Entenda a importância de mensurar suas campanhas de marketing.
Indispensável para empresas de qualquer segmento, o marketing digital promete atrair mais clientes e aumentar as vendas através de uma série de estratégias. Muitas vezes buscando por resultados surpreendentemente imediatos, não é incomum topar com empreendedores que tenham se frustrado com a sua experiência nos canais digitais.
Se você está em dúvida sobre investir ou não nas ações de marketing para divulgar a sua marca, descubra de uma vez quais resultados esperar de uma estratégia de marketing digital.
Expectativas X Realidade: alinhamento de expectativas
Antes de dar início ao planejamento de ações de marketing, é importante que você alinhe suas expectativas junto à sua equipe ou agência que está pronta para te ajudar. Este é o momento de deixar claro o que você espera das estratégias, assim como o que o time de marketing digital espera de você.
O objetivo principal de alinhar as ideias é que ambos os lados possam seguir na mesma direção, pondo em prática as estratégias corretas para alcançar os resultados desejados por você.
É primordial estar ciente das reais possibilidades do marketing digital, por exemplo: se o seu foco é conquistar as suas metas em um curto espaço de tempo, será preciso que você invista mais, normalmente envolvendo ações de mídias pagas, para que sua marca receba mais exposição durante este período estabelecido.
Já se você busca aumentar o seu engajamento, conseguindo uma maior relevância nos canais digitais, saiba que as melhores estratégias de marketing garantem resultados a médio e longo prazo. Um exemplo são as ações como o SEO, que melhora o seu posicionamento no Google dentro de um determinado período, portanto é preciso que você esteja disposto a investir o seu tempo nestas técnicas.
Deu para perceber que, independentemente da ação de marketing escolhida, existem lados positivos e negativos, por isso, é essencial que suas ideias e expectativas estejam alinhadas à realidade da agência ou equipe de marketing digital.
Performance digital: como mensurar os resultados das campanhas?
Não é possível falar em resultados sem citar a performance digital das estratégias, ainda mais levando em conta que este é o ponto central de qualquer ação de marketing. Em outras palavras, de nada adianta estar nas redes sociais se isso não trouxer resultados para a sua empresa.
Alcançar as metas esperadas depende, principalmente, da mensuração correta das suas campanhas, além da definição das mais relevantes métricas do marketing digital. A análise desses dados funciona como um norteador para a equipe responsável, indicando a frequência de conversões, visitantes no site, cliques, abertura de e-mails, entre outros detalhes fundamentais para a melhoria das estratégias de marketing.
Quer entender ainda mais sobre os resultados que deve esperar das suas ações? Veja a seguir como mensurar suas estratégias de marketing digital.
Como mensurar os resultados das suas ações de marketing digital?
Agora que você já entendeu que o foco da mensuração de marketing digital é indicar se as estratégias estão no caminho certo, ou se serão necessários ajustes, é hora de saber como mensurar os seus resultados.
Antes de mais nada, é primordial que você realize os seguintes passos:
- Determinar as principais métricas do marketing digital – como número de visitantes, ROI, custo por aquisição, entre outros;
- Calcular as taxas de conversão durante todas as etapas;
- Definir os objetivos da marca;
- Optar pelas melhores ferramentas de marketing digital;
- Gerar relatórios para uma análise mais assertiva.
Com esses pontos definidos, a mensuração segue pelos caminhos práticos, que vão desde identificar a performance digital de cada uma das suas ações de marketing e dos fluxos de automação, passando pela análise de resultados, até finalmente chegar à mensuração das estratégias como um todo, incluindo as vendas.
É claro que analisar tantos detalhes não é uma tarefa fácil, além dos dados que devem ser cruzados para total compreensão dos resultados das suas ações de marketing digital, para evitar que suas estratégias e investimentos sejam em vão, é fundamental contar com a ajuda de uma agência especializada, que possa colocar as técnicas em prática e ainda mensurar os seus resultados.
Quer alcançar os melhores resultados nas suas campanhas de marketing digital? O time de especialistas da Linka está pronto para te indicar os melhores caminhos para divulgar a sua marca nos canais da Web. Entre em contato conosco!