Com a evolução do marketing digital, tornou-se fundamental que as empresas procurem estar entre os principais resultados das pesquisas realizadas nos mecanismos de busca. Conheça as principais estratégias de SEO e porque contratar uma agência especializada gera resultados assertivos para a sua empresa.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO SEO PARA A SUA EMPRESA?
No âmbito do marketing digital, muito se fala das inúmeras métricas para aumentar a visibilidade de uma empresa a fim de atrair mais clientes. Entre tantas opções oferecidas por quem procura investir em inbound marketing , provavelmente a mais conhecida delas seja o SEO, Search Engine Optimization – ou Otimização para Mecanismos de Busca, como dizemos em Português -, que tem como objetivo colocar uma página da Web em uma posição de destaque entre os resultados de pesquisas feitos nos principais buscadores da Internet, isto é, Google, Bing, Yahoo, entre outros.
O título de uma das principais técnicas para atrair novos leads não vem por acaso. Segundo a pesquisa realizada em 2020 pela Rock Content, 55,8% das empresas nacionais utilizam de alguma das estratégias de SEO em suas páginas. E qual o motivo para tantos negócios adotarem a prática? A resposta é bem simples e lógica: de acordo com a informação do Backlinko, empresa especializada em cursos e pesquisas de SEO, por volta de 30% dos cliques vão para os primeiros 3 links que aparecem nos resultados de busca, tendo assim cerca de 10 vezes mais chances de serem acessados do que as páginas em posições mais baixas.
Claro que aparecer do Google ou outros buscadores da Web não é a única vantagem das estratégias de SEO, além de colocar a página da sua empresa ou blog nos principais resultados, a técnica ainda gera mais credibilidade: entregar conteúdos relevantes e estar bem posicionado na busca orgânica não faz apenas com que a sua página, site e blog recebam mais cliques, mas também com que a sua marca, seus serviços ou produtos, sejam conhecidos, promovendo além de visibilidade, a credibilidade que a sua empresa precisa para estar sempre um passo à frente da concorrência. Isso sem contar que adotar a estratégia de SEO também contribui para o rankeamento do site e impulsiona o tráfego orgânico, conceitos que explicaremos mais adiante neste artigo.
Mas antes, é importante que você tenha em mente as diferenças entre SEO onpage e offpage.
SEO ONPAGE X SEO OFFPAGE: QUAIS AS DIFERENÇAS?
Adotar as práticas de SEO para gerar mais visibilidade às suas páginas é uma ótima estratégia se você está em busca de captar mais leads, e para fazer um bom trabalho é preciso entender que a otimização de sites é complexa e não depende apenas das suas ações para adequar especificamente o seu conteúdo.
SEO onpage são as técnicas relacionadas a parte estrutural do seu site, ou seja, são todas aquelas estratégias usadas para otimizar ao máximo o seu conteúdo com palavras-chave, imagens, design responsivo, entre outras táticas.
Por não depender diretamente de você, pode até parecer o contrário, mas o SEO offpage é tão importante quanto qualquer outra estratégia e deve ser posto em prática para impulsionar o rankeamento de uma página no Google, por exemplo. Trata-se da interação dos usuários com o seu site, levando com consideração curtidas e compartilhamentos de links que levam a alguma das suas páginas. A dica de ouro é criar Guest Posts, utilizar links dos seus conteúdos nas postagens e gerar botões de compartilhamento no site.
ESTRATÉGIAS DE SEO IMPORTANTES PARA RANKEAMENTO
O rankeamento, como o próprio nome sugere, é o fato de o seu site ou páginas na Internet estarem bem posicionados no ranking de resultados de pesquisas feitas nos principais buscadores da Web. Existem diversos fatores de rankeamento que são levados em consideração para posicionar um site entre as buscas feitas no Google, Yahoo ou outros. Mas quando se trata de SEO, um dos sites mais acessados do mundo, segundo o Similar Web, guarda a sete chaves os critérios utilizados.
O Google já anunciou que são muitos os parâmetros usados para rankear as páginas da Internet, acredite ou não, mas são mais de 200, cuja grande maioria permanece como um mistério para todos. No entanto, o buscador disponibiliza um Guia de SEO para iniciantes, expondo algumas práticas recomendadas que veremos a seguir, para que você possa rankear o seu site entre as melhores posições.
CRIE CONTEÚDOS RELEVANTES E ORIGINAIS
Se você está procurando adotar estratégias de SEO onpage para o seu site, é essencial focar na criação de conteúdos relevantes. Textos bem construídos, com pautas que estejam entre os temas mais buscados do seu segmento de atuação garantem a autoridade e credibilidade que uma empresa tanto precisa.
Com isso dito, vale ressaltar que todo o conteúdo gerado deve ser original, ou seja, criado por você. Não copie textos ou artes publicados por outros sites, mesmo que não sejam seus concorrentes diretos, essa atitude, além de poder configurar plágio, com possibilidade de penas severas, também atrapalha o rankeamento das suas páginas.
INCLUA PALAVRAS-CHAVE
Queridinhas entre as estratégias de SEO, as palavras-chave são primordiais para que um site possa aparecer no Google como um dos primeiros resultados de buscas. No SEO onpage, um dos principais pontos é a presença das keywords nos títulos das suas páginas. Lembre-se de que é através delas que o Google será informado sobre o seu conteúdo para, dessa maneira, entregá-lo ao público correto.
Da mesma forma que as palavras-chave devem aparecer nos títulos, é recomendado que elas estejam também nos seus conteúdos, seja no título de artigos e postagens, quanto nos subtítulos e outros lugares de destaque, mas atenção para não exagerar! O uso recorrente de keywords não é uma técnica indicada entre os fatores de rankeamento dos buscadores.
FOQUE NA OTIMIZAÇÃO DE IMAGENS
Nem só de textos se vive o SEO, criar um conteúdo de qualidade vai além de uma boa redação e da inclusão de palavras-chave. Para que as suas páginas alcancem uma posição de destaque no ranking dos resultados pesquisados é necessário que as postagens contenham imagens relacionadas ao tema que está sendo trabalhado, e mais importante ainda, que elas estejam otimizadas aos critérios do Google. Ou seja, as imagens que forem utilizadas no seu site devem conter: nome do arquivo, descrição e legenda.
BUSCA ORGÂNICA, COMO ESTAR NAS PRIMEIRAS POSIÇÕES DO GOOGLE?
Até pouco tempo, uma das principais estratégias para conquistar novos leads, era se destacar entre os demais concorrentes por meio de ações pagas: campanhas e anúncios patrocinados que tanto apareciam nas redes sociais e destaques do Google. Assim como qualquer tecnologia no mundo digital, o marketing tem evoluído rapidamente, e hoje é possível – e importante -, trazer o seu público sem investir todo o seu orçamento em tráfego pago.
Com resultados até mais efetivos, a chamada busca orgânica se refere ao posicionamento que o seu site apresenta quando procurado, de forma natural, nos mecanismos de busca. Para que uma página seja acessada de maneira espontânea, é fundamental que ela esteja otimizada segundo as métricas de SEO estabelecidas pelo Google, focando no rankeamento do site. Outros fatores para ficar atento são:
PÚBLICO-ALVO
Em qualquer estratégia de marketing, para que se consiga o resultado esperado, é preciso primeiro definir o seu público-alvo, suas características e dores, para depois definir as técnicas que serão utilizadas com maior assertividade. Se o seu conteúdo não conversar com a persona com a qual deseja atrair, o Google não poderá indicá-lo aos usuários corretos.
META-DESCRIPTION
Muitas vezes deixada de lado, essa estratégia é essencial para a busca orgânica da sua página. A meta-description nada mais é do que um pequeno resumo do conteúdo que o usuário irá encontrar quando clicar no link para o seu site. Uma meta-description otimizada para SEO deve ser escrita de forma a persuadir o seu público a escolher visitar a sua página, melhorando o posicionamento entre os resultados que aparecem nos buscadores.
REDES SOCIAIS
Aparecer no Google entre as primeiras posições não depende apenas de investir nas estratégias de SEO onpage, mas também das interações que os usuários da internet têm com a sua marca, em outras palavras, do SEO offpage. Construir um bom relacionamento com o seu público através das redes sociais, faz com que eles interajam, curtindo, comentando e compartilhando as publicações feitas, e alavancando ainda mais a busca orgânica no Google.
SEO não precisa ser tão complexo quanto parece, mas definitivamente consome tempo, dedicação e deve ser feito da maneira correta para atingir o objetivo esperado, justamente por isso, investir em uma agência especializada é a solução para você que busca decolar entre os resultados das pesquisas na Internet.
Investir na contratação de uma agência especializada em SEO pode ser o caminho que você está buscando para melhorar o rankeamento do seu site, e a Linka oferece um time especialistas prontos para colocar a sua empresa entre os principais resultados do Google.