Resumir o Inbound Marketing a poucas linhas pode ser tão perigoso quanto subutilizá-lo no mercado. Para que se entenda esse conceito, que dialoga com as necessidades e vontades do cliente, é necessário não se ater à superfície, mas mergulhar em todo o plano de ação oferecido por essa estratégia de marketing.
DEFINIÇÃO DE INBOUND MARKETING
Basicamente, o Inbound Marketing pode ser definido pela criação e compartilhamento de conteúdo para um público-alvo predeterminado. Deste modo, uma relação de confiança é criada entre a marca e seu possível consumidor, o qual percebe a autoridade da empresa, resultando em credibilidade e vendas.
Ou seja, o Inbound Marketing, antes de expor o produto ou serviço ao possível cliente, visa entregar à pessoa informações realmente buscadas e solicitadas por ela. Assim, a conexão entre marca e cliente se dá muito antes da busca por bens de consumo.
Apesar de não se resumir a isso, pode-se dizer que há quatro grandes pilares para uma ação efetiva de Inbound Marketing: SEO, marketing de conteúdo, ação em mídias sociais e estratégia em blogs.
DADOS IMPORTANTES SOBRE O INBOUND MARKETING
– A média de ROI produzido pela ação é de 275%;
– Seu custo é 62% mais baixo que o Outbound Marketing;
– 93% dos processos de compra se iniciam em uma busca online;
– Empresas B2B que blogam ao menos duas vezes por mês geram 70% mais leads em relação àquelas que não blogam;
– 92% das empresas que blogam diariamente adquiriram clientes a partir de seu blog.
COMO FAZER INBOUND MARKETING?
São inúmeras maneiras de se fazer Inbound Marketing, talvez infinitas. Então, deixe a criatividade comandar no momento de criar conteúdo e confira abaixo alguns meios para compartilhá-los.
Publicação de posts de blog;
– E-books;
– SEO;
– Conteúdo em mídias sociais;
– E-mail marketing;
– Podcasts;
– Relações públicas;
– Questionários;
– Divulgação de infográficos;
– Social bookmarking;
– Fóruns online;
– Vídeos online;
– Marketing em comentários;
– Estratégias em blogs.
DIFERENÇAS DE INBOUND E OUTBOUND MARKETING
Para entender as vantagens do Inbound Marketing, é preciso saber diferenciá-lo do Outbound. Este segue uma linha de estratégia e ações muito distintas do primeiro. O Outbound Marketing utiliza a interrupção para se comunicar com o público. Ou seja, é o anúncio visto em revistas e sites ou o comercial nos intervalos da programação televisiva, por exemplo.
O consumidor não pediu para ver tais anúncios impostos a ele, sendo que, em boa parte das vezes, tal propaganda sequer foi pensada naquela pessoa especificamente.
O Outbound Marketing perdeu uma parcela de sua eficácia ao longo dos anos. O consumidor não quer interrupções em sua rotina, tampouco quer receber, muitas vezes em grandes quantidades, informações não solicitadas. Ele pode assistir a programas de TV na internet, sem precisar assistir aos comerciais; instalar aplicativos que impedem propagandas em sites; além de, sem dificuldade, parar de seguir marcas das quais ele considera muito invasivas.
Atualmente, o consumidor é o dono absoluto de suas decisões e não quer ninguém dizendo o que ele deve fazer. Logo, ele aceita apenas marcas que dialogam com suas pretensões e que o tratam com respeito.
Assim, o Inbound Marketing aparece em um momento muito oportuno, já que a estratégia não é invasiva, mas útil ao público. A ação impacta as pessoas que realmente buscam aquela mensagem, aumentando consideravelmente as chances de conversão.
Em relação aos custos, é sabido que o Inbound Marketing gasta 62% menos que o tradicional em cada lead gerado. Mesmo com o custo menor, as taxas de conversão são muito maiores, uma vez que a mensagem é passada ao público no momento adequado e de maneira correta. Afinal, é sempre melhor investir em um consumidor que queira o seu produto, do que gastar grandes quantias na esperança de que alguma das pessoas impactadas se interesse pela sua marca.
No momento de mensurar os resultados, o Marketing Inbound também leva vantagem em relação ao Outbound. Enquanto no primeiro é possível acompanhar conversões em tempo real e corrigir eventuais ações equivocadas, no segundo os resultados só aparecem meses depois e corrigir erros é bem mais complicado.
O OUTBOUND MARKETING AINDA É ÚTIL
O que se espera com esse artigo não é excluir o Outbound Marketing das empresas, mas equilibrar o direcionamento de verbas entre as duas metodologias. Normalmente, investe-se cerca de 90% das verbas na estratégia antiga, enquanto apenas 10% é repassada à nova ação. Diante de dados tão favoráveis ao Inbound Marketing, é preciso que essa porcentagem seja repensada.
PROCESSO DE INBOUND MARKETING
O fluxo de Inbound Marketing se dá em 5 etapas essenciais: atrair tráfego com conteúdo interessante; converter visitantes em leads; transformar leads em vendas; fidelizar os clientes; transformá-los em promotores.
Logo, é fundamental desenvolver o conteúdo adequado no lugar correto, para que as pessoas absorvam informações da melhor maneira possível e interajam positivamente com a marca.
AS 4 FERRAMENTAS PARA O SUCESSO
E-mail: um bom e-mail marketing é a base para toda a estrutura do planejamento, possibilitando o crescimento da marca.
SEO: a otimização na busca orgânica nos buscadores permite que o site chegue aos leitores/consumidores.
Mídias sociais: sua mensagem ganha força e autoridade quando compartilhada nas mídias sociais.
Blogs: os blogs farão com que os leitores de primeira viagem acessem o seu site várias vezes. Conquistar o leitor com o conteúdo pode significar contar com um novo cliente.
O FUNIL DO INBOUND MARKETING
Planejamento: uma presença forte nas mídias sociais só é possível com um bom conteúdo. Por isso, planejamento é essencial.
Alcance: é preciso aproveitar os blogs e mídias sociais para alcançar mais leitores e possíveis consumidores. Montar uma boa lista de e-mail também é importante.
Ação: ajudar o leitor a lidar com seus problemas, oferecendo dicas e materiais adicionais, resultará em vendas futuras.
Conversão: ao cativar o leitor, o próximo passo será converter cliques em compras.
Engajamento: por fim, é fundamental que os clientes sejam transformados em seguidores.
LIVROS SOBRE INBOUND MARKETING
Quem quiser saber ainda mais sobre Inbound Marketing pode (e deve) procurar livros especializados no assunto. Os melhores materiais ainda estão em inglês, como as obras “Inbound Marketing: get found using Google, Social media, and Blogs”, de Brian Halligan and Dharmesh Shah; e “Permission Marketing: Turning strangers into friends and friends into customers”, de Seth Godin.
CONCLUSÃO
Em poucos anos, o Inbound Marketing se tornará indispensável – já está acontecendo. A comunicação direta com o cliente, o atraindo no momento adequado, se mostrará cada vez mais importante na conversão de leitores em clientes, e cliques em vendas.
Para isso, deve-se investir na criação de um bom conteúdo para seu público-alvo. Este, por sua vez, deve ser considerado e respeitado no momento da criação. É preciso que se pense na linguagem, periodicidade, tamanho e formato do conteúdo que possam engajar melhor seus leitores.
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