Imagine que a Paula, uma potencial compradora, trabalha em uma rede de hotéis e é quem decide sobre a aquisição de um grande volume de frigobares. Depois de algumas pesquisas na internet, ela não encontra exatamente o que está buscando. Todos os conteúdos são materiais padronizados e que não geram proximidade com uma marca. Ela fica frustrada, certo? Agora, imagine se uma das marcas atua diferente com sua presença online. Faz diferente. Cria um blog com conteúdos relevantes, por exemplo “como os hotéis podem economizar energia com linha branca” ou mesmo “dicas para hotéis faturarem mais com uma composição diferenciada de produtos oferecidos no frigobar”. Essa mesma marca faz com que seu conteúdo seja encontrado facilmente na internet. Além disso, ela tem em suas redes sociais conteúdo rico e relevante, e, obviamente, anúncios no Google, remarketing (aquele anúncio que aparece depois de ter visitado determinado site) e vídeos no YouTube explicando mais sobre os produtos que vendem e suas vantagens. Ela vai além: para toda sua base, clientes e leads, a marca envia semanalmente e-mails personalizados com materiais que ajudam a solucionar as objeções dos compradores, ofertas e novidades, sem ser invasiva. Qual marca terá mais relevância para a decisão de compra? Em qual deles você acha que a Paula vai solicitar um orçamento e finalizar o pedido?
Com base no exemplo acima, acredito que uma agência de marketing digital não só apoia como será um dos principais parceiros para uma marca quando o assunto é melhorar o volume de vendas e receita.
Usado como exemplos de boas práticas na história da Paula, existem diversas opções no meio digital para conseguir falar com as pessoas certas nas horas corretas. Podemos criar estratégias e ações para marcas, e-commerces, start-ups ou mesmo promoções pontuais, usando marketing de conteúdo, mídias sociais, inbound marketing, SEO e gestão de mídia de performance. Neste último, é comum usarmos o Google AdWords, Facebook Ads, Bing Ads, entre outras ações como native ads, nutrição de leads por e-mail marketing e ferramentas para recuperação de clientes. Reparem que não citamos a criação, afinal entendemos que ela é um diferencial competitivo e deva ser alinhada entre as ações e adequada com os canais, marca e nosso público-alvo.
Resumir as muitas possibilidades do marketing digital em poucas linhas pode ser tão perigoso quanto não utilizar todo seu potencial. O maior cuidado que os anunciantes devem ter em mente é pensar na estratégia como um todo. Cada ação é potencializada e funcionará melhor desde que todas as outras estejam alinhadas. A sinergia entre as ações gera um resultado maior que a soma individual de cada uma. E não, não existem fórmulas mágicas. O que funciona com seu concorrente, não necessariamente funcionará com sua empresa.
O desafio de uma agência de marketing digital é conseguir justificar sua própria existência, ou seja, demonstrar com números que por meio do seu trabalho foi gerado negócios, oportunidades e mais reconhecimento da marca. Para isso, a agência precisa trabalhar para que o cliente (no caso, você potencial anunciante) consiga autoridade, encontrabilidade e relacionamento. Resumindo, seja a referência, seja encontrado no digital e crie e reforce um relacionamento com seus compradores.
Quer contratar uma agência de marketing digital? Fale com a equipe da Linka. Teremos prazer em atendê-lo!