Um site empresarial é muito mais que um domínio do seu negócio ou uma presença digital. Ele também serve de carta de apresentação para captar mais clientes e, para isso, ele precisa estar de acordo com a sua empresa e boas práticas do meio online.
Quer saber como fazer otimização de sites para o seu negócio? Continue lendo este artigo!
A IMPORTÂNCIA DE UM BOM SITE
Com o aumento de e-commerces e as compras online se tornando uma forte tendência nos tempos atuais, ter uma loja virtual é indispensável. Mas para obter resultados significativos é preciso não só ter um site, mas ele precisa ser bom!
Através de um site bem construído e otimizado, seu e-commerce passa a ter mais autoridade não só no mercado, como também ganha presença em mecanismos de busca, facilitando que um maior número de usuários o encontre e, consequentemente, aumentando seu tráfego.
O site também precisa ser eficiente, onde o visitante consiga encontrar o que busca sem dificuldades, caso contrário ele pode desistir de navegar e procurar pela concorrência. Mas se o seu site apresenta um bom desempenho, a possibilidade do visitante continuar navegando por ele até concluir uma conversão aumenta.
ERROS COMUNS AO CONSTRUIR UM SITE
É comum cometer alguns erros ao construir um site empresarial, mas não pode se tornar normal. Pensando nisso, listamos os principais para você não cometê-los e fazer seu e-commerce decolar.
NÃO PENSAR EM TODOS OS DISPOSITIVOS
O acesso de smartphones tem aumentado drasticamente e cada vez mais tem sido utilizado como um meio para realizar compras. Então, um site que funcione com eficiência em diferentes dispositivos pode, não apenas servir mais usuários, como também atende às suas necessidades ao performar bem.
Outro fator que influencia a desenvolver um site responsivo é uma atualização no algoritmo de buscadores especificamente para buscas feitas em mobile, priorizando os sites que se adaptem aos diferentes aparelhos.
NÃO TER UMA NAVEGAÇÃO OTIMIZADA
Um site onde a navegação não é intuitiva e acessível pode levar o visitante a desistir de conhecer o e-commerce, procurando por outra marca.
Portanto, ter uma navegação simples, funcional e que apresente todas as informações necessárias de forma clara é um dos passos primordiais para criar um site com assertividade.
CONTEÚDOS MUITO PESADOS
Alguns pontos que compõem o seu site podem deixá-lo muito pesado e, consequentemente, apresentar um carregamento lento. Além do usuário levar muito tempo esperando que a página carregue, ele também pode ficar irritado, criar uma imagem negativa sobre o seu e-commerce e procurar por outro site. Procure fazer seu desenvolvimento levando em consideração a velocidade de carregamento de páginas, para isso, se atente a imagens, vídeos e outros arquivos muito grandes.
NÃO TESTAR O SITE
Sem testes e revisões para compreender a funcionalidade do site, a chance de falhas passarem despercebidas é alta, fazendo com que o usuário encontre obstáculos na navegação e acabe desistindo de usar o site. Portanto, é essencial ter um controle de qualidade para identificar possíveis erros e problemas na navegação, interação, layout, entre outros elementos.
IGNORAR PRÁTICAS DE SEO
Se você deseja que seu site seja encontrado e conhecido pelo público, não pode deixar de dar atenção aos mecanismos de busca e isso envolve desenvolver o SEO.
Isso porque a quantidade de sites e páginas que oferecem o mesmo tipo de conteúdo estão crescendo cada vez mais devido à acessibilidade da internet e, consequentemente, é necessário se destacar entre tantos links nos buscadores, que pode ser feito através de boas práticas e técnicas do SEO, como escolha das palavras-chave mais adequadas e um domínio otimizado.
NÃO SE ATENTAR ÀS IMAGENS
Assim como te contamos anteriormente, para ter um bom carregamento de página é necessário se certificar que as imagens do site não estejam pesadas e/ou grandes.
No entanto, também é interessante se preocupar com o conteúdo e qualidade da imagem. Procure trabalhar com imagens que passem a mensagem desejada, de fácil compreensão, atraentes que tenham uma boa resolução, isso porque a qualidade é um fator considerado no ranqueamento de páginas pelos mecanismos de busca.
NÃO CRIAR PÁGINAS DE CONVERSÃO
Não ter uma página destinada a induzir alguma ação positiva do usuário ou ter e não saber trabalhá-la pode fazer com que o seu site perca conversões. Por mais que tenha algum botão com uma chamada para ação (CTA – call to action), é necessário que a página seja atraente e convença o usuário a fazer algo. Trabalhe tanto a comunicação verbal quanto visual, usando por exemplo banners interativos, chamadas irresistíveis, formulários de cadastros oferecendo uma oferta tentadora.
NÃO TER UM BLOG, PRINCIPALMENTE OTIMIZADO
O blog é uma excelente ferramenta para captar mais visitantes, criar um relacionamento e encaminhá-los para o seu site. Não é sempre que uma pessoa está buscando por um produto ou serviço para solucionar seu problema logo no início da jornada. O blog também tem o objetivo de passar informações sobre a empresa sem necessariamente citá-la, tratando de assuntos que envolvam o serviço ou o produto oferecido e a visão da marca.
Ao desenvolver o seu blog, também é necessário aplicar as técnicas de SEO que te contamos, assim o seu conteúdo tem mais chances de ser encontrado e gerar maior tráfego.
ESTABELECENDO A MISSÃO, VISÃO E VALORES DA SUA EMPRESA
Um ponto muito importante para criar sites para empresas, independente do seu porte, é a área institucional. Dessa forma, sua comunicação fica mais transparente e o usuário consegue saber mais sobre a sua empresa de forma que crie proximidade e confiança.
Um dos tópicos principais do institucional é a missão. Ela é o princípio da sua marca, o motivo da sua existência. A partir dela que define a razão de ser da empresa e o que tem a oferecer para a sociedade.
O segundo tópico institucional é a visão. Ligada diretamente à missão, é literalmente a visão que a sua empresa tem para o futuro; qual é a imagem e objetivo que deseja alcançar futuramente; como a empresa se enxerga em um período de médio prazo.
O terceiro tópico institucional trata os valores da empresa. Esses são princípios éticos da marca os quais a missão e a visão se baseiam, pois os valores regem as leis da empresa. Um exemplo é um negócio que tem como valor o desenvolvimento sustentável. Ao produzir produtos que degradam o meio ambiente, estará indo contra à sua crença. Os valores são excelentes aliados para captar um público que se identifique com a sua marca.
Use nossas dicas e faça o seu site empresarial atingir outro patamar e conte com a equipe de especialistas da Linka! Para nos conhecer melhor acesse nosso site ou confira nosso blog para mais informações sobre marketing digital. Separamos alguns artigos que você pode se interessar: