Você pode não saber, mas, enquanto você navega calmamente pela internet, na surdina, empresas em todo o mundo estão correndo contra o tempo para reformularem seus sites. O porquê disso? Bem, a resposta é simples: a concorrência entre os sites para serem encontrados em buscadores como o Google está cada dia mais acirrada. Justamente por isso, as práticas de SEO tem evoluído para um novo modelo guiado por sites focados em conteúdo.
No entanto, hoje em dia não faz mais sentido pensar o seu conteúdo norteado apenas por palavras-chave que você deseja ranquear. Isso porque a própria forma que as pessoas pesquisam mudou. E é aí que entram os conceitos de topic clusters e pilar pages. Neste artigo iremos explicar exatamente a que se referem esses conceitos e porque eles são considerados por muitos como o futuro do SEO.
MUDANÇAS NOS HÁBITOS DE PESQUISAS.
Se antigamente os usuários utilizavam palavras-chave fragmentadas para encontrar o que procuravam, hoje elas já se sentem muito mais confortáveis para fazer perguntas complexas e esperam receber uma resposta exata para aquilo que estão buscando.
Por exemplo, se há anos atrás a maioria dos usuários faziam pesquisas do tipo “calçados corrida” ou “restaurantes japoneses são paulo”, hoje, provavelmente ele fará uma pergunta mais direta como “qual o melhor calçado para corrida?” ou “restaurantes japoneses perto de mim”.
Esse tipo de pesquisa é impulsionada principalmente pelas pesquisas de voz e se torna possível graças a uma série de evoluções dos algoritmos de busca ao longo dos anos que se adaptaram aos novos comportamentos dos usuários. Hoje os algoritmos são inteligentes o suficiente para entender o contexto do que foi pesquisado, relacionando com pesquisas que já foram realizadas e entregar as páginas que melhor respondem às suas perguntas, mesmo quando não trazem exatamente o que você digitou.
O primeiro passo para essa mudança se deu ainda em 2013 com a atualização Hummingbird do Google. A partir daí, o algoritmo de busca passou a analisar frases inteiras ao invés de se concentrar em palavras-chave. A seguir, em 2015, chegou o RankBrain, o algoritmo de aprendizado de máquina do Google projetado para entender o contexto das consultas de pesquisa, associando pesquisas anteriores a temas semelhantes e extraindo várias palavras-chave e frases associadas à consulta de pesquisa para encontrar os melhores resultados.
Mas se o foco do algoritmo deixou de ser apenas as palavras-chave, como irei nortear meu conteúdo a partir de agora? Simples, através de tópicos!
O QUE SÃO TOPIC CLUSTERS?
Muitos especialistas em SEO e blogueiros tem se concentrado em criar posts individuais que consigam bom ranqueamento para determinadas palavras-chave. O resultado disso é desorganizado tornando difícil para que o usuário encontre exatamente aquilo que ele está procurando, além de fazer com que suas próprias páginas compitam uma com a outra quando você produz muitos posts sobre assuntos parecidos.
Na metodologia de Topic Clusters, que em uma tradução literal significa “grupos de tópicos”, todos os conteúdos giram em torno de um tópico central e usam uma Pilar Page como hub para links internos.
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O QUE SÃO PILAR PAGES?
A pilar page (ou página pilar) é a base na qual o cluster é construído. Elas costumam ser muito mais extensas, porque cobrem todos os aspectos do tópico, mas sempre deixando abertura para posts mais específicos. O conteúdo específico deve endereçar palavras-chave específicas dentro do tema geral da pilar page.
Por exemplo, você pode criar uma página pilar sobre “Marketing no Instagram”, e depois pesquisar palavras-chave relacionadas para elaborar conteúdos que sejam complementares a ela, como por exemplo, “como utilizar os stories na sua estratégia de marketing”, “como criar posts patrocinados no instagram”, “construindo um ecommerce no instagram”, etc.
A página pilar deverá conter hiperlinks para os conteúdos mais específicos (clusters) ao mesmo tempo que estes irão conter hiperlinks direcionando o usuário de volta para ela. Assim, o seu conteúdo fica muito mais organizado.
Além disso, vinculando páginas de cluster a uma página pilar, você ganha mais autoridade em relação ao tema tratado, e você também tem a possibilidade de ranquear mais de uma página para uma mesma pesquisa.
Outra vantagem é que, uma vez que você tenha criado as páginas pilares a produção de conteúdo se torna muito mais rápida, já que parte da sua pesquisa será utilizada também na criação das páginas de cluster.
COMO PLANEJAR E APLICAR SUA ESTRATÉGIA DE TOPIC CLUSTER EM 3 PASSOS.
Seja qual for a estratégia que você vá implementar, ela requer planejamento e organização. No caso das estratégias de Topic Cluster isso não é diferente. Confira abaixo 3 passos para seguir caso queira reformular seu site ou blog de acordo com essa metodologia.
Passo 1 – Identifique os tópicos do seu negócio.
Essa parte pode até parecer fácil, mas não é. Isso porque os tópicos selecionados serão os temas das suas páginas de pilar. Assim, eles não podem ser nem tão abrangentes que você não consiga abordá-los em totalidade em uma única página, nem tão específico que dispensem outros conteúdos que poderão aprofundá-los.
Um bom tema para uma página pilar tem que estar relacionado ao universo da sua empresa, ao seu produto, a sua persona e também deixar brecha para a criação de um posts de cluster.
Uma boa alternativa é realizar um brainstorming com toda a empresa, identificando possíveis temas e selecionando aqueles que deverão ser priorizados.
Ao estruturar sua página pilar certifique-se de que ela possua uma ampla variedade de tópicos, mas sempre deixando espaço para aprofundá-los em clusters.
Passo 2 – Identifique os clusters.
Uma vez definidos os temas centrais que serão trabalhados, chegou a hora de pensar quais os temas dos artigos complementares, ou seja, os clusters. Para facilitar o processo, você pode desenvolver um tema central de cada vez.
A escolha dos temas dos clusters pode ser feita de diversas maneiras, incluindo pesquisas de palavras-chave relacionadas ao tema central, verificando quais conteúdos mais aparecem nos retornos de pesquisa sobre esse determinado tema, análise de pesquisas relacionadas mostradas pelo Google, entre outros.
Feito isso, você pode usar a pesquisa avançada do Google para identificar quais clusters você já possui em seu site, complementando-os ou atualizando-os quando necessário. Depois, basta criar as pautas para os demais clusters e começar a produzir.
Ao produzir o conteúdo lembre-se de que seus concorrentes provavelmente estarão escrevendo sobre temas muito parecidos, portanto você precisa verdadeiramente se diferenciar, garantindo um conteúdo ao mesmo tempo relevante e atrativo.
Os clusters também podem ser formados por conteúdos em diversos formatos, como artigos, infográficos, vídeos, e-books, etc.
Passo 3 – Faça as linkagens internas e divulgue sua página de pilar.
Criados os clusters, certifique-se de que todos tenham links direcionando para a sua página pilar. Você pode recorrer novamente a pesquisa avançada do Google para identificar outros artigos e materiais que não fazem parte do cluster, mas que também podem direcionar para ela. Quanto mais links internos direcionando para a página pilar, melhor.
Depois divulgue sua página pilar, seja através das redes sociais da empresa, e-mails marketing, anúncios pagos ou outros canais. Essa divulgação é importante para gerar um buzz inicial.
COMO MEDIR OS RESULTADOS DO TOPIC CLUSTER?
Como em qualquer estratégia de marketing digital, a mensuração de resultados é parte fundamental dos Topic Clusters, permitindo que você melhore tanto seu ranqueamento como a qualidade do seu conteúdo.
Infelizmente, a maior parte das métricas se concentram no desempenho de uma única página, e não do cluster completo, mas mesmo assim elas podem trazer indicações de que sua estratégia está sendo efetiva, avaliando os resultados das páginas pilares e seus clusters. Outros indicativos do sucesso da estratégia são o aumento do tráfego orgânico no seu site e melhoras no ranqueamento das suas páginas nas páginas de retorno de pesquisas (SERPs).
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