Todas as empresas sonham com o sucesso e claro que essa não é uma tarefa simples. É preciso aplicar estratégias, acompanhar resultados, definir sua visão e esse é um trabalho constante.
Para isso, há inúmeras ferramentas que auxiliam a sua empresa a gerenciar seu desempenho, alcançar seus objetivos e alavancar os negócios. Uma delas são os KPIs.
Os KPIs são uma ferramenta fundamental e muito eficiente se você busca alternativas para desenvolver sua empresa. Mas do que se tratam exatamente? Continue lendo este artigo para saber o que são, e quais os principais KPIs e o porquê de sua importância para o seu negócio.
O QUE É KPI?
KPIs, abreviação de Key Performance Indicator, são um indicadores chave de desempenho criados com base em métricas. Esses indicadores são definidos pela própria empresa e auxiliam no acompanhamento e gerenciamento da performance, evolução e sucesso de cada processo de uma forma prática, detalhada e eficaz. Também tem a finalidade de ajudar a analisar os resultados com o objetivo de tomar decisões de forma mais bem delineada e orientada, servindo de guia e indicando de fato o que fazer, o que não fazer e o que mudar. Geralmente os indicadores estão alinhados com os objetivos do seu negócio em relação ao que esperam para o futuro.
Os KPIs precisam ser relevantes para o que está sendo mensurado, pois obter um dado que não vai ser utilizado ou que não têm finalidade para a sua estratégia não gera benefícios. Também é interessante que ele seja simples de entender, facilmente mensurável e que tenha a capacidade de levar a um resultado.
Vale ressaltar que reconhecimento de marca, o sentimento positivo do cliente não são parâmetros para KPIs, pois estes precisam ser mensuráveis e o awareness ou a felicidade do consumidor são questões que não possibilitam esse tipo de mensuração.
Além disso, os indicadores também não são o mesmo que métricas, mas sim partem delas, uma vez que o primeiro mostra-se essencial para alcançar um objetivo e para dar andamento aos negócios, enquanto o segundo monitora os dados resultantes de estratégias implementadas. A partir do momento em que essas métricas se tornam relevantes a ponto de aplicá-las à estratégia como um todo, elas podem se tornar um KPI.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS KPIS?
Listamos as principais categorias de indicadores chave que você pode aplicar em seu negócio, mas a escolha dos mais importantes depende do segmento e tipo da sua empresa.
O indicador de produtividade é voltado para gestão de negócios e pessoas. Ele avalia e mensura o rendimento, desempenho e eficiência da empresa com a finalidade de otimizar processos e, consequentemente aumentar a produtividade mantendo a qualidade. Esse KPI anda em conjunto com o indicador de qualidade, o qual analisa situações inesperadas e auxilia a compreender os erros que ocorreram ao longo do processo.
Outro KPI essencial é o indicador de capacidade, que mensura a proporção entre o volume pelo tempo que leva para algo ser produzido, analisando a capacidade de produção. Vale ressaltar que esse também é um indicador aliado aos de qualidade e produtividade.
KPIS MAIS UTILIZADOS NO MARKETING DIGITAL
Além desses, temos também os indicadores estratégicos, muito utilizados nas estratégias de marketing digital, por exemplo taxa de conversão, ROI, ticket médio e ciclo médio de vendas.
A taxa de conversão trabalha com a proporção entre quantidade de visitantes de uma página ou site com quantos desses visitantes tomaram uma ação positiva, ou seja, converteram. Essa ação pode englobar desde baixar um material até a efetuação de uma compra.
O ROI, Return Of Investment, mensura o retorno que se obteve, ou seja, quanto você perdeu ou ganhou em cima de um investimento feito pela empresa, a fim de compreender o quanto se tem de contribuição nos resultados partindo de uma determinada iniciativa. Esse é um dos indicadores mais utilizados para medir a efetividade das estratégias de marketing digital, por exemplo. Outros KPIs importantes nesse sentido são:
- número de visitantes de um site;
- tempo médio de navegação;
- volume de leads gerados;
- custo por aquisição;
- custo por lead, entre outros.
Já o ticket médio é o resultado da quantidade de vendas realizadas no total de um mês sobre a quantidade de clientes da empresa. Esse indicador auxilia na compreensão da dinâmica de vendas.
O ciclo médio de vendas é o KPI que mensura a média do tempo que demanda para que uma nova venda seja concluída, considerando todas as etapas necessárias para que a venda seja realizada. Assim, você consegue aperfeiçoar o processo comercial e compreender as necessidades do consumidor.
POR QUE OS KIPS SÃO TÃO IMPORTANTES?
Os KPIs são de suma relevância por várias razões e em diferentes questões.
Os indicadores são uma forma eficiente de gerenciar processos e acompanhar detalhadamente seu desempenho. Consequentemente, facilitam e proporcionam maior praticidade à análise de resultados.
Eles auxiliam na tomada de decisões de forma mais delineada e assertiva e contribuem para indicar o que se mostra um sucesso e o que precisa ser aperfeiçoado, pois oferecem dados sistemáticos e quantitativos. Os KPIs também são muito importantes, pois são um meio de se atingir os objetivos da empresa.
Além disso, os indicadores mostram em que posição exata o seu negócio está, passando uma comunicação mais clara para todos da equipe o que está acontecendo e permite que seja transmitido de forma mais clara o desenvolvimento e desempenho dos processos.
QUAL A PRINCIPAL FUNÇÃO DOS KPIS NAS EMPRESAS?
Os KPIs mostram-se essenciais para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa por diversos motivos, mas têm como principal intuito auxiliar na gestão de performance dos processos, chegando cada vez mais próximo de alcançar seus objetivos enquanto organização.
ARTIGOS RELACIONADOS
3 livros sobre marketing e vendas que todo empresário deve ler