Nem só de Facebook e Instagram vive a internet! Todos os anos empresas de tecnologia e pequenas startups lançam novas plataformas de redes sociais; algumas se tornam hits instantâneos, outras vão construindo lentamente o seu caminho rumo ao sucesso e algumas simplesmente caem no esquecimento.
Mas é inegável a necessidade de se manter atualizado sobre esse universo como forma de se preparar para o futuro. Afinal, 15 anos atrás, quem imaginaria que fenômenos como Orkut e MSN Messenger iriam cair no desuso? Ou que uma plataforma, inicialmente com um público restrito e voltada ao compartilhamento de fotos conceituais, como o Instagram, alcançaria a marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos?
O mundo online muda cada vez mais rápido e, ao trabalhar com marketing digital é preciso estar atento a essas mudanças. Hoje, as redes sociais são uma das melhores maneiras de conquistar e se relacionar com uma audiência, por isso mesmo é preciso entender o que esse público está fazendo, onde ele está e com o que está interagindo.
Por isso que, nesse artigo, a Linka separou oito redes sociais promissoras para se prestar atenção nos próximos anos. Confira:
1 – TIKTOK
Mesmo as inúmeras polêmicas sobre o suposto vazamento de dados não conseguiram impedir o sucesso desta plataforma chinesa que já conta com mais de 1,5 bilhões de usuários ativos todos os meses.
Fundado em 2016, o TikTok caiu nas graças do público durante o isolamento social e, aparentemente, esse sucesso veio para ficar. A rede permite a produção e compartilhamento de vídeos curtos (de 15 a 60 segundos), além de inúmeras formas de interação com seguidores.
Muitas empresas já estão trabalhando de forma bem sucedida dentro do TikTok a partir da criação de conteúdos originais e muito divertidos.
2 – PINTEREST
Mesmo não sendo uma rede exatamente nova, o Pinterest ainda parece subaproveitado pelas empresas, ainda mais se considerarmos que a rede conta com cerca de 19 milhões de usuários ativos por mês só no Brasil.
O Pinterest funciona como uma espécie de catálogo de ideias, onde pessoas criam pastas de acordo com seus interesses e que podem servir de inspiração para outros usuários, em especial aqueles que trabalham em áreas criativas.
Ela pode servir como um incrível canal para empresas compartilharem ideias e se fazerem notar por serviços e produtos inovadores, além de estreitar o relacionamento com sua audiência.
3 – LINKEDIN
Outra rede que não é exatamente nova, mas cujo potencial para o marketing digital tem sido explorado apenas nos últimos anos é o Linkedin. A maior plataforma de social media corporativa do mundo tem como foco estabelecer o contato entre talentos e empresas, sendo que os perfis de usuários servem como uma espécie de currículo.
No entanto, o Linkedin permite o contato direto com gestores e pessoas em cargos estratégicos dentro das empresas, rompendo as barreiras do atendimento convencional e permitindo a oferta de produtos e serviços diretamente para quem detém o poder de decisão.
Outra grande vantagem do Linkedin, mesmo que o seu intuito não seja exatamente comercial, é a criação de networking, o compartilhamento de experiências e a possibilidade de se atualizar sobre o mercado.
4 – CLUBHOUSE
Esse talvez seja o fenômeno mais recente dessa lista. Criado em 2020, o Clubhouse é uma plataforma de bate-papos através de áudio com o intuito de “permitir o compartilhamento de histórias e ideias”. Nele é possível criar salas de bate-papos para a discussão de um tema com até 3 mil participantes, além de clubes referentes a interesses específicos.
Antes exclusivo para o sistema IOS, agora o aplicativo também foi disponibilizado na versão para Android. Mesmo sendo necessário um convite para ingressar, o número de downloads do Clubhouse saltou de 2 milhões em janeiro deste ano para cerca de 8 milhões em meados de fevereiro. No entanto, o número total de usuários ativos na plataforma não é certo.
Ainda é cedo para saber exatamente como a plataforma poderá integrar estratégias de marketing digital e especialmente como seria a mensuração de resultados, mas especialistas veem uma oportunidade de criar relações mais humanas e próximas entre representantes de empresas e o público em geral.
5 – REDDIT
Mesmo com uma presença ainda discreta aqui no Brasil, o Reddit já é um fenômeno na maior parte do mundo, permitindo a criação de fóruns com temas mais diversos que podem ser comentados, compartilhados e reagidos de forma simples. Você pode, por exemplo, pedir uma opinião sobre algum tema e as respostas mais votadas serão as consideradas mais relevantes dentro da plataforma.
Além dessa interação direta, o Reddit também permite a criação de anúncios, mas cuidado! Se o seu produto ou atendimento não forem bons, provavelmente os usuários irão falar sobre isso, o que pode trazer impactos negativos para a imagem da sua empresa.
6 – TWITCH
O Twitch já é uma plataforma consolidada de streaming de vídeos, com cerca de 15 milhões de visitas diárias. O funcionamento é muito simples, um streamer começa uma transmissão ao vivo e seus seguidores podem enviar contribuições financeiras. Muito popular para a transmissão de partidas de vídeo games, já conta também com categorias como esportes, vida real, música, e também tem chamado a atenção de críticos de séries e cinema.
Para se ter uma ideia, em 2017, mais pessoas assistiram a vídeos no Twitch (185 milhões) do que na HBO (130 milhões) ou na Netflix (93 milhões). Muitas grandes empresas (como Red Bull, Kaisun Energy, Sephora, Youku, entre outras) apostaram em conceder patrocínios a streamers consolidados ou em ascensão como uma forma de divulgar suas marcas e produtos para essa audiência.
7 – MEDIUM
O Medium é uma plataforma de blogs que não para de crescer. Uma espécie de casamento entre WordPress, Twitter e e-mail marketing, ela permite a criação e compartilhamento de artigos e a interação de usuários com esses conteúdos a partir do destaque de trechos, inserção de dados e classificação de quanto aquele conteúdo chamou a atenção.
No caso de empresas, é possível criar formulários de contato ao fim de cada publicação, oferecendo mais sobre determinado assunto. É uma excelente forma de aumentar o seu mailing com contatos que de fato estão interessados naquilo que você tem a oferecer. Também é possível linkar seu conteúdo a um site ou blog externo de forma a atrair novos usuários para os canais da sua empresa.
8 – TELEGRAM
O Telegram tem crescido como uma das principais alternativas ao WhatsApp. Mesmo não sendo tão popular quanto o seu concorrente verdinho, a plataforma já conta com 400 milhões de usuários ativos mensalmente e possui algumas funcionalidades que superam as de seu adversário, como por exemplo a criação de grupos com mais de 200 mil participantes, fixação de mensagens e uso de hashtags, criação de enquetes e perguntas, compartilhamento de grandes arquivos e integrações com bots e canais de atendimento.
Todos estes recursos permitem melhorar o relacionamento com seu público, entender melhor as dores da sua persona e aumentar o número de vendas, seja em questão de volume ou de consistência.
_____________________
Mudanças no meio digital são constantes e é preciso estar atento a elas. Mas isso também não significa que você deve investir seus esforços em todas as plataformas disponíveis no mercado. Antes de mais nada é preciso entender quais são seus objetivos e, especialmente, conhecer o seu público; onde ele está, quais suas dores e interesses.
E é justamente isso que nós procuramos fazer aqui na Linka. Nossa equipe de Social Media cria uma linha editorial totalmente baseada nos seus objetivos e público alvo, e com formatos adaptados para extrair o melhor de cada plataforma.
Caso precise de uma ajuda para afinar as suas estratégias de marketing nas redes sociais, sinta-se à vontade para solicitar um contato.
ARTIGOS RELACIONADOS
8 principais atualizações do Instagram em 2021
Juliette: Como uma boa estratégia de social media definiu a vitória no BBB