Diferentes modelos de negócios exigem estratégias diversas no marketing digital. Afinal, é importante que você escolha a abordagem mais adequada para que a sua página chegue ao seu cliente (ou possível cliente).
Empresas que vendem para outras empresas (B2B) e empresas que vendem para consumidores (B2C) devem ter abordagens diferentes, incluindo na otimização para SEO.
Veja abaixo as diferenças e como elaborar uma estratégia de SEO para B2B ou B2C.
MARKETING DIGITAL PARA B2C
A jornada dos consumidores em negócios B2C costuma ser mais fácil, com os clientes passando pelo funil de vendas com mais velocidade, em relação ao modelo B2B.
Isso acontece porque a tomada de decisão nesse caso é individual, ou seja, não é necessariamente influenciada por outra pessoa. Além disso, os produtos procurados por consumidores individuais geralmente possuem um preço semelhante entre as lojas, então não é necessário um grande tempo para pesquisar e fazer diferentes orçamentos.
Portanto, todas as estratégias de marketing para negócios B2C acabam focando na compra imediata do produto ou serviço – isso se aplica principalmente para os e-commerces.
MARKETING PARA B2B
O ciclo de compra do modelo B2B é mais demorado, envolvendo geralmente mais de uma pessoa e variados níveis de hierarquia, devendo passar por analistas, gestores e diretores.
O ticket médio das compras também costuma ser maior – seja pelo valor individual do produto ou pela grande quantidade. Por isso, o cliente sente a necessidade de fazer uma escolha mais acertada.
As empresas B2B, portanto, devem trabalhar com mais afinco cada etapa do funil de vendas, para que o seu lead amadureça a decisão e converta. Assim, o processo exige um planejamento de médio e longo prazo.
ESTRATÉGIAS DE SEO PARA ESSES MODELOS DE NEGÓCIOS
Apesar de exigir abordagens diferentes, o SEO não se baseia apenas no modelo de negócio, entre B2B ou B2C, mas principalmente no tipo de serviço oferecido. No caso dos e-commerces e outras empresas que se baseiam em seu próprio inventário, o SEO deve ser mais técnico, visando estratégias de rastreamento e indexação, velocidade de carregamento, linkagem interna e responsividade. A arquitetura do site, os certificados de segurança – como SSL e HTTPS –, a marcação de dados estruturados e a usabilidade também influenciam bastante no sucesso da estratégia de marketing.
Para as empresas que não possuem um grande catálogo de produtos, é importante aumentar sua autoridade de acordo com as suas áreas específicas, usando do marketing de conteúdo. A criação de uma persona é bastante indicada, criando uma comunicação mais direta e eficiente.
O uso das palavras-chave adequadas, incluindo palavras-chave relacionadas, também ajuda na estratégia para esse tipo de negócio. O uso do blog e das mídias sociais deve ser feito dentro da estratégia do negócio, assim como o link building e os guest posts.
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