O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres. A estimativa é que em 2019 sejam diagnosticados cerca de 60 mil novos casos.
A campanha Outubro Rosa, mais do que colorir fachadas de prédio e acessórios do dia a dia, tenta trazer luz para a importância da prevenção e da necessidade de um tratamento adequado.
LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA
Todo mundo pode ter um papel importante na luta contra o câncer de mama. Mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia preventiva no mínimo a cada dois anos. No caso de mulheres que apresentem algum dos sintomas ou já tiveram casos de câncer na família, o acompanhamento deve ser ainda mais frequente.
Outros fatores de risco são:
- Fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (como a idade da primeira menstruação, ter engravidado, ter amamentado, quando entrou na menopausa);
- Consumo de álcool e outras drogas;
- Excesso de peso;
- Sedentarismo;
- Exposição à radiação ionizante.
Além disso, é importante espalhar informações sobre os cuidados de prevenção e como diagnosticar.
Uma forma de cuidar da saúde da mulher é também promover o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Grande parte dos atendimentos, diagnósticos e tratamentos são feitos pelo SUS, assim como muitas das campanhas que buscam espalhar a conscientização sobre a importância do acompanhamento médico para a vida das mulheres.
CUIDADOS PREVENTIVOS COM A SAÚDE
Uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos também são consideradas atitudes preventivas ao câncer de mama e outros tipos de tumores. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com a adoção dessas medidas preventivas.
Para as pessoas que levam uma vida aliando dieta e atividade física, ainda que desenvolvam o câncer, a doença irá evoluir de uma forma diferente, além do paciente ter maior resistência para lidar com o tratamento.
A medicina também conseguiu provar que a amamentação pode influenciar na saúde das mamas, reduzindo as chances de câncer.
Encontre mais informações nos sites do Instituto Nacional do Câncer, da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama e da Fundação Laço Rosa.