O marketing tem passado por vários processos de automação, o que tem impactado diversas atividades cotidianas, tanto dentro das agências de marketing digital quanto para os usuários das redes.
A mídia programática é, portanto, a compra automática de espaços publicitários, atendendo aos interesses das marcas para conquistar mais visibilidade.
ENTENDA O QUE É MÍDIA PROGRAMÁTICA
A principal diferença da mídia programática para os outros modelos mais tradicionais é que a compra desses espaços de publicidade acontece através de plataformas tecnológicas. Ou seja, o trabalho de mídia tem um processo automatizado, sendo otimizado por soluções digitais.
Atualmente a mídia programática serve também para a programação dos meios offline, principalmente em mercados mais maduros, como o dos Estados Unidos. Segundo dados da E-marketer, 80% das vendas de anúncios digitais aconteceram por esse sistema, em 2018, no país norte-americano.
Uma das grandes vantagens é que a automação privilegia a segmentação mais adequada de acordo com a sua campanha. Ou seja, ela pode ser bastante eficiente e objetiva quando bem programada.
COMO A MÍDIA PROGRAMÁTICA FUNCIONA
A mídia programática envolve o funcionamento de diversos tipos de empresa. Apesar de ser um mecanismo simples, possui um funcionamento complexo que envolve novos players para chegar ao melhor negócio.
Além disso, os pagamentos não são fixos para um determinado horário ou faixa de programação. Ele estão muito mais próximos de um leilão do que um preço tabelado para cada função.
Essa compra e venda acontece em plataformas específicas, onde os espaços publicitários são oferecidos para comercialização. As empresas interessadas em anunciar nesses canais fazem as consultas e o fechamento da compra acontece pelo próprio sistema, sem interferência humana.
O toque humano em todo esse processo acontece exclusivamente com a aplicação de um direcionamento estratégico para a campanha.
TERMOS DA MÍDIA PROGRAMÁTICA
Entenda abaixo o que significam alguns dos termos da mídia programática:
Demand Side Platform (DSP): plataformas empregadas para comprar mídia em tempo real.
Supply Side Platform ou Sell Side Platform (SSP): por meio dela é feita a venda de um inventário que esteja disponível.
Data Management Platform (DMP): faz o monitoramento de usuários, utilizando cookies para uma entrega mais segmentada aos interesses da marca.
Ad Exchange: um tipo de marketplace dos publishers, onde estão vários inventários de diversos tipos de sites interessados na comercialização desses espaços.
Trading Desk: operações especializadas em compra via DSP. Neste caso, as agências trabalham como uma mesa de operação, com o objetivo de otimizar os investimentos, além de entregar outros tipos de serviços.
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