Novo levantamento da Hootsuite traz os principais dados demográficos da quarta maior plataforma de social media do mundo com insights decisivos para profissionais da área de marketing.
Quarta maior plataforma de social media em número de usuários, o Instagram já conta com um total de 1,2 bilhões de usuários ativos no Mundo. Com uma possibilidade de alcance de anúncios de cerca de 1,16 bilhões de pessoas, não é de se estranhar que diversas marcas venham mostrando cada vez mais interesse em investir no “irmão mais novo” do Facebook.
Mas para aproveitar ao máximo todo o potencial dessa rede, é preciso entender quem são esses usuários, onde estão localizados e quais são os seus interesses. E é exatamente isso que aborda o novo levantamento realizado pela Hootsuite Instagram Demographics em 2021, que traz dados e insights preciosos para que profissionais de marketing digital possam afinar as suas estratégias na plataforma. Confira abaixo:
POR QUE NOS IMPORTAMOS?
Conhecer dados demográficos dos usuários do instagram é uma forma de afinar as suas estratégias de marketing na plataforma, além de permitir que você compare a sua audiência atual com o público que você pretende atingir, seja através de engajamento orgânico ou de anúncios.
MULTIPLATAFORMA
Usuários do Instagram são os mais propensos a se manterem ativos também em outras plataformas, como Facebook, Twitter e TikTok. Mais do que isso, edição recente do Global Digital Report mostra que quase metade dos usuários do Instagram entre 16 e 64 anos também estão usando o TikTok.
INSTAGRAM PASSA O FACEBOOK NO BRASIL
Quando o assunto é alcance dos anúncios, o Brasil possui a terceira maior audiência, com alcance de 95 milhões de usuários. Esse número, que fica atrás apenas dos Estados Unidos (140 milhões de usuários) e Índia 120 milhões, representa um crescimento de 4% entre outubro de 2019 e 2020. O maior crescimento no entanto, foi registrado na Índia (cerca de 20% no último ano).
Ainda sobre o público brasileiro, o número de usuários na plataforma hoje é 34% maior do que no Facebook, atualmente a maior rede social do mundo , segundo estudo realizado pela Socialbakers. O Instagram também recebeu 22 vezes mais interações do que a rede de Zuckerberg.
Apesar disso, 61,9% de todos os perfis de marcas no país ainda estão no Facebook.
MAIOR AUDIÊNCIA ENTRE OS JOVENS
A maior parcela da audiência de anúncios do Instagram é formada por pessoas entre 25 e 34 anos, seguida de perto pelo grupo entre 18 e 24 anos. Em relação ao gênero, os homens representam uma audiência maior nessas faixas etárias mas são ultrapassados pelas mulheres a partir dos 35 anos.
Uma pesquisa realizada pela Ipsos com norte-americanos mostra que quanto mais jovem o usuário, maior a probabilidade de que ele acesse a plataforma mais de uma vez por dia. Na faixa dos 18 a 24 anos, 67% dos entrevistados afirmaram se logarem mais de uma vez por dia, contra 60% entre 25-34 anos, 49% entre 35 e 44 anos, 43% entre 45-54 anos e 31% entre os entrevistados acima de 55 anos.
Além disso, 11% dos pais norte-americanos entrevistados pela Pew Research Center afirmam que seus filhos entre 9 e 11 anos de idade utilizam o Instagram. Para criar uma conta na rede social é requerida uma idade mínima de 13 anos, mas usuários mais jovens são permitidos desde que possuam contas administradas pelos pais ou responsáveis.
MULHERES DOMINAM
Os usuários identificados pelo gênero feminino já representam uma pequena maioria da audiência atual do Instagram (51%), contra 49% dos que se identificam pelo gênero masculino.
ÁREAS DE INTERESSE
91% dos usuários utilizam o Instagram para seguir algum assunto de seu interesse. Entre os principais assuntos pesquisados na plataforma estão viagens (45%), música (44%) e comidas e bebidas (43%). No Brasil, assim como na Argentina, Coréia e Turquia, a classificação de filmes está entre os temas de maior interesse.
Um enorme número de usuários (90%) seguem perfis de marcas. Uma pesquisa realizada pela Ipsos em 13 mercados diferentes mostra que as pessoas procuram as marcas por posts engraçados, reais e criativos.
Confira a íntegra do levantamento.
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