Sabe aqueles links em destaque que aparecem no topo das suas pesquisas no Google? Ou então aqueles banners que aparecem em páginas de blog ou sites que você acessa? Ou mesmo aquelas propagandas exibidas sempre que você clica em algum vídeo no Youtube (ou até mesmo durante a reprodução do vídeo).
Todos esses anúncios têm algo em comum: eles são criados a partir da plataforma de anúncios do Google, o Google Ads (antigo Google Adwords). Criada em 2000, a plataforma do Google vem crescendo em tamanho, possibilidades e receita, ocupando desde então a liderança no mercado de mídia paga. Para se ter uma ideia, em 2019, a receita publicitária do Google Ads era de U$ 134 bilhões de dólares. Enquanto isso, a segunda colocada, a plataforma do Facebook, apresentava quase a metade desse montante, cerca de U$ 69 bilhões de dólares.
Nesse artigo, a Linka explica em detalhes como funciona o Google Ads, como criar anúncios na plataforma e os benefícios de integrar o Google Ads às suas estratégias de marketing digital. Confira:
COMO FUNCIONA O GOOGLE ADS?
O Google Ads é uma plataforma de publicidade online que permite a criação de anúncios no formato de links patrocinados. Basicamente, é uma forma de pagar ao Google para que seu site ou suas páginas tenham um maior destaque na internet.
Mas um dos grandes diferenciais do Google Ads são as inúmeras possibilidades de segmentação do público que irá receber esses anúncios. Com base em cookies e palavras-chave, dados demográficos, e outros, é possível determinar exatamente para quem e onde seus anúncios serão exibidos.
Mais do que destaque, isso garante que suas peças impactem uma audiência super qualificada e que de fato tenha interesse naquilo que você tem a oferecer.
Outra vantagem é que você só paga pelo clique, ou seja, quando o usuário de fato é impactado pelo anúncio. O posicionamento dos anúncios é definido com base em fatores como qualidade do anúncio, relevância, página de destino e investimento.
Existem vários formatos de anúncios que podem ser criados dentro da plataforma, sendo os principais:
- Links patrocinados na página de resultados do Google:
São exibidos no topo e também no rodapé das páginas de resultados das pesquisas Google. Esses links são exibidos em destaque com a palavra anúncio ao lado, de forma a indicar que se trata de um link patrocinado. Esses anúncios se relacionam aos termos procurados pelo usuário, sendo importantes quando se procura por algum produto ou serviço específico.
- Anúncios na rede de display:
São banners e caixas de texto exibidos em sites e aplicativos que integram a rede de display do Google (e que conta com mais de dois milhões de sites e cerca de 650 mil aplicativos, sendo visualizada por quase 90% dos usuários da internet).
- Anúncios em vídeos no Youtube:
São aquelas propagandas em vídeo exibidas antes, durante ou após a exibição de algum vídeo no Youtube.
- Anúncios para aplicativos.
São os anúncios específicos para negócios que contam com algum aplicativo, promovendo seu app para usuários de Android e IOS, com um potencial de alcance de 1 bilhão de pessoas.
COMO TRABALHAR COM O GOOGLE ADS?
- Para utilizar o Google Ads, primeiro você deve fazer o seu cadastro no site da plataforma. Se você já tiver uma conta Google, basta fornecer as suas informações de login.
- Para criar o seu anúncio você deve ir para a aba de “Campanhas” no canto superior esquerdo. Depois você deve clicar no botão de “+” e selecionar “criar uma nova campanha”.
- Aqui você deverá escolher qual o formato de anúncio que deseja criar, pensando em qual se enquadra melhor à sua estratégia.
- Preencha todas as informações pedidas pela plataforma, tais quais: local, orçamento, metas, qual a ação que você deseja que seu público tome, entre outras. Não esqueça de nomear a sua campanha e adicionar o endereço do seu site.
- Agora você pode visualizar o seu anúncio, assim como definir o que irá aparecer no título, na descrição e também na URL.
- Faça uma última revisão na sua campanha e pronto, ela já está pronta para ser exibida para as segmentações de sua escolha.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO GOOGLE ADS PARA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING?
O Google controla uma fatia de 62% de todas as buscas realizadas na internet. Segundo a Statista, na América Latina esse índice é ainda maior, 92%, o que garante uma possibilidade de alcance gigantesca para os seus anúncios.
Além disso, a plataforma do Google permite o acesso a uma gama de informações sobre os resultados de suas campanhas, como reações, cliques, conversões, preenchimento de formulários ou download de materiais. Também é possível manter o contato com esses usuários através de estratégias de remarketing.
O Google Ads também é útil para encontrar novas informações sobre o seu público-alvo, seus hábitos e interesses, além de descobrir novas palavras-chaves que podem ser interessantes para suas estratégias de SEO.
É claro que, quanto maior o conhecimento técnico em relação a plataforma e estratégias de marketing digital num geral, maiores as chances de aproveitar todos os diferentes recursos. Por isso é importante contar com um profissional ou uma agência especializada para que seja possível alcançar resultados ainda melhores.
Aqui na Linka nós contamos com uma equipe de especialistas que desenvolvem ações integradas em veículos online para melhorar a performance dos seus anúncios pagos. Caso você esteja buscando algum tipo de auxílio nesse quesito, sinta-se à vontade para solicitar um contato com um de nossos especialistas.