As adversidades podem sempre surgir, entre elas, uma crise. E nesses tempos é comum diminuir os custos. Mas você sabia que o marketing digital não é um gasto, muito pelo contrário, é um grande investimento, sobretudo para esses momentos?
Investir em marketing na crise pode te auxiliar a passar por esse cenário evitando grandes perdas através de estratégias eficientes que avaliam a situação, definem prioridades, identificam “brechas” no mercado, adaptam e estabelecem ações a curto, médio e longo prazo a fim de aproveitar o máximo e da maneira mais adequada os recursos disponibilizados.
Continue lendo este artigo para saber como o marketing digital pode ajudar a sua empresa em tempos de crise.
POR QUE ANUNCIAR EM TEMPOS DE CRISE?
É fundamental investir em marketing na crise e em qualquer momento, pois é a partir dele que o público toma conhecimento da sua marca, produtos ou serviços, necessidades, anseios e desejos. No entanto, o marketing digital em específico se mostra muito mais eficiente.
Um dos principais diferenciais do marketing digital é a alta capacidade de mensuração detalhada de dados em tempo real, proporcionando o acesso de inúmeras informações valiosas às quais a mídia offline não proporciona, como por exemplo o número de alcance, impressões e engajamento. Além disso, você também consegue identificar quais ações geraram mais resultados e a correção das que não estão gerando o retorno e o resultado esperados.
Essa alta mensuração também contribui para melhor entendimento de público, segmentação e qualificação de leads, ao contrário das mídias tradicionais, onde seus anúncios ficam expostos a públicos que podem não possuir interesse na sua marca e produto ou serviço, mesmo o veículo se adequando ao comportamento do consumidor.
A partir do entendimento do público através do marketing digital e a comunicação direta com o cliente, você tem maior facilidade de compreender as necessidades, anseios, desejos, sanar dúvidas, proporcionar a melhor experiência de compra e, consequentemente, fortalecer o relacionamento com os seus clientes e leads.
Outro motivo que o marketing digital pode beneficiar a sua marca é por ser mais acessível, sobretudo em comparação com o marketing tradicional, partindo do princípio que a segunda opção exige alto investimento devido a veiculação de campanhas e produção de materiais, que demandam altos custos. Já a primeira opção, além de demandar um investimento menor, oferece também estratégias orgânicas, ou seja, que não há necessidade de pagar um valor para veicular os anúncios, como é feito em SEO, por exemplo. Você também pode mensurar o retorno financeiro com praticidade através de métricas e ferramentas e fazer testes, desenvolver ações e avaliar o retorno financeiro de cada opção antes mesmo de colocar em prática, evitando gastos desnecessários.
Um ponto interessante do marketing digital é que ele também contribui para o aumento de autoridade e reconhecimento de marca através de estratégias, como o marketing de conteúdo. Isso ocorre porque os consumidores estão cada vez menos abertos a abordagens invasivas de vendas, mas a construção de um conteúdo relevante e natural proporciona maior credibilidade.
O último motivo para anunciar através do marketing digital é pelo diferencial competitivo, reflexo do alcance de público alvo, divulgações efetivas, posicionamentos de marca, melhor direcionamento de ações e, consequentemente, visibilidade.
O QUE FAZER PARA ATRAIR CLIENTES EM TEMPOS DE CRISE?
Assim como foi citado anteriormente, o marketing digital possui diversas estratégias e que podem ser trabalhadas de forma integrada para obter um resultado ainda melhor.
Alguns pontos cruciais para manter seus clientes por perto durante esse momento é continuar firmando sua presença nos meios digitais e mantendo o relacionamento com o público através de posicionamentos e abordagens que ofereçam confiança.
Também separamos algumas formas de investir no marketing na crise para atrair mais clientes.
Uma das estratégias que você pode utilizar para atrair clientes nesse cenário é o marketing de conteúdo. Além de auxiliar os consumidores a solucionar problemas do dia a dia, ele também vai passar a imagem de que a sua marca é uma especialista e auxilia a educar o mercado sobre o seu produto ou serviço. Também é possível utilizar os materiais por parte do time de vendas para nutrir os leads interessados durante o processo comercial.
Através das estratégias de mídias sociais as marcas conseguem entrar em contato com os consumidores de forma amigável, construindo um bom relacionamento, se mostrando presente na sua rotina e instigando interesse pelos produtos e a empresa em si. Há também a possibilidade de integrar com outras ações de marketing e construir uma presença mais concreta e ativa nas redes sociais. Um exemplo de resultado provindo desse tipo de anunciação são as compras de produtos realizadas por usuários do Facebook após se depararem com publicações de anúncios, segundo aponta pesquisa realizada pela Ipsos.
Em conjunto com os trabalhos em mídias sociais e marketing de conteúdo, você também consegue potencializar a captação de clientes por meio do inbound marketing, ou marketing de atração, de forma a promover conteúdo e relacionamento estreito através de estratégias da jornada de compra.
Você também consegue atrair mais clientes ao melhorar a experiência do usuário a partir do uso de big data, uma vez que facilita a absorção de informações sobre os consumidores, realização de insights, acesso prévio a tendências de mercado e, consequentemente, melhorar os serviço e produtos a partir das expectativas dos consumidores.
O SEO e o investimento em links patrocinados são estratégias que podem aumentar a presença da marca nas pesquisas realizadas pelos usuários em mecanismos de busca.
POR QUE INVESTIR EM MARKETING DE CONTEÚDO?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que pode trazer muitos benefícios para a sua empresa e, sobretudo, auxiliar seu negócio em momentos de crise.
Essa frente do marketing digital é responsável por criar conteúdos e materiais relevantes e que agregam valor ao dia a dia dos consumidores. Tem uma abordagem informativa, além de entreter, ensinar, dar dicas e soluções para problemas. Porém, seu principal foco é educar o mercado para o produto ou serviço oferecido pela sua empresa, atraindo um público qualificado.
Além disso, o marketing de conteúdo também faz com que a marca seja introduzida na rotina dos consumidores antes da realização de alguma compra de forma não invasiva, criando um relacionamento e percepção positiva por parte do público e, consequentemente atraindo, retendo e fidelizando clientes. Dessa forma, é proporcionado uma maior credibilidade e confiança.
Essa é uma estratégia que também pode alimentar muitas outras, como o inbound marketing, social media e o SEO. Com um plano de marketing digital bem integrado e estruturado, o marketing de conteúdo pode melhorar o rankeamento e alcance da marca.
Se você deseja saber mais sobre, confira nosso artigo sobre 5 motivos para investir em marketing de conteúdo. E para conferir outros artigos e mais informações sobre o marketing digital, acesse o blog da Linka e acompanhe nossos conteúdos.
Agora chegou a hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu neste artigo e para isso, você pode contar com a expertise e profissionais qualificados da Linka a qualquer momento! Entre em nosso site e entre em contato com um dos nossos especialistas.