Conheça as principais tendências do marketing digital para 2023.
Faltando poucos dias para o fim de 2022, já podemos afirmar que não é só o tempo que está passando com uma incrível rapidez, como também as inovações do ambiente digital chegam cada vez mais depressa! Não é por acaso que o marketing digital conseguiu, novamente, consagrar-se como a maior e mais utilizada estratégia de marketing do ano!
É exatamente por isso que, com 2023 agora tão próximo, chega a hora de responder a pergunta que não quer calar: qual é o futuro do marketing digital e o que podemos esperar para o ano que vem? Entre conteúdos interativos, inteligência artificial, Google Analytics 4 e muitas outras mudanças no ambiente digital, é preciso estar preparado para as novas estratégias de marketing digital.
Se você também está curioso e quer estar um passo à frente com as novidades do marketing digital, confira este artigo com as principais previsões para o próximo ano!
O futuro do marketing digital
Não é novidade que mudanças e novas tecnologias surgem com grande velocidade no ambiente digital. Isto porque essa frequência constante de inovações segue uma considerável influência do comportamento do consumidor.
Quem já tem sua marca inserida no mercado virtual – independentemente do segmento -, sabe a facilidade com que se é deixado para trás por não seguir algumas dessas tendências, e atualmente, parte do segredo para o sucesso de uma empresa depende das estratégias de marketing digital.
Por esse motivo, mais do que apenas saciar uma curiosidade sobre as principais previsões para o futuro do marketing digital, é fundamental que você conheça e esteja preparado para as novidades do próximo ano. Confira a seguir, as tendências do marketing digital para 2023.
Conteúdo interativo
Assim como este ano, o conteúdo interativo se mantém no topo das principais estratégias de marketing digital que serão tendência em 2023.
É provável que você mesmo já tenha percebido, com a sua marca, que apenas atrair o público não é mais o suficiente para convertê-lo a lead. Se a sua intenção é tornar o usuário um cliente fiel à sua empresa, é fundamental que você busque ferramentas para engajá-lo, e a melhor delas é, sem dúvidas, através de conteúdos interativos e de qualidade.
O conteúdo interativo, como estratégia de marketing digital, permite que o seu público participe e, como o próprio nome sugere, interaja com a sua marca, gerando mais engajamento, feedbacks, além de otimizar as conversões.
Por isso, para gerar resultados no futuro do marketing digital, muito mais do que investir em artigos e postagens nas suas redes sociais, é fundamental publicar materiais interativos como e-books, landing pages, infográficos, enquetes ou formulários, sempre pautando na qualidade visual do conteúdo.
Inteligência Artificial
Se antes ela ocupava apenas o campo do nosso imaginário do que viria a ser a tecnologia no futuro, hoje a Inteligência Artificial (AI) é cada vez mais ativa no dia a dia de quem trabalha com o ambiente virtual. No entanto, ao contrário da imagem criada por diversos filmes de ficção científica, a AI não diz respeito a robôs propriamente ditos, mas a sistemas desenvolvidos para aprender e executar tarefas complexas de modo autônomo.
Não é preciso ir muito longe para encontrar exemplos práticos do uso da Inteligência Artificial: os resultados de pesquisas feitas no Google, com base em palavras-chave, são selecionados com o objetivo de nos trazer as melhores e principais informações sobre determinados assuntos. Tudo isso é feito por meio de uma AI, que varre inúmeras páginas na Internet a fim de encontrar as respostas que buscamos.
E não é apenas este o uso da Inteligência Artificial que terá participação importante entre as estratégias e ferramentas no futuro do marketing digital. As funções principais se referem a otimização e automatização de processos em ações de marketing digital como chatbots, mídia programática e mídias pagas, qualificação de leads, personalização de estratégias.
Interface de voz do usuário
Outra grande tendência do marketing digital prevista para 2023 é a interface de voz do usuário (VUI). A tecnologia, também conhecida como voice search, tem crescido nos últimos anos e permite, como o nome sugere, que os usuários façam suas pesquisas a partir da própria voz.
Assistentes virtuais, como a Alexa, são uma inteligente e incrível combinação de inteligência artificial e softwares possibilitam que você gerencie suas campanhas de marketing por meio de interfaces de voz, permitindo interações mais naturais e humanas com os seus clientes. Inclusive, em termos de engajamento, essas tecnologias já têm superado outras interfaces digitais disponíveis.
Google Analytics 4
Não é de agora que o marketing digital busca se basear em análises de dados e resultados obtidos para criar e reformular planos de ações, e o motivo não poderia ser outro: através dessas informações a tomada de decisões é muito mais assertiva quando a sua marca compreende o mercado e, principalmente, o seu público.
Como reflexo de estratégias cada vez mais embasadas em dados, é necessário que as ferramentas sejam mais eficientes e ágeis, adequadas ao futuro do marketing digital. Pensando exatamente nisso, o Google anunciou, em 2020, o Analytics 4, que vem para ser a versão padrão da ferramenta, substituindo o Google Analytics Universal, disponível somente até julho de 2023.
O Google Analytics 4, influenciado pelas mudanças no marketing digital, traz um sistema mais integrado e completo, permitindo que sejam medidas métricas e KPIs como taxa de visitantes no site, taxa de cliques, conversões e até mesmo o ROI, além de muitas outras.
Marketing de influência
Apesar de não ser uma estratégia recente, se formos pensar no conceito de garotos propaganda, no entanto, com o sucesso estrondoso de influencers nas principais redes sociais nos últimos anos, o marketing de influência ganha uma versão reformulada, na qual os influenciadores são muito mais como porta-vozes ou embaixadores da marca.
Da mesma forma como ter um garoto propaganda contratado, a ideia de buscar por influencers, uma das principais tendências para o futuro do marketing digital, é atrair os usuários por meio da simpatia e afinidade que sentem pelo influenciador, que por sua vez, possui um maior alcance com os seguidores dos seus canais.
Para isso, é fundamental que você opte por influenciadores que façam sentido com a sua marca, o que diz respeito tanto ao público que eles detém, quanto aos valores que eles pregam em suas redes sociais.
Vídeos
Com o sucesso crescente de plataformas como o TikTok, Kwai e, até mesmo o Youtube Shorts ou o Reels, do Instagram, os vídeos são uma das tendências que terão espaço no futuro no marketing digital, e não por acaso: as visualizações alcançam números bombásticos!
Você já deve ter percebido o movimento de diversas redes sociais, como o próprio Instagram, em priorizar a entrega de vídeos ao invés de conteúdo em forma de imagem. Ainda que tenha recebido algumas críticas, a decisão segue valendo para o próximo ano. Portanto, busque investir na técnica de vídeos sobre a sua empresa, serviços e produtos.
Além disso, vale reforçar a importância da estratégia de SEO também para os conteúdos em vídeo. Procure inserir palavras-chave nos títulos dos seus vídeos, assim como nas descrições, entre outras técnicas de otimização.
O futuro do marketing digital continua em expansão, e é esperado que surjam ainda mais tendências ao longo do próximo ano. Portanto, não deixe de acompanhar os avanços e novas tecnologias do marketing.
A melhor dica para estar sempre antenado é buscar pelos serviços de uma agência de marketing digital, assim como a Linka, que com uma equipe de especialistas, está sempre à frente nas tendências do mercado.