O uso da voz para fazer pesquisas está ficando cada vez mais frequente. Segundo um estudo da ComScore, até o ano de 2020 a voz será utilizada em cerca de 50% das pesquisas nos motores de busca em aparelhos móveis.
O Voice Search, ferramenta do Google, é um dos principais motivos para o sucesso dessa tecnologia, mas não é o único. A Siri, da Apple, ou a Cortana, da Microsoft, por exemplo, já estão bastante evoluídas a ponto de conquistarem a confiança de seus usuários.
Mas o que isso interfere no marketing digital?
A maneira como os usuários fazem suas buscas é determinante para o sucesso de alguns projetos, principalmente aqueles que estão relacionados com SEO. Saiba como mudar sua estratégia para que o seu conteúdo esteja otimizado também para esse novo momento das buscas online!
MOBILE FIRST
É no mobile que o serviço de voz encontra mais conveniência. Ao pensar que metade das buscas já são feitas pelos aparelhos móveis, a tendência é que a procura utilizando a voz aumente ainda mais nos próximos anos, a medida que os usuários se habituarem ao uso dessa tecnologia.
Uma vez que o Google começará a indexar este ano a versão mobile first no desktop, isso mostra o quanto o posicionamento pode melhorar com a adaptação da sua página. Para verificar se o seu conteúdo ficará bem rankeado, é possível testá-lo no Google Mobile-Friendly.
CUIDADO COM AS LONG TAILS
O primeiro passo para entender as mudanças é a compreensão de que as pesquisas por voz não estão limitadas a termos-chave. Essas buscas possuem um outro tipo de funcionamento, sem keywords individuais.
Com isso as long tails estão ficando cada vez mais complexas. O que é buscado geralmente tem um tom mais informal e de conversação natural. É comum que as buscas comecem com palavras “quem”, “onde”, “o quê”, “como”, “quando”, entre outras. Ou seja, é importante buscar seu campo semântico na oralidade da língua ao produzir um conteúdo.
MAIS DO QUE PRIMEIRO, “SNIPPET”
As pesquisas no Google apresentam não apenas a primeira posição, mas também a “Posição Zero”. Também conhecida como snippet, essa é a parte que fica em destaque no topo dos resultados, antes ainda que a primeira posição. E nem sempre ela corresponde ao primeiro lugar!
Segundo um estudo do HubSpot, o ranking #0 pode gerar um aumento de até 114% no CTR. No mobile, ele ocupa um espaço grande da tela, fazendo com que o usuário tenha mais chances de escolher essa opção. Para entrar nessa posição, basicamente é necessário focar nas métricas de engajamento e na criação de conteúdos que respondam diretamente às dúvidas dos usuários.
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