Perguntas Frequentes

Veja abaixo as perguntas mais frequentes sobre Marketing Digital

O marketing digital é um conjunto de técnicas pensadas para promover uma marca nos meios digitais. Através de estratégias específicas como Mídias Sociais, Mídias Pagas, SEO, Inbound, entre muitas outras, é possível aumentar a visibilidade de uma empresa, estreitar o relacionamento com o público, garantindo a conversão de leads e, consequentemente, aumentando a receita.

Apesar do nome parecido, mídias sociais e mídia paga são serviços bem diferentes! Mídias sociais se refere ao gerenciamento das redes sociais – como Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outras -, com o objetivo de fortalecer a sua marca e fidelizar o lead. Através da publicação de conteúdos baseados numa estratégia preestabelecida, engajamos o público-alvo, garantindo a visibilidade e autoridade de que a sua empresa precisa.

 

Já o serviço de mídia paga como o próprio nome sugere, envolve investimento de capital. Na prática, a técnica utiliza anúncios pagos em sites, redes sociais, buscadores como o Google para que o seu cliente encontre os seus produtos ou serviços, entre outras estratégias mensuráveis.

Conceitos comuns ao marketing digital, levam em consideração as mudanças no comportamento do consumidor. O Inbound Sales tem por finalidade educar o público-alvo com relação a sua marca, oferecendo o máximo de informações sobre seus produtos e serviços, construindo a confiança e autoridade, a fim de converter o usuário em lead.

 

Ao contrário do Inbound, no Outbound Sales é a empresa que encontra os clientes. Um sinônimo de vendas diretas, esta estratégia permite um maior controle sobre a abordagem, uma vez que é necessário buscar pelo lead com o perfil mais adequado à persona estabelecida pela marca.

As práticas de SEO têm um papel importante para a consolidação de uma marca no marketing digital. Através das mais variadas estratégias, é possível colocar o seu site entre os principais resultados de pesquisas no Google ou em outros buscadores.

Algumas dicas para fazer o SEO do seu site são:

  • Incluir palavras-chave nos seus conteúdos;
  • Investir na qualidade dos textos, produzindo conteúdos relevantes;
  • Utilizar links internos e disponibilizar links externos;
  • Otimizar as URLs das suas páginas.

 

As estratégias de SEO não são de outro mundo, mas exigem conhecimento, cuidado e muita dedicação, por isso o ideal é contratar uma agência de marketing digital, como a Linka, para garantir um melhor desempenho, evitando erros que podem prejudicar o ranqueamento do seu site.

Inteiramente focada nos resultados, a Mídia de Performance está ligada ao serviço de Mídias Pagas. A técnica consiste em anúncios e campanhas que dependem de um plano estratégico bem segmentado. Diferente das propagandas comuns, na Mídia de Performance, os disparos não utilizam um investimento pré estabelecido, ou seja, o valor é variável e relativo ao desempenho – performance – alcançado.

De acordo com o relatório de abril de 2022, feito pela We Are Social em conjunto com Hootsuite, no Brasil, as principais redes sociais para investir no marketing digital da sua empresa são: Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.

Entre tantas estratégias de marketing disponíveis no mercado, as principais para você investir são: Mídias Sociais, SEO, Mídias Pagas, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e Web Analytics.

Vale lembrar, no entanto, que é fundamental conhecer bem as necessidades da sua empresa antes de optar por qualquer uma das técnicas de marketing.

O planejamento de marketing é o início de qualquer estratégia ou ação a ser colocada em prática. É nesta etapa do processo em que se alinham os objetivos, público-alvo desejado, análise de mercado e concorrência, e outros detalhes que envolvem a divulgação dos produtos ou serviços de uma marca.

A RD Station Marketing é uma excelente ferramenta de automação das ações de marketing digital, nele estão reunidos os mais importantes recursos para colocar as estratégias em prática, todas em um só lugar.

No software tem a capacidade de implementar e monitorar técnicas de SEO, além de investir no relacionamento e engajamento do público, através das opções de agendamento de posts de redes sociais e até mesmo o disparo de e-mails marketing. A possibilidade de criar landing pages, formulários e pop-ups também é outra vantagem do RD Station Marketing para as empresas que buscam por converter leads e vendas. E o melhor é que a Linka trabalha com o RD Station para aprimorar ainda mais cada uma das estratégias dos nossos clientes.

Toda estratégia de marketing gera dados, e para averiguar a performance das suas ações é necessária uma análise rigorosa. O Web Analytics coleta e analisa informações fornecidas sobre o comportamento dos seus consumidores, medindo e acompanhando cada métrica em detalhes, a fim de otimizar o seu trabalho de marketing digital, melhorando as estratégias utilizadas.

Os KPIs, ou Indicadores-chave de Desempenho, são parâmetros utilizados para mensurar os resultados de suas campanhas de marketing. Por meio deles, é possível saber quais ações devem ser mantidas e quais precisam ser adequadas ou postas em prática. Podemos destacar como principais Indicadores:

  • Custo de Aquisição do Cliente (CAC)
  • Retorno Sobre Investimento (ROI)
  • Taxa de Cliques (CTR)
  • Taxa de abertura de e-mail
  • Tempo de permanência na página

O Web Analytics é a melhor forma para mensurar os resultados das ações de marketing. Ferramentas como Google Analytics, Google Sheets, Facebook Insights, Instagram Insights, entre outras, podem ajudar a tomar decisões mais assertivas e embasadas.

O objetivo de um anúncio é conquistar e converter o lead, assim como aumentar o ROI, para isso, é necessário ter um bom criativo. O primeiro passo para criar um anúncio de qualidade é sempre fazer um bom planejamento, deixe claro quem é o seu público, e o serviço que você deseja anunciar.

Prenda a atenção logo de início com CTAs objetivos e impactantes, sem utilizar muito texto;

Fique atento com a identidade visual da sua marca ou produto;

Trabalhe o seu storytelling;

Utilize o Web Analytics para medir e acompanhar a performance do anúncio.

Com uma pesquisa rápida é possível perceber que existem inúmeras empresas de marketing digital no mercado, mas é claro que você deve sempre optar pela melhor agência. O que você precisa é de uma empresa que ofereça a máxima expertise, que conte com uma equipe multidisciplinar e focada em trazer sempre os melhores resultados, mas sem deixar de considerar que todo cliente é único, garantindo a flexibilidade necessária para se adequar a jornada particular de cada um. São essas metodologias e qualidades que a Linka tem de sobra!

Os investimentos necessários para se contratar uma agência de marketing podem variar, isto porque os valores cobrados dependem dos serviços que são contratados. Na Linka, diferente de algumas empresas no mercado, trabalhamos de forma modulada, analisando a fundo o negócio dos nossos clientes para, assim, propor as áreas que trarão mais resultados para cada caso especificamente.

Não existe um momento exato para se contratar uma agência especializada em marketing, porém mesmo que a sua empresa tenha uma equipe interna de marketing, pode ser que ela não consiga dar conta de todas as responsabilidades de manter a sua marca consolidada no ambiente digital. Se os resultados das ações postas em prática têm deixado a desejar, este pode ser o momento ideal para contratar uma agência de marketing digital.

Com os avanços nos mercados de marketing digital, comunicação e publicidade, surgiram também as mais variadas opções de agências além das já conhecidas que trabalhavam com comunicação ou publicidade, agora é possível encontrar empresas especializadas em cada um dos serviços oferecidos por essas áreas, como por exemplo:

  • Agências de social media;
  • Agências de design;
  • Agência de desenvolvimento web;
  • Agências de branding, ou
  • Agências full service, que contemplam todos ou a maior parte dos serviços de marketing digital e comunicação.

 

A dica para escolher entre tantas opções é conhecer as reais necessidades da sua marca e os recursos disponíveis para isso. Lembre-se também que algumas dessas agências contemplam serviços da mesma competência, e por este motivo, pode se tornar dispensável manter o investimento em ambas empresas.

No entanto, analisando o custo-benefício e outras vantagens, optar por uma agência full service, como a Linka, garante mais resultados positivos para as suas campanhas, do que contratar diversas empresas com o mesmo objetivo.

O ROI informa de maneira mais específica a performance das suas campanhas, permitindo que se tenha uma visão clara de quais estratégias têm apresentado melhores respostas. Este indicador depende de um cálculo matemático, considerando o valor total que foi faturado com base nos investimentos feitos para a campanha. A fórmula seria:

 

(Total faturado – Valor investido) / Valor investido = ROI

A escolha de quais especialistas contratar deve levar em consideração os objetivos que a sua empresa quer atingir com o marketing digital. Se a finalidade é alavancar o rankeamento orgânico do site, um especialista em SEO é o mais indicado. Agora, se o foco é melhorar o engajamento do público através das redes sociais, o melhor é optar por um Social Media.

No entanto, o investimento em contratar cada um desses profissionais de marketing é bem mais alto do que contar com uma agência full service, que contempla todos os serviços necessários para que a sua marca performe bem no digital.

Com a rapidez em que surgem novidades no meio digital, estar em dia com as tendências é fundamental, e sem dúvida, um diferencial para a sua empresa. As últimas tendências do mercado digital são:

  • Análises mais aprofundadas e conteúdos criados com base em dados;
  • Marketing Interativo;
  • Reels e vídeos de Instagram;
  • União de Marketing e Vendas.

Planejar a distribuição do seu orçamento deve ser um dos primeiros passos para boas estratégias de marketing digital. Confira um pequeno passo a passo para dividir o seu budget da melhor maneira:

  • Defina os objetivos a serem alcançados com o marketing digital;
  • Analise dados e KPIs;
  • Avalie o budget usado em ações anteriores;
  • Conheça o seu público-alvo e as estratégias que têm mais resultado com os usuários.

Quando se internaliza uma equipe de marketing, é certo que os colaboradores estarão focados apenas na sua empresa, no entanto, uma agência oferece maior expertise com uma equipe especializada em diversas áreas do marketing digital, garantindo mais agilidade nos serviços. Além disso, envolve menos custos do que a contratação de diversos profissionais para montar uma equipe.

Quando se pensa em contratar uma agência de marketing, é comum que surjam dúvidas entre optar por uma empresa especializada ou full service, que abrange todas as áreas do digital. Tudo depende do que você está buscando para a sua marca, mas vale ficar atento para alguns detalhes.

Apesar de uma agência especializada ter suas vantagens, como o fato de focar em uma única estratégia, ela perde muito da comunicação entre as ações, que devem ser integradas para que se consiga um bom resultado. Neste quesito, além da praticidade e redução de custos de se contratar a empresa, uma agência full service sai ganhando.