Está cada vez mais claro para grandes e pequenas empresas que o sucesso em vendas passa por uma presença on-line forte. Logo, o investimento em marketing digital é uma real necessidade não apenas para vender mais, mas também para sobreviver ao mercado.
No entanto, a resposta sobre o quanto investir depende de diversos fatores, como o tamanho do empreendimento, o nicho de mercado em que atua, os canais de marketing a serem utilizados, entre outras variáveis específicas de cada negócio.
Outro fator importante é a decisão se o serviço vai ser feito internamente ou por agência. Ambas as opções apresentam vantagens distintas. De acordo com o volume de trabalho, a contratação de um funcionário por regime CLT pode ser interessante. Por outro lado, terceirizar o trabalho para uma agência de marketing digital pode economizar muito tempo e facilita se a ideia for pagar apenas por demanda.
A melhor maneira de estimar o valor total do investimento a ser feito é fazer um orçamento das principais estratégias de marketing e verificar quais são as mais interessantes para sua empresa e para o seu bolso.
LINKS PATROCINADOS
Por apresentar uma série de critérios no posicionamento do site no buscador, campanhas de AdWords e Bing Ads costumam ser terceirizadas para agências ou consultorias. Essas empresas costumam cobrar comissões em relação ao valor investido na campanha ou preços fixos que variam de acordo com o serviço.
SEO
O SEO é feito para o melhor ranqueamento orgânico de uma determinada página nos buscadores, como Google e Bing. Basicamente, este trabalho é realizado em duas partes. A primeira é a otimização on-page, que melhora as páginas de um site, de acordo com os critérios estabelecidos pelos robôs dos buscadores. A segunda é a produção de conteúdo relevante, inserção de links e monitoramento para mensuração.
Logo, essas duas partes são cobradas separadamente. Obviamente, uma empresa qualificada contratada para construir seu site ou reformulá-lo já vai fazê-lo considerando as boas práticas de SEO, então os custos estarão embutidos no projeto. Já em relação ao trabalho contínuo, o investimento varia de acordo com o número de páginas ou palavras-chave a serem otimizadas, a quantidade de conteúdo a ser produzido e por quanto tempo será o contrato de trabalho.
MARKETING DE CONTEÚDO
Estratégia não invasiva fundamental na atração de novos clientes, o marketing de conteúdo está longe de ser o método mais custoso. Ele pode ser realizado por meio de profissionais da própria empresa ou então terceirizado a custos acessíveis. Um planejamento eficaz para esse setor de atuação pode transformar sua marca em uma autoridade no seu campo de atuação.
MÍDIAS SOCIAIS
Apesar de ser um dos serviços de marketing que alguém da própria empresa executa, a estratégia só será bem-sucedida se feita por um analista atento que haja de acordo com a filosofia da empresa onde trabalha e saiba lidar com o público.
Nessa estratégia, o investimento varia de acordo com a quantidade de serviços contratados (produção de conteúdo, postagem, SAC, entre outros) e com a quantidade de horas trabalhada pelo responsável por gerir a conta.
E-MAIL MARKETING
Também considerado uma estratégia com o preço acessível, o e-mail marketing é muitas vezes mais custoso em tempo do que em dinheiro. Isso ocorre porque formar uma base de e-mails qualificada é uma tarefa que não pode ser feita em poucos dias. Com tal base à disposição, o investimento seguinte deverá ser feito em uma ferramenta de edição de layout, disparo dos e-mails e mensuração da taxa de abertura, cliques, ligações, etc.
INBOUND MARKETING
Por ser uma estratégia que vai da atração de visitantes até a fidelização do cliente, o inbound marketing pode ser um pouco mais custoso justamente por envolver todas as ações anteriores em sua aplicação. O custo mais alto, porém, não tem assustado grandes empresas. Isso ocorre porque, de acordo com algumas pesquisas na área, o lucro gerado pelo o inbound é de 275%, em média.
Para saber mais sobre valores e serviços, converse com a gente clicando aqui