O abandono de carrinho é uma das maiores frustrações do mercado eletrônico, tanto para o comprador quanto para o lojista. No ponto de vista do consumidor, não existe insatisfação maior do que pesquisar um produto, encontrar o ideal e depois desistir por conta do alto preço do frete ou por não conseguir concluir o processo de compra. Para o lojista, existe o desapontamento de estar prestes a concretizar uma venda e perder o cliente por conta de um pequeno detalhe.
Para evitar o abandono de carrinho em seu e-commerce, veja os principais motivos que levam o cliente a desistir da compra e descubra como evitar essa ação.
OS PRINCIPAIS MOTIVOS
VALOR DO FRETE MAIOR DO QUE O ESPERADO
Normalmente, o cliente sabe o preço exato do frete apenas quando informa o CEP, já na página para finalizar a compra. Quando o consumidor coloca o produto em seu carrinho e só depois tem uma real noção do custo total, o alto valor pode ser um dos motivos da desistência.
ENTREGA MUITO DEMORADA
Esse problema também está relacionado ao frete, mas não ao valor e, sim, ao prazo. Quando o consumidor confere o tempo estimado de entrega e o julga muito demorado, pode desistir da compra e procurar o produto em outra loja.
Entretanto, a solução não é informar um frete mais rápido do que você pode cumprir. Lembre-se de que um consumidor frustrado pode gerar mais prejuízos do que uma compra não efetivada.
PROBLEMAS TÉCNICOS
Enquanto o cliente está no site, diversos problemas técnicos podem acontecer, como falta de conexão com a internet, queda de energia elétrica, página não encontrada, imprevistos com o computador… Algumas dessas complicações você pode ajudar a resolver, outras não.
FORMA DE PAGAMENTO DESEJADA NÃO ESTÁ DISPONÍVEL
Existem diversas maneiras de pagar uma conta online, seja por cartão de crédito, PayPal, boleto bancário ou débito online. Se o usuário não encontra a forma de pagamento desejada, pode desistir da compra.
SITE POSSUI PROBLEMAS DE USABILIDADE
Se, durante o processo de compra, o cliente passa por muitas etapas ou se depara com páginas que possuem informações confusas, ele pode se sentir inseguro e abandonar a compra. Isso ocorre, por exemplo, quando o site exige uma ficha cadastral muito extensa, o processo de compra possui diversos passos ou os botões de call to action não estão muito visíveis.
COMO EVITAR O ABANDONO DE CARRINHO
Como citado acima, alguns problemas fogem do seu alcance, como, por exemplo, a conexão da internet do seu consumidor. Entretanto, alguns outros podem ser evitados com algumas simples decisões. Veja algumas soluções para diminuir a taxa de abandono de carrinho da sua empresa.
APOSTAR EM RETARGETING
Partindo da tradução literal, o retargeting significa apontar novamente para um alvo, ou seja, o consumidor que já esteve em seu site, mas desistiu da compra. Essa estratégia se mostra bastante efetiva, pois o cliente abordado já esteve interessado pelo seu produto. Tudo o que a sua empresa precisa fazer é oferecer um incentivo a mais para que a compra seja efetivada.
Você pode usar o retargeting por e-mail, sms, Facebook Ads e Google Adwords, com mensagens textuais e visuais que são direcionadas para o usuário nessas plataformas.
FACILITAR A RECUPERAÇÃO DO CARRINHO
Além de apostar no retargeting, é preciso que a recuperação do carrinho seja bem simples e prática, ou seja, o ideal é redirecionar o seu usuário diretamente para a página de checkout, onde havia parado no último acesso, com os produtos já selecionados e prontos para a compra.
Para isso, certifique-se de que o seu site armazene o carrinho do usuário por algum tempo, esperando até que o cliente volte para realizar a compra.
MUDAR AS CONDIÇÕES DO FRETE
Se, depois de um estudo do seu site, você percebe que o frete é o grande problema que seus usuários encontram, a solução é mudar a política da empresa. Repense, por exemplo, a escolha da sua transportadora ou tente negociar com os Correios uma entrega mais econômica.
Outra boa alternativa é oferecer frete grátis para compras que ultrapassam determinado valor, pois essas pequenas vantagens incentivam a compra.
DISPONIBILIZAR VÁRIAS FORMAS DE PAGAMENTO
A escolha da forma de pagamento é uma das etapas mais decisivas do processo de compra, por isso, é preciso oferecer ao cliente uma grande variedade de opções. Conhecer o seu cliente e como ele se comporta é essencial: como ele compra? Prefere cartão de crédito ou débito online? Ele prefere parcelar as compras ou não?
Quanto mais formas de pagamento disponíveis, maiores são as chances da sua loja atender às necessidades de todos os clientes.
POSSIBILITAR UM CHECKOUT ÁGIL E DESCOMPLICADO
É necessário que o seu site tenha uma boa usabilidade, ou seja, proporcione uma boa experiência ao usuário. Garanta um checkout rápido e prático, permitindo que o cliente possa finalizar o processo de compra sem muitas complicações. Lembre-se de que, quanto mais seguro o consumidor se sentir dentro do seu site, maiores são as chances da compra ser concretizada.
Para isso, aposte em um layout simples, que possua poucas etapas de compra, em botões bem visíveis de call to action e elabore fichas de cadastro mais simples, apenas com as informações essenciais. Possibilitar o cadastro via Facebook é uma excelente opção que simplifica o processo.
Para criar uma boa estratégia de recuperação de clientes, fale com nossos especialistas.