Independente do tipo de empresa, existe uma métrica fundamental que precisamos avaliar com frequência para saber se as estratégias e ações que estamos tomando resultam positivamente no negócio. O Custo de Aquisição de Cliente (CAC) serve para conhecermos o valor para conquistar um novo cliente. Em outras palavras, é o investimento que fazemos para um usuário desconhecido se tornar um cliente.
Dada a importância dessa métrica, temos como próxima missão fazer com que o valor do CAC diminua. Baixar o custo não é tarefa fácil, mas existem formas de identificar possíveis sabotadores e estancar essas feridas.
Trazendo para o marketing digital, uma análise dos canais e ações pode ser muito eficiente. O ponto de atenção nessa análise é equalizá-las, pelo menos, por fases do funil e metas. Ou seja, não dar peso igual para uma campanha de remarketing com promoção para leads e para uma campanha de vídeo com estratégia mar aberto.
Outra forma de baratear o CAC é via testes A/B. Podemos testar canais, landing pages, criativos e o ponto de contato do usuário com a empresa, descartando a opção mais cara e mantendo aquela com o melhor custo-benefício. Posteriormente, um novo teste é feito com outra variável.
Geralmente, o ponto de contato do usuário com a empresa é por meio do digital, a estatística é mais evidente quando citamos e-commerces. Nesses casos, podemos facilmente atribuir os resultados, seja lead, oportunidade ou negócio realizado, utilizando UTMs e, com base nos dados, fazer a análise. Mas, ao pensarmos em outros modelos de negócio, quando é natural o usuário ligar para sanar uma dúvida ou mesmo fechar negócio? Para esses casos, existe o call tracking.
O call tracking é um processo de mensuração dos esforços de marketing em geração de leads e transações comerciais resultadas de ligações telefônicas.
Tecnicamente e de forma bastante resumida, é separada uma linha telefônica exclusiva para cada canal utilizado. Dessa forma, com base nas ligações recebidas, é atribuído ao canal o devido peso dentro do plano de comunicação. Existem soluções bem mais avançadas do que o exemplo anterior, como a que usamos aqui na Agência Linka. Ela nos ajuda a aumentar as vendas, otimizar as ações de marketing e melhorar o atendimento e taxa de retenção de clientes dos nossos clientes.
“Alguns números são bastante impressionantes quando pensamos em contato telefônico. Por exemplo, a taxa de conversão de lead para cliente pode ser até 30 vezes maior quando comparada a um formulário eletrônico”, comenta Eric Gomes, diretor de mídia e BI da Agência Linka.
Dados do IBGE apresentam o uso do celular como principal meio de acesso à internet. Otimizar a presença web para ligações por telefone pode ser uma excelente forma de baixar valor do CAC, afinal, é nessa fase do funil onde as taxas são mais sensíveis, daí a prioridade em otimizá-las.
Com o serviço de call tracking, além de rastrear as ações que geram chamadas telefônicas, podemos criar relatórios aprofundados, fazer gravações para analisar posteriormente, gerar números dinâmicos conforme fonte de tráfego, adicionar mais click-to-call nas comunicações e integrar com CRM, entre outros benefícios que resultarão em:
- Aumento na produtividade de vendas;
- Mais controle do atendimento;
- Rastreamento e otimização do ROAS;
- Melhora na taxa de conversão de leads.
Fica claro que uma plataforma inteligente de chamadas pode, sim, maximizar os negócios.
Quer ativar uma solução de call tracking? Fale com a equipe da Linka. Teremos prazer em atendê-lo!