O Marketing Sazonal é uma estratégia muito eficiente para aumentar as suas vendas nos momentos mais propícios. Por um tempo, a sazonalidade era vista como algo negativo para os projetos de longo período, pois indicavam concentrar esforços para conseguir retorno apenas durante um curto período do ano. No entanto, isso não é mais a realidade do e-commerce brasileiro, que se beneficia de datas especiais durante todo o ano.
O e-commerce brasileiro cresce cada vez mais durante as datas comemorativas e épocas que estimulam vendas. Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, Natal e a Black Friday são algumas das datas que estimulam os consumidores a buscarem ofertas no mercado digital. Até mesmo o verão e o inverno servem como um motivo para lançar uma campanha e aumentar as suas vendas!
Ao se programar para aumentar suas vendas nesses períodos, os lucros poderão cobrir até mesmo as fases em que o produto não é tão procurado. Veja algumas dicas para programar o seu marketing sazonal!
PLANEJE COM ANTECEDÊNCIA
A antecipação nesse caso é extremamente necessária! Principalmente para estratégias de médio e longo prazo, como o SEO, é necessário que o seu negócio se prepare antecipadamente. Para isso, escolha quais serão as datas e períodos que você deseja usar em sua estratégia e faça um planejamento detalhado de cada ação estabelecendo os prazos para cada atividade.
Ao mesmo tempo que você faz o planejamento, é possível também registrar todas as estratégias e cada passo dado – criando um histórico que deverá ser seguido nos anos posteriores ou até mesmo adaptado para trazer resultados melhores.
SELECIONE COM CUIDADO
Saiba quais são os momentos certos para investir. Ao tentar abraçar datas e períodos que não são adequados para o seu negócio, você acabará investindo muito capital e esforços para fazer acontecer algo que tem grandes chances de não decolar.
A data errada poderá gerar o desperdício de recursos que poderiam ser usados de uma maneira mais inteligente. Por exemplo, ofertas de preços mais baixos feitas com alta frequência pode tirar o valor dessas ações para o seu cliente, que deixa de enxergar uma atratividade nessa campanha.
CONHEÇA O SEU CLIENTE
Conhecer melhor o seu público-alvo é essencial para criar as campanhas que você precisa. Saber o que chama a sua atenção e quais são os seus objetivos ou critérios no momento de fazer as compras online ajuda a elaborar ações que sejam mais eficientes – e até mesmo mais econômicas – para a sua marca.
MENSAGEM TAMBÉM IMPORTA
Qual será a sua mensagem para essa data? Tão importante quanto chamar a atenção para os seus produtos oferecidos está passar a mensagem mais adequada que esteja de acordo com os valores da sua marca.
Quais são as emoções e os sentimentos que você deseja despertar? Com isso, você define qual será a mensagem e como ela será passada dentro da sua campanha.
SEPARE OS RECURSOS
Faça um levantamento os recursos que serão necessários para colocar em execução cada uma das etapas. Isso deve incluir a mão-de-obra, custos de plataformas para ações online ou até mesmo a divulgação em espaços offline.
Para isso, você também pode buscar parcerias com outros sites e plataformas, conseguindo preços mais em conta para deixar a campanha mais econômica e assim construir um bom relacionamento do seu negócio com outros empreendimentos.
Saiba mais sobre marketing digital entrando em contato com o nossos especialistas. Agende já a sua reunião com a nossa equipe!