O planejamento de marketing digital é a chave para o sucesso das suas estratégias. Entenda a sua importância e como desenvolvê-lo na sua empresa.
Na era digital, não é surpresa que cada vez mais marcas estejam encontrando, no mundo do Marketing Digital, uma oportunidade de consolidar seu negócio, atraindo mais clientes e, é claro, aumentando suas vendas. No entanto, a realidade de quem busca se destacar entre a concorrência acirrada nas redes sociais não é tão simples quanto parece.
Isto porque, muito mais do que somente ter uma conta ativa no Instagram, fazendo publicações e anunciando produtos ou serviços, é necessário ter uma boa estratégia de marketing digital para que a sua marca obtenha os resultados desejados.
Entenda a importância de fazer um planejamento de marketing digital e como desenvolvê-lo de acordo com as necessidades da sua empresa.
O que é o planejamento de marketing digital?
O primeiro e mais importante passo para a sua estratégia de marketing digital é o planejamento. É justamente nessa etapa em que são definidos os objetivos – além de análises e indicadores -, que uma marca quer atingir com as ações que serão propostas e realizadas.
Uma característica do planejamento de marketing digital é que esta ferramenta de gestão é flexível, podendo envolver tanto a área de marketing no geral, como também focar especificamente na divulgação da marca, produto, serviço ou ofertas e condições de pagamento.
Vale ressaltar que, assim como as estratégias de marketing digital, o planejamento deve ser feito de maneira personalizada para cada marca, uma vez que é preciso considerar as características e peculiaridades da empresa, segmentos e público-alvo como únicos. Por esse motivo, o planejamento de marketing digital é a fase que requer o máximo de pesquisas e informações.
Bom, você já sabe o que é o planejamento, mas porque ele é importante para a sua estratégia de marketing digital? Descubra a seguir a importância de um bom plano para as suas ações.
Qual a importância do planejamento de marketing digital para as suas estratégias?
Para que uma empresa ou marca se mantenha no mercado atual, é fundamental que ela esteja no ambiente digital. No entanto, mesmo criando perfis em redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, entre muitas outras, logo os empreendedores percebem que é necessário ir além com a divulgação dos seus produtos ou serviços, sendo preciso atrair clientes, entre diversas ações de marketing, para aumentar a receita do negócio.
Não é incomum encontrar casos nos quais uma empresa, recente no mercado virtual, segue com resultados abaixo do esperado, sem aumentar as vendas, apesar de fazer anúncios e postagens divulgando a marca. Isto acontece porque, em diversas vezes, o empreendedor não entende o sentido do que está fazendo, e acaba usando as plataformas sem ter desenvolvido um bom planejamento na estratégia de marketing digital.
Além de evitar que o seu esforço com marketing vá por água abaixo, o planejamento é uma ótima ferramenta de gestão para que as ações sejam assertivas, embasadas nas pesquisas, informações e dados obtidos, otimizando os investimentos, diminuindo prejuízos, e buscando sempre maximizar os resultados das campanhas.
Outra grande vantagem de criar um planejamento de marketing digital antes de colocar as estratégias em prática, é conseguir mapear o cenário onde a empresa está inserida, identificando tanto oportunidades, quanto ameaças que podem ser evitadas com antecedência. Isso sem falar na possibilidade de organizar e alinhar os colaboradores e a equipe responsável pelo marketing.
Agora que você compreende o quão importante é o plano de marketing para que as suas estratégias gerem o resultado desejado, é provável que esteja curioso para saber como, afinal, deve desenvolver o planejamento de marketing digital. Confira a seguir!
Como desenvolver o planejamento de marketing digital?
Por mais que o plano de estratégias de marketing digital deva ser personalizado, seguindo as características próprias de cada empresa, ele deve seguir algumas etapas específicas para que seja possível alcançar o objetivo proposto pelas ações de marketing. Saiba como desenvolver o planejamento de marketing digital.
Pesquisa
A primeira etapa do processo de criação de um plano de marketing é a pesquisa. É neste momento em que você pode definir os seus objetivos e metas que deseja atingir com a estratégia de marketing digital.
Durante a pesquisa, também é preciso mapear o cenário atual da sua empresa, entendendo sua posição nas redes e os KPIs (ou as métricas) a serem monitorados. Nesta etapa, é fundamental que você pesquise os seus concorrentes, conhecendo não apenas os clientes, mas a forma como eles utilizam as plataformas para divulgar a marca.
Outro importante ponto a ser definido na pesquisa é a persona que deve ser alcançada pelas campanhas. É fundamental que o plano de ações de marketing seja feito com base nas dores desta persona, buscando saná-las e, é claro, garantindo estratégias mais assertivas na comunicação.
Plano de ação
Com a pesquisa em mãos, é hora de dar início ao plano de ação, no qual serão definidos os canais a serem trabalhados na estratégia de marketing digital, com base nas informações obtidas pela etapa anterior, a pesquisa.
Juntamente com os canais, será estabelecido o conteúdo, elemento chave para o sucesso da sua estratégia de marketing digital. É por meio do bom desenvolvimento dessa etapa que será possível engajar a curto, médio e longo prazo o público-alvo esperado. Neste momento, é primordial lembrar que cada canal de comunicação tem uma linguagem própria, por isso, fique atento aos textos e imagens escolhidas para os seus conteúdos, evitando que seu investimento em campanhas seja em vão.
Também é importante considerar, durante o desenvolvimento do conteúdo, datas comerciais e o momento em que o próprio mercado se encontra para divulgar produtos e serviços, aproveitando pautas em alta para que a sua estratégia de marketing digital seja ainda mais assertiva.
Cronograma
Após o desenvolvimento do plano de ação, o cronograma entra como etapa seguinte. Nada mais é do que uma forma de organizar o fluxo de postagens, e-mails, conteúdos para blog e anúncios feitos na sua estratégia de marketing digital, além de controlar a frequência de atualizações dos conteúdos, com base na resposta do seu público-alvo.
Apesar de ser extremamente importante para evitar falhas na estratégia de marketing digital, essa fase do planejamento pode ser feita de forma simples, como em planilhas do Excel, Google Sheets, ou outras ferramentas focadas no monitoramento de cronograma.
Monitoramento
Para desenvolver um bom planejamento de marketing digital, é imprescindível lembrar de monitorar os resultados das estratégias postas em prática. A sugestão é utilizar os KPIs estabelecidos na primeira etapa do plano, a pesquisa, para te ajudar na hora de fazer o monitoramento, por meio de plataformas como o Google Analytics.
Vale ressaltar que todo o planejamento pode ser ajustado com base nos resultados obtidos e analisados na etapa do monitoramento, sendo possível mudar a estratégia de marketing digital caso seja necessário.
Procure verificar:
- O número de visitas no site;
- Tempo de permanência na página;
- Taxa de cliques;
- Fontes de tráfego;
- Investimentos;
- Conversões;
- Vendas;
- ROI e ROA;
- Custo de Aquisição por Cliente (CAC), entre outros.
Divulgar a sua marca, produto ou serviço nas redes sociais não é uma tarefa tão simples como parece, e desenvolver o planejamento de marketing digital da forma correta é essencial para alcançar os resultados esperados para sua empresa. Por isso, o ideal é contar com a ajuda de uma agência de marketing digital como a Linka, que conta com um time de especialistas multidisciplinares, prontos para te ajudar a atingir o seu maior potencial nas redes. Entre em contato conosco e conheça mais sobre o nosso trabalho!