No mês de novembro a comunidade celebra o momento de conscientização e prevenção contra o câncer de próstata. O Novembro Azul, como ficou conhecido o movimento, é um alerta para uma doença que afeta homens em todo o mundo.
O câncer de próstata é o tipo mais comum entre a população masculina, representando 28,6% das mortes de homens que desenvolveram neoplasias malignas. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos no país em decorrência do câncer de próstata.
A próstata é uma glândula pertencente ao sistema reprodutor masculino. Ela pesa cerca de 20 gramas e tem o tamanho de uma castanha. Ela fica localizada logo abaixo da bexiga e tem como principal função trabalhar em conjunto com as vesículas seminais para a produção do esperma.
FATORES DE RISCO E SINTOMAS
Homens com histórico de câncer de próstata na família, principalmente em pai, irmão ou tio, deve ter a atenção redobrada. Homens negros também sofrem com a maior incidência deste tipo de câncer. Pessoas com obesidade podem ter maior propensão a essa doença também.
Os sintomas são, na maior parte das vezes, silenciosos, podendo demorar muito tempo para aparecer. Quando aparecem, 95% dos casos já estão em fase avançada, dificultando o tratamento. Nessa fase é comum sentir dor óssea e ao urinar, além de presença de sangue na urina ou no sêmen.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
A melhor maneira de fazer a prevenção é com o acompanhamento frequente de um médico urologista, principalmente para quem faz parte do grupo de risco ou tenha mais de 50 anos.
A indicação médica para esses casos é o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar possíveis alterações na glândula – como a presença de nódulos suspeitos ou o endurecimento. Há também um exame de sangue indicado, chamado PSA (antígeno prostático específico), e, em casos de suspeita, pode ser feita uma biópsia para analisar os fragmentos.
O tratamento é indicado por um médico especialista de acordo com cada caso, levando em consideração o estado de saúde atual do paciente, a expectativa de vida e o estadiamento da doença.
ONDE BUSCAR AJUDA
Atualmente o Sistema Único de Saúde oferece diversos locais para que as pessoas possam fazer a prevenção e o tratamento do câncer de forma completamente gratuita. Existem locais que se tornaram referência no assunto, como o Instituto Nacional de Câncer, no Rio de Janeiro, e o Instituto do Câncer de São Paulo.
Incentive a campanha Novembro Azul!