Se tem algo que não falta no marketing digital são estratégias focadas na captação de novos leads. Seja através de mídias sociais, e-books, otimização de páginas, e outras técnicas de inbound marketing, nem todos os leads captados serão convertidos em clientes, muitas vezes porque estes não estão preparados para a compra.
Neste cenário, a nutrição de leads deve ser uma etapa fundamental nas suas estratégias de conversão de clientes, no fim do funil de vendas. Mas afinal, o que é o processo de nutrir os leads e como você pode se beneficiar dessa técnica no Inbound Marketing da sua marca?
Descubra neste artigo preparado pela Linka!
O que é nutrição de leads?
De maneira muito superficial, nutrição de leads é uma técnica que consiste em enviar, por meio de automatizações, conteúdos relacionados aos produtos ou serviços que os leads tenham demonstrado interesse em um momento anterior.
Mas indo além desta primeira camada, o conceito de nutrir o público diz respeito a educar seu lead, através da construção de um relacionamento próximo com ele. O objetivo da estratégia de nutrição de leads é fazer com que o potencial cliente compreenda a importância do seu produto para sanar quaisquer dificuldades que este possa estar vivenciando – motivo pelo qual ele encontrou a sua marca, por exemplo, seguindo a ideia do funil de vendas.
Para que você crie uma boa relação com seus leads, e de quebra ainda gere mais credibilidade e autoridade para a sua marca, é preciso lembrar que a nutrição de lead se baseia nos seguintes principais pontos:
- Informações sobre o lead – o que inclui a persona de modo geral;
- Personalização de conteúdo;
- Intervalos de tempo, demarcando os momentos em que os leads tem contato com a sua marca;
- Conversão, chegando na etapa final do funil.
Mas além da conversão de clientes, quais são as vantagens de investir seus esforços de marketing com a estratégia de nutrição de leads? Confira abaixo!
Benefícios da nutrição de leads
Entre os diversos objetivos que uma empresa deseja conquistar com as estratégias de marketing, a captação de leads é, sem dúvidas, uma das principais. E é claro que a nutrição de leads não poderia garantir apenas este benefício da tática!
É importante lembrar que oferecer, diversas vezes, o seu serviço ou produto para um lead que não está pronto para fechar um negócio, além de ser uma perda de tempo e investimento para a sua empresa, também é uma maneira rápida de afastar aquele possível cliente, afinal de contas, ninguém gosta de receber inúmeros e insistentes e-mails de uma determinada marca. Aqui, já podemos pontuar mais uma vantagem da estratégia de nutrição de leads. Outros benefícios importantes da técnica são:
- Disparo de e-mails de nutrição relevantes e segmentados;
- Follow-up automatizado;
- Leads mais qualificados;
- Redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
- Melhor experiência para o lead;
- Maior possibilidade de analisar os resultados da estratégia e alterar processos, caso seja necessário.
Como implementar a nutrição de leads nas suas estratégias de Inbound Marketing?
Também conhecido como marketing de atração, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias focado em conquistar clientes através de ferramentas como redes sociais, e-mail marketing, landing page, SEO para sites e blogs, colocando em prática o funil que segue as seguintes etapas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.
Você já deve ter percebido que, tanto para a estratégia de nutrição de leads, como para o Inbound Marketing, gerar conteúdos relevantes é um dos elementos mais importantes para a captação de potenciais clientes. Levando isso em consideração, procure entender a dor do seu lead, para enfim, oferecer uma solução através do seu conteúdo, sempre com o objetivo de conquistar a atenção do seu cliente em potencial.
Algumas das técnicas mais indicadas para implementar a estratégia de nutrição de leads no Inbound Marketing da sua empresa são:
Materiais ricos
É claro que artigos para blogs são importantes ferramentas para o seu Inbound Marketing, mas a ideia é ir além na qualidade e relevância dos seus conteúdos, por isso materiais ricos – como e-books, infográficos, landing pages -, são ideais para gerar autoridade, engajamento e, principalmente, conversão de clientes.
E-mails de nutrição
Uma das estratégias mais utilizadas no Inbound Marketing, assim como na nutrição de leads, o e-mail marketing garante praticidade e organização de fluxos, além de nutrir aquele possível cliente que ainda não se vê preparado para o momento da compra. Opte por e-mails de nutrição de boas-vindas a novos cadastros, ofertas e condições especiais de compra, sugestões e abandono de carrinho.
Webinar
Webinar ou webinário é uma opção para compartilhar seus conteúdos em vídeos, seguindo a ideia de palestras ou conferências, abordando temas específicos de maneira mais aprofundada, a fim de sanar qualquer dúvida que o lead possa ter sobre os seus serviços ou produtos.
Como você leu neste artigo, apesar dos seus esforços de captação de leads, nem todos estão no momento de fechar negócio com a sua marca, mas nem tudo está perdido. É nesse momento que entra a estratégia de nutrição de leads, com o objetivo de educar o seu cliente em potencial, através das técnicas de Inbound Marketing, com relação aos benefícios e soluções que os seus produtos podem oferecer, e enfim, gerar a conversão.
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