Desde 2015, no Brasil, é permitido anúncios no Instagram. Inicialmente como soft opening para algumas marcas selecionadas, mas na sequência para empresas de todos os portes e segmentos. Em 2018, o aplicativo passou a permitir também a opção de vendas, com a linkagem para os produtos anunciados.
Segundo informações divulgadas pela rede social, já são mais de 600 milhões de usuários que se conectam mensalmente. O Brasil é um destaque com aproximadamente 35 milhões de usuários ocupando a segunda colocação, atrás apenas dos Estados Unidos.
Outro dado que reforça em números o potencial da ferramenta é imaginar que um dos últimos recursos ativos, o Stories, já conta com mais de 150 milhões de usuários. Apenas para comparar, é o mesmo volume de pessoas que usam o Snapchat.
Como qualquer canal novo e em ascensão, as marcas devem aproveitar para se aproximarem das pessoas, mas existem cuidados na hora de abordá-las. Um dos principais pontos de atenção é relacionado aos criativos. No momento de produzir, é preciso deixar de lado a adaptação de peças e pensar em criações mais nativas. No caso do Instagram, que é uma plataforma inspiradora, com bastante apelo visual, partir desse conceito para produzir conteúdos, patrocinados ou não, compartilháveis e personalizados é a melhor prática a ser tomada, ou seja, para atrair o público-alvo, o visual tem que ser destacado.
Imaginando a jornada do consumidor, o Instagram está mais para as etapas de topo de funil, como reconhecimento e consideração ligados à marca, do que para as etapas finais, como conversão. Por outro lado, um dado muito interessante de janeiro de 2017 diz que 2 em 5 brasileiros já fizeram uma compra inspirados no Instagram, ou seja, é importante atribuir o devido peso a esse canal.
Usar influenciadores em prol da marca pode ser uma forma alternativa de fazer propaganda, sem esquecer que o conteúdo criado deverá ser original e adequado com a marca, influenciador, canal e, principalmente, público-alvo. A escolha de um influenciador para endossar sua ação, independentemente do canal, tem que ser alinhada com a estratégia de comunicação e deve levar em conta quem é o público dele, afinal serão eles os impactados pela mensagem.
A SEGUIR ALGUNS INSIGHTS DE COMO USAR O INSTAGRAM STORIES:
1) Como o Stories é 24 horas, usar senso de urgência nas mensagens.
2) Divulgar hashtags e promoções.
3) Criar tutoriais de produtos.
4) Teasers sobre conteúdos e marcas.
5) Mostrar bastidores.
Quer anunciar no Instagram? Fale com a equipe da Linka. Teremos prazer em ajudá-lo!