O Instagram tem crescido cada vez mais, tornando necessário discutir estratégias de marketing digital que sejam mais eficientes para esta rede. No entanto, quem está começando a trabalhar com redes sociais – ou até mesmo algumas pessoas que já estão nessa área a algum tempo, podem ter algumas dúvidas, principalmente quanto ao uso de hashtags.
Um estudo lançado recentemente pela Agora Pulse ajuda a tirar algumas dessas dúvidas e esclarecer pontos que não eram consenso entre os social medias. Essa pesquisa analisou mais de 100 publicações, em 3 contas diferentes, tendo como resultado a comparação entre os comentários.
HASHTAGS NOS COMENTÁRIOS OU NAS LEGENDAS?
Entre os resultados que a pesquisa trouxe, está uma pequena diferença na quantidade de comentários e visitas no perfil em relação a escolha de colocar as hashtags na legenda ou nos comentários das imagens. As postagens em que as hashtags foram usadas nos comentários apresentaram um melhor desempenho quanto ao engajamento do público. O desempenho quanto a quantidade de likes e alcance da publicação pode ser até 18% maior.
Mas esse indicativo não significa que você deva deixar de fazer seus próprios testes, descobrindo o que funciona melhor para os seus seguidores e seu público alvo.
ESTRATÉGIA GLOBAL PARA USO DE HASHTAGS
O uso das hashtags não deve ser pensado apenas quanto a onde colocá-las, sendo importante também elaborar as melhores estratégias para o seu uso.
Por exemplo, quais são as mais utilizadas pelos seus maiores concorrentes? Avalie bem o cenário que o Instagram já oferece para o seu negócio e analise a melhor maneira de se relacionar com esse ambiente.
Existem também ferramentas que ajudam a buscar as melhores opções de hashtags, inclusive algumas alternativas, para atrair ainda mais atenção para as suas postagens.
O próprio buscador da Instagram também é uma excelente forma de conseguir mais sugestões e saber quais são os maiores interesses e principais buscas dos usuários da plataforma. Com informações como essas, você consegue elaborar as hashtags mais adequadas para a sua publicação.
HASHTAGS PARA EVENTOS E CAMPANHAS
É possível também elaborar hashtags específicas de acordo com a sua necessidade. Em eventos ou campanhas elaboradas pela sua marca, por exemplo, você pode criá-las de acordo com a sua necessidade.
Elas, além de concentrarem os conteúdos relacionados com o tema, também servem como um termômetro para medir o engajamento com as ações da sua marca.
Quer saber mais dicas de como elaborar a melhor estratégia para o seu Instagram? Entre em contato conosco e agende uma reunião com os nossos especialistas!