As estratégias de marketing digital e SEO estão sempre mudando, conforme os algoritmos e o comportamento online vão ficando cada vez mais sofisticados. Dentro do SEO, o assunto de Topic Clusters é uma das grandes inovações.
Uma vez que as tecnologias de machine learning estão mais avançadas, os mecanismos de busca também têm sua qualidade aumentada e mais relevante. Portanto, para garantir uma experiência mais positiva e útil, é necessário que os conteúdos sejam construídos em “rede”, deixando seu site ou blog mais completo e organizado.
PILLAR PAGE E TOPIC CLUSTERS
A principal estratégia de Topic Clusters (agrupamento de assunto) está relacionada a criar uma página principal, onde o usuário terá suas principais dúvidas sanadas. No entanto, ela não deve parar por aí, tendo links para outros conteúdos que complementam e aprofundam esse debate – que, por sua vez, também terão hiperlinks para a página principal.
A essa página principal damos o nome de Pillar Page. Ela deve cobrir todos os aspectos sobre o assunto, deixando espaço para outros conteúdos mais profundos sobre esses tópicos, ou ainda, voltados a quem esteja em um outro nível no funil de vendas.
COMO CONSTRUIR A PILLAR PAGE
O mais importante para que a sua página principal tenha um bom ranqueamento nos motores de busca é garantir que o conteúdo esteja completo. Afinal de contas, é essencial que você transforme a sua marca em uma autoridade no assunto, e a melhor forma de fazer isso é se mostrando um especialista.
Por isso, pesquise bastante sobre os temas que circundam a sua área de atuação e crie conteúdos interessantes e relacionáveis. Um bom conteúdo tem chances de se posicionar melhor do que outras páginas mais tradicionais, como a Wikipedia, por exemplo.
Evite pensar apenas no uso de palavras-chave e construa um texto rico em conteúdo.
Se a sua marca já tem a tradição de fazer e-books como estratégia de inbound marketing, você pode usar essa experiência para estruturar o conteúdo de sua Pillar Page. Afinal, tão importante quanto o que será dito, é escolher também a forma mais interessante de exibir essas informações e relacioná-las com os demais conteúdos do seu site.
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