mais jovem e engajada. Seja no TikTok ou em outras plataformas de vídeo, como o Reels do Instagram, ou o Shorts do Youtube, vídeos curtos e criativos são fáceis de compartilhar e têm uma chance maior de se tornarem virais do que outros tipos de conteúdo. Isso significa que as empresas podem alcançar uma audiência mais ampla e aumentar a visibilidade de sua marca com mais facilidade.
Além disso, o TikTok também influencia diretamente outra tendência do marketing digital que segue em alta, o marketing de influência. Parte fundamental das plataformas de vídeo, os influenciadores têm a oportunidade de promover os produtos ou serviços da sua empresa, ajudando a alcançar novos públicos-alvo e aumentar a visibilidade de sua marca.
A personalização de conteúdo, a automação do marketing, a inteligência artificial e a integração entre marketing e vendas são apenas algumas das tendências que estão moldando o futuro do marketing digital.
E as empresas que conseguem se adaptar e inovar em resposta a essas tendências, estarão bem posicionadas para o sucesso no mercado em constante mudança do marketing digital em 2023 e além.
Conte com equipe de profissionais atualizados da Linka e fique por dentro das maiores tendências do marketing digital! Não perca tempo, entre em contato conosco!