De acordo com o estudo da agência We Are Social em conjunto com a plataforma Hootsuite, das nove horas que os brasileiros passam todos os dias navegando na internet, ao menos três são dedicadas especialmente às redes sociais. Isso comprova a importância das marcas estarem presentes nessas plataformas.
Com isso, é essencial pensar nas melhores formas das empresas se relacionarem com seus consumidores nas redes sociais, seja para vender produtos ou até mesmo fazer negócios entre si. Quando o assunto é B2B, em que é necessário se focar em um perfil mais corporativo, a rede social mais comum é o LinkedIn.
O LinkedIn possui mais de 29 milhões de usuários apenas no Brasil. Veja algumas dicas de como fazer sua marca ter presença nessa rede social ao utilizar seu perfil pessoal!
INVISTA NA SUA REDE DE CONEXÕES
As suas conexões no LinkedIn são muito importantes para definir a sua marca. Estar conectado com pessoas reconhecidas no setor, por exemplo, aumenta a sua credibilidade e a chance de ter novos clientes.
Para isso, coloque nas suas páginas, na sua assinatura de e-mail e no seu cartão de visitas o link para o seu perfil na rede. Adicione também amigos da faculdade e de outros cursos, assim como ex-colegas de trabalho.
Se você tiver contatos interessantes criados em grupos da própria rede social, aproveite também para adicioná-los.
ATUALIZE O SEU PERFIL
A produção de conteúdo é uma forma de atrair potenciais clientes. Portanto, seja criando um conteúdo exclusivo para a rede ou compartilhando o que sua empresa já produziu, aproveite para atrair novas oportunidades de negócios.
Aproveite principalmente os releases que saíram em canais relevantes no assunto e os conteúdos feitos por você, indicando que você possui conhecimento sobre o setor e tem a capacidade de indicar soluções. Porém, não faça vendas diretas do seu produto em seu perfil.
USE OS GRUPOS A SEU FAVOR
Os usuários básicos do LinkedIn podem participar de até 100 grupos. Se você precisa melhorar seu posicionamento, alcançando um destaque como fonte de conteúdo interessante, tente se manter ativo nesses círculos.
Fale sobre novos materiais e novos assuntos do setor, procurando por materiais especializados e conversando com outros profissionais. Mantenha também uma boa frequência de participação – cerca de 30 minutos por dia pode ser o suficiente para marcar sua presença.
SIGA SUAS OPORTUNIDADES
Viu uma nova oportunidade? Siga o perfil deste possível cliente e acompanhe as atualizações. Elas podem servir de pistas para que você descubra a melhor abordagem – inclusive quando fazê-la. Ao seguir um novo perfil você não depende que a outra pessoa aceite.
Para entrar em contato, verifique a possibilidade de usar as mensagens privadas. Desta forma, sua propaganda não fica visível para outros perfis.
DEIXE SEU PERFIL COMPLETO E COM UM BOM VISUAL
Preencha todos os dados do seu perfil e utilize uma foto profissional. Perfis com uma foto têm até 21 vezes mais chances de serem visualizados. A taxa de resposta também aumenta, chegando a ser até 40% maior do que perfis sem foto.
No resumo, faça um discurso de vendas breve. Deixe explícitas as suas habilidades e como é o seu trabalho. Escreva sempre na primeira pessoa, evitando uma estrutura em tópicos e dando preferência a competências e experiências apenas do seu trabalho atual.
Quer saber mais sobre social media e como investir nessas redes sociais? Entre em contato com nossos profissionais e agende uma reunião para conhecer o trabalho da Linka e o que podemos fazer por você e pela sua empresa!