A nova atualização do Sistema Operacional do Iphone, o iOS 14, marca um novo capítulo da guerra velada entre Apple e Facebook, além de reacender a discussão sobre a privacidade dos usuários. A partir de agora, os usuários do sistema da Apple poderão decidir se aceitam ou não ter a sua navegação rastreada por aplicativos baixados na App Store.
A mudança está relacionada ao posicionamento da empresa de prezar cada vez mais pela privacidade de seus usuários, e também vai ao encontro das novas leis de proteção de dados aprovadas no Brasil e na Europa. Mas para o conglomerado de Zuckerberg, isso acaba por ser um problema, assim como para quem mantém anúncios em redes como o Facebook e o Instagram.
Isso porque, enquanto o lucro da Apple vem da venda direta de produtos e serviços, a receita do Facebook (que em 2020 chegou a casa dos US $5,2 bilhões), deriva justamente do compartilhamento de dados de seus mais de 2,7 bilhões de usuários para a criação de anúncios personalizados dentro da plataforma. Com a mudança, o número de dados disponíveis e a mensuração de resultados acabam por ser afetadas, dificultando também a vida dos anunciantes.
Mas isso implica dizer que a era do Facebook Ads chegou ao fim? Calma, não é nada assim tão catastrófico. Continue lendo esse artigo para entender o que mudou e como ajustar as suas campanhas para driblar essas novas restrições.
O QUE MUDA COM O IOS 14?
Basicamente, a Apple, através da sua nova atualização, o iOS 14, passou a exigir que todas as aplicações disponíveis na App Store perguntem aos usuários se eles permitem ou não que seus dados e atividades sejam rastreados. Caso o usuário não forneça essa permissão, tanto Facebook quanto outros aplicativos não poderão rastrear os dados dos usuários, o que tem um impacto direto sobre a publicidade direcionada nestes aplicativos.
COMO FUNCIONA O RASTREAMENTO DO FACEBOOK?
O rastreamento do Facebook se dá através do pixel, um pequeno código que permite verificar as atividades do usuário para além da rede social. Ou seja, uma vez que você seja impactado por um anúncio, clicando nele e sendo direcionado ao site da empresa, é o pixel que irá dizer se o seu clique resultou em uma conversão ou compra, por exemplo.
COMO ESSA NOVA ATUALIZAÇÃO IMPACTA MEUS ANÚNCIOS NO FACEBOOK?
O pixel de rastreamento do Facebook é o que permite determinar a efetividade das campanhas de anúncios realizadas dentro da plataforma. Com a nova atualização, é limitada a capacidade do Facebook de capturar dados a respeito de conversões, por exemplo, além de afetar determinados recursos do Gerenciador de Negócios como criação de relatórios, remarketing, anúncios dinâmicos, e criação de público.
Uma das grandes vantagens de se anunciar no Facebook, para além do grande número de usuários ativos dentro da rede social, está relacionada justamente à facilidade de coletar informações sobre o público, entendendo suas dores e criando anúncios direcionados e de valor para essa audiência. Essa grande quantidade de dados permite entender melhor a fase em que o usuário se encontra na jornada de compra, criando anúncios mais relevantes e com maiores chances de conversão.
Com a limitação dessas informações, se torna mais difícil criar estratégias de anúncios para a rede, além de dificultar a visualização das ações dos usuários dentro dos sites dos anunciantes, o que gera problemas de atribuição e pode tornar o remarketing menos eficaz.
COMO MINIMIZAR OS IMPACTOS DA NOVA ATUALIZAÇÃO?
Em resposta às mudanças da Apple, o Facebook informou que o pixel também passará por atualizações de forma a minimizar os impactos sobre as campanhas de seus anunciantes.
Os eventos de conversão serão mensurados a partir de Mensuração de Eventos Agregados, um protocolo que permite que cada domínio e aplicativo para celular escolha até oito eventos de conversão que possam ser priorizados para a mensuração (vendas, visualizações de página, entre outros). Segundo a empresa, essa é uma forma de permitir a veiculação de campanhas eficientes sem ferir a privacidade do usuário.
Além disso, foram elencadas algumas novas ações que podem ajudar empresas a otimizarem as suas campanhas, tais quais:
- Verificação do domínio: Verifique o seu domínio de forma a determinar qual conta empresarial tem autoridade para editar as configurações de um evento da web assim como para atuar como proprietária do domínio. Isso mostra que suas contas estão ativas e que tem permissão para atuar em nome da sua empresa.
- Configure e priorize oito eventos no seu domínio: Hoje, o Facebook seleciona automaticamente quais eventos são mais relevantes de acordo com as suas campanhas anteriores. Mas você pode fazer essa escolha manualmente, selecionando até oito eventos padrões ou conversões personalizadas para priorizar durante a otimização da sua campanha. Isso pode ser feito no Gerenciador de Eventos através da ferramenta de configuração de eventos para a web. Tenha o cuidado de escolher os eventos que mais fazem sentido para a sua estratégia de anúncios.
- Escolha a sua janela de atribuição de conjunto de anúncios: As janelas de atribuição de conjunto de anúncios, tanto novas quanto ativas, agora passam a ser definidas no conjunto de anúncios, e não mais no nível da conta. O padrão será a janela de atribuição de clique de 7 dias. Isso irá afetar especialmente aqueles anunciantes que costumavam visualizar seus relatórios através de uma janela de atribuição mais longa, ocasionando uma menor flexibilidade na quantidade de dados que serão visualizados ou relatados.
- Utilize dados internos como o Google Analytics, CRM e etc: Mesmo com um limite de otimização de campanhas para apenas oito eventos, você ainda poderá usar dados do back-end para saber de onde seus visitantes estão vindo. Portanto, reserve um tempo para se especializar no Google Analytics e confie nos dados do seu CRM. Isso irá permitir continuar otimizando suas campanhas no Facebook.
- Monitore o tamanho do seu público: Quanto mais pessoas optarem por não compartilharem suas informações de rastreamento, maior será a dificuldade de realizar campanhas com altos níveis de personalização. Caso esse número seja considerável, talvez seja necessário rever as suas estratégias, especialmente no que diz respeito a campanhas de remarketing e listas personalizadas.
Confira todas as novas diretrizes para otimização de campanhas no Facebook clicando aqui.
Como dissemos acima, as novas atualizações do iOS não representam necessariamente o fim das campanhas de anúncios personalizados no Facebook. É claro que será necessário um período de testes e adequações, mas em tempo você verá que ainda será possível continuar obtendo bons resultados através dos seus anúncios no Facebook.
Caso precise de ajuda para adequar a sua estratégia de anúncios a essa nova realidade, pode contar com a Linka. Nosso time de mídias pagas está sempre se atualizando sobre as novas políticas e diretrizes para garantir os melhores resultados, independentemente do cenário. Clique aqui para conversar com um de nossos especialistas.
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