Os KPIs, ou Indicadores-chave de Desempenho, são parâmetros utilizados para mensurar o resultados de suas campanhas de marketing. Por meio deles, você consegue saber quais ações devem ser mantidas e quais precisam ser adequadas ou postas em prática.
Se você tem procurado gerenciar a sua empresa na Internet, com certeza já ouviu falar em métricas ou KPIs do Marketing Digital. Elas nada mais são do que indicadores que ajudam a mensurar o desempenho das estratégias postas em prática como o alcance de uma determinada campanha feita nas redes sociais, a quantidade de cliques em e-mails marketing, ou até mesmo o tráfego do seu site.
Essas métricas, no entanto, não devem ser usadas somente no início ou final de uma estratégia, servindo apenas como análise de resultados. É necessário que os KPIs sejam avaliados, através do Web Analytics, durante todo o processo que envolve uma ação, o que de fato demanda tempo e atenção, mas são os dados informados por essas ferramentas que norteiam o quanto as técnicas de marketing são efetivas ou se será preciso adequá-las.
Não são poucas as opções de KPIs do Marketing Digital para analisar as suas estratégias, mas será que você sabe em quais deve investir? Neste artigo vamos explicar os detalhes e vantagens de cada uma dessas métricas.
O QUE SÃO KPIS?
Os Key Performance Indicators, KPIs – Indicadores-chave de Performance ou Desempenho, na tradução para a Língua Portuguesa -, são um grupo de parâmetros que tem como objetivo indicar a performance dos principais setores internos de uma organização. É através de valores quantitativos que uma empresa consegue analisar os resultados de suas ações de marketing, possibilitando a tomada de decisões mais assertivas.
KPIS IMPORTANTES PARA O MARKETING DIGITAL
Para que você opte pelos KPIs do Marketing Digital que vão te entregar o resultado esperado, é preciso considerar esses pontos, chamadas de métricas SMART:
- Ser específica
- Ser mensurável
- Ser atingível
- Ser relevante
- Ser temporal
Ter essas características em mente, com certeza já vai te ajudar a encontrar os KPIs com as melhores análises de resultados para o foco do seu negócio. Separamos aqui, os principais indicadores de desempenho que você deve monitorar através do Web Analytics.
LEADS
Sem dúvidas, um dos principais KPIs do Marketing Digital para ficar atento são os leads. O termo não diz respeito aos usuários que acessam o seu site ou redes sociais – o que também é considerado um importante indicador-chave -, e sim àqueles que consomem os seus produtos ou serviços, seja assinando a newsletter, ou de fato efetuando a compra.
Além de informar a taxa de conversão entre visitantes nas mídias digitais para consumidores, os leads também permitem ter uma visão mais ampla sobre o ROI da sua empresa – indicador que veremos mais adiante neste artigo.
CAC – CUSTO DE AQUISIÇÃO DO CLIENTE
Este segundo Key Indicator da nossa lista de KPIs para monitorar, o CAC, mensura o valor investido para converter possíveis clientes em compradores. Estão inclusos neste custo a produção do produto ou serviço e até as estratégias de marketing utilizadas. O Custo de Aquisição do Cliente pode ser calculado a partir de uma fórmula simples:
Valor total investido / Número de clientes que efetuaram a compra = CAC
A sugestão para trabalhar com esse indicador-chave de desempenho é calcular o CAC de cada canal que a sua empresa usa para captar clientes, ou seja, site, landing pages, redes sociais, campanhas, entre outros, sendo uma ótima ideia, analisar o resultado sempre que uma ação for feita.
ROI – RETORNO SOBRE INVESTIMENTO
Falar dos melhores KPIs do Marketing Digital sem mencionar a importância do ROI seria quase impossível. É provável que você já tenha ouvido falar de Retorno Sobre Investimento, que informa de maneira mais específica a performance das suas campanhas, permitindo que se tenha uma visão clara de quais estratégias têm apresentado melhores respostas.
Assim como o CAC, a análise de resultados do ROI também depende de um cálculo matemático, considerando o valor total que foi faturado com base nos investimentos feitos para a campanha. A fórmula seria:
(Total faturado – Valor investido) / Valor investido = ROI
Neste caso, também é interessante que você mensure todas as suas ações de inbound marketing, podendo analisar quais técnicas devem ser mantidas, e quais precisam de ajustes.
TEMPO DE PERMANÊNCIA NA PÁGINA
Saindo um pouco dos cálculos e fórmulas, outro dos importantes KPIs para a análise de resultados é o tempo de permanência na página. Como o próprio nome dá a entender, este indicador demonstra o tempo que os usuários passam no seu site. Por isso, o seu conteúdo é determinante para que um visitante permaneça por mais tempo consumindo as informações postadas, quanto mais rápido um possível cliente sai da sua página, mais será preciso ajustar.
Este KPI é medido por segundos, e por essa razão, depende diretamente do tamanho do conteúdo publicado. Ou seja, um artigo de 1.300 palavras levará, em média, 10 minutos para ser lido, e espera-se que o usuário permaneça no site pelo menos tempo o suficiente para ler todo o texto. E para acompanhar esse indicador, o Google Analytics é a ferramenta mais recomendada.
KPIS FUNDAMENTAIS PARA AS SUAS CAMPANHAS
Uma das principais estratégias de marketing para manter a sua marca em uma posição de destaque no ambiente digital é se utilizar de anúncios e campanhas, sejam elas de tráfego pago – como posts patrocinados nas redes sociais -, ou orgânico, que tem como exemplo o e-mail marketing. E para mensurar se os seus esforços estão obtendo os resultados esperados, é importante ficar atento aos seguintes KPIs do Marketing Digital:
FONTES DE TRÁFEGO
As fontes de tráfego são métricas interessantes para se manter informado, afinal é através da análise dos resultados desse KPI que será possível verificar de onde os usuários acessam a sua página e se são as suas estratégias de SEO, ou o seu perfil em redes sociais, que têm atraído mais clientes.
TAXA DE ABERTURA DE E-MAIL
Se a sua empresa tem investido em e-mail marketing como técnica de conversão e comunicação com os seus leads, deve ficar atento à taxa de abertura de e-mail. Apesar de não demonstrar se o usuário leu a mensagem por inteiro, este item da nossa lista de KPIs do Marketing Digital indica detalhes fundamentais sobre pontos que você deve prestar mais atenção. Por exemplo, o assunto colocado em seus e-mails, ou o horário em que são enviados.
A taxa de abertura de e-mail é calculada através de uma fórmula fácil, porém vale lembrar que é contabilizada apenas a primeira vez em que o seu lead abre a mensagem:
E-mails abertos / (e-mails enviados – e-mails rejeitados) = Taxa de abertura de e-mails
CTR – TAXA DE CLIQUES
Outra maneira de mensurar os resultados das suas campanhas e outras estratégias é por meio da taxa de cliques, ou Click Through Rate em Inglês, que demonstra o número de pessoas que visualizaram a estratégia, pelo número de leads que clicaram nela. Quando se trata de anúncios pagos, a análise de resultados leva em consideração que quanto mais pessoas clicarem, menor será o custo por cliques, ou seja, mais visualizações por menos dinheiro.
Já no caso do e-mail marketing, a taxa de cliques complementa os dados informados pela taxa de abertura de e-mail. A CTR mensura, de forma quantitativa, os usuários que clicaram no conteúdo enviado na mensagem, em comparação com os que apenas a abriram. Métrica que, entre outros KPIs do Marketing Digital, mostra o que tem sido acessado pelo público e o que não é do interesse do mesmo.
A IMPORTÂNCIA DO GOOGLE ANALYTICS PARA O WEB ANALYTICS
Gerenciar uma empresa no ambiente virtual exige estar sempre atento às KPIs do Marketing Digital, e entre tantos dados gerados pelas suas mídias sociais, o Web Analytics ganha, de maneira resumida, a função de analisar cada uma dessas informações. É por meio dessa análise de resultados que se torna possível conhecer alguns dos comportamentos do seu público e como ele interage com a sua marca.
O Web Analytics, mencionado anteriormente neste artigo, mede, coleta e analisa os resultados apresentados pelos Indicadores-chave de Desempenho, permitindo que o seu negócio invista nas ações corretas, aprimorando tanto o trabalho com as estratégias de marketing, quanto a experiência dos usuários ao entrar nas suas páginas. Esta análise de resultados leva em conta dois principais métodos:
ANÁLISE DESCRITIVA
O início da análise de dados consiste em fazer um apanhado e resumo de todas as informações apresentadas, entregando um cenário geral da empresa. É nesse momento que entram as perguntas de “o que”, “qual”, para que seja possível compreender supostos contratempos e pensar em soluções viáveis.
Exemplo: “Quais páginas foram mais acessadas?”
“O que aconteceu para que o número de visitantes diminuísse?”
ANÁLISE PREDITIVA E PRESCRITIVA
Após a análise inicial do Web Analytics, é o momento de examinar em detalhes as informações coletadas, permitindo encontrar a razão dos resultados obtidos. Os questionamentos devem se manter, mas dessa vez com “por que”, “e se”, tendo em mente que a finalidade é prever as consequências das ações que foram ou não feitas.
Exemplo: “E se investirmos em uma landing page?”
“Por que o tempo de permanência está aumentando?”
Assim como existem inúmeros KPIs do Marketing Digital, também há várias ferramentas de Web Analytics para a análise de resultados das suas ações, e a principal delas é o famoso Google Analytics, inclusive, ele é o mais usado do mundo entre os profissionais das áreas de tráfego pago, inbound marketing, entre outros.
Além de gratuito, o Google Analytics é fácil de configurar e se integra com outros serviços do site, como Ads, Attribution e Sheets. Esta ferramenta de Web Analytics é capaz de acompanhar as páginas mais acessadas, o perfil dos usuários, taxa de conversão e de rejeição, tempo de permanência, entre muitos outros KPIs.
E se você ainda precisa de mais motivos para fazer do Google Analytics a sua principal ferramenta de análise de resultados, saiba que a empresa de software lançou, em 2020, o Google Analytics 4, que entre tantos outros benefícios, foi projetado para te ajudar a aumentar o ROI, além de preservar a privacidade dos seus visitantes – fundamental com a implementação da LGPD.
Gerenciar uma empresa no mundo do Marketing Digital exige investimento e atenção, e para otimizar o seu trabalho e fazer o seu negócio decolar, analisar os KPIs deve estar sempre em pauta. Se você se interessou e está pensando em estratégias para alavancar a sua empresa, pode contar com a Linka. Será um prazer te ajudar!