Nova ferramenta promete visão mais integrada da jornada do cliente além de estar preparada para as recentes mudanças do cenário digital.
O Google anunciou neste mês o lançamento da nova versão da sua ferramenta de monitoramento de sites e apps, o Google Analytics. A atualização, que está disponível em versão beta para algumas empresas desde o ano passado, é considerada uma das maiores transformações da plataforma desde o seu lançamento em 2005 e promete ser mais inteligente, intuitiva e totalmente focada na experiência do usuário.
Segundo a empresa, a atualização vem em resposta a pedidos dos próprios utilizadores e com base em uma pesquisa realizada em agosto pela Forrest Consulting. A pesquisa mostrou que, apesar da melhoria no uso de dados ser um dos principais objetivos dos profissionais de marketing, as plataformas disponíveis ainda falham em oferecer uma visão completa do comportamento do cliente e em fornecer insights para a venda.
VISÃO MAIS INTEGRADA
Pensando nisso, a nova proposta do Google é um sistema que integre web e aplicativo de forma a fornecer uma visão completa do comportamento do cliente em todas as plataformas. É possível medir as visualizações que ocorrem no YouTube, por exemplo, tanto através do app quanto da web, assim como as conversões que se dão pelo Google e outros canais pagos não pertencentes à empresa, canais orgânicos e redes sociais. Isso ajudaria a entender o impacto combinado de todas as suas estratégias de marketing.
O novo Google Analytics conta também com aprendizado de máquina para exibir insights mais inteligentes e obter uma melhora no ROI, alertando sobre novas tendências baseadas na necessidade do cliente e antecipando ações futuras.
A nova plataforma GA4 (Google Analytics 4) apresenta também uma maior integração com o Google Ads permitindo que você “crie públicos que possam alcançar seus clientes com experiências mais relevantes e úteis, onde quer que eles decidam se envolver com sua empresa” segundo a companhia.
PRIVACIDADE DE DADOS
O novo Analytics também foi preparado para se adaptar a um futuro sem cookies e rastreadores, dadas as novas políticas de proteção de dados vigentes em praticamente todo o mundo. Segundo o Google, a nova plataforma conta com uma abordagem flexível para a medição e deverá incluir modelagem para preencher possíveis lacunas onde os dados estiverem incompletos.
A EXPERIÊNCIA DE QUEM JÁ UTILIZOU
Ainda segundo o Google, as diversas empresas que já implementaram a versão beta do produto já começaram a sentir os seus benefícios.
“Respondendo às rápidas mudanças em seus negócios no início da pandemia, a Vista Print, foi capaz de medir e compreender rapidamente a resposta do cliente à sua nova linha de máscaras de proteção”, informa Vidhya Srinivasan, vice-presidente do Google Ads, no comunicado da companhia. Já “Jeff Kacmarek, vice-presidente da Domino’s Pizza do Canadá, descobriu que vincular o novo Google Analytics ao Google Ads permite otimizar as ações que mais importam para os clientes, independentemente de como eles interagem com a marca”, completa.
De forma geral, a nova versão surge em um contexto em que cada vez mais empresas contam com os dados do Analytics para compreender o comportamento de seus clientes e melhorar a sua experiência web, ao mesmo tempo em que observamos uma crescente pressão sobre as verbas destinadas ao marketing e uma maior cobrança por resultados. A nova plataforma também é a aposta do Google para sanar incertezas sobre as novas políticas de dados e como elas devem influenciar as estratégias de marketing digital nos próximos anos.