O comportamento dos consumidores está mudando cada vez mais e isso tem impacto direto na forma com que as marcas planejam suas estratégias de comunicação e marketing. Em 2020, com as pessoas passando mais tempo conectadas essa mudança se intensificou e afetou os meios de comunicação tradicionais.
Pelo menos é o que mostra um novo estudo publicado pela IAB (Interactive Advertising Bureau). Segundo o documento, o tempo médio gasto pelos consumidores online cresceu 10% em relação ao ano passado. Através da análise do comportamento de 242 anunciantes nos Estados Unidos foi verificado que, enquanto o investimento total em mídia no país deve cair em 8% esse ano, o investimento em marketing digital deve continuar crescendo na casa de 6% ao ano.
Fonte: Relatório de Anunciantes – IAB
Os meios tradicionais registraram decréscimos que superam a casa dos 30%. Alguns dos mais afetados foram anúncios em outdoors (-46%), TV convencional (-24%), mídia impressa (-33%) e rádio (-31%).
Por outro lado, os maiores beneficiários dessa mudança são as buscas patrocinadas, com um crescimento previsto de 26% ao ano, e social media, logo atrás com 25%. Apesar do relatório não citar companhias específicas, fica claro que o Google e o Facebook devem absorver muito desses novos recursos.
Outra grande surpresa foram as previsões de crescimento no investimento para TV a cabo (19%) e vídeos online (18%), capturando boa parte da verba antes destinada à TV tradicional. Em seguida vem anúncios display (15%).
FAKE NEWS E CONTEÚDO INADEQUADO
Outro ponto analisado foi a preocupação das companhias em ter os seus anúncios associados a fake news e outros tipos de conteúdo questionável postado por usuários.
Fonte: Relatório de Anunciantes – IAB
A maioria dos anunciantes pesquisados (41 %) se disseram “extremamente preocupados” com essa questão, enquanto outros 27% se disseram “bastante preocupados”. Outros 22% disseram estar “levemente preocupados” e apenas 10% não demonstraram esse tipo de preocupação.
Muitas marcas chegaram a pausar todo o investimento em social media em razão dos recentes boicotes à anúncios no Facebook. Destes, 63% já retomaram os investimentos ou pretendem fazê-lo no quarto semestre.
EXPECTATIVAS PARA 2021 CONTINUAM INDEFINIDAS
O relatório também analisa as expectativas de investimentos para 2021 que ainda continuam incertas. Ao mesmo tempo que os anunciantes esperam um aumento de 5% na verba destinada para publicidade e marketing no próximo ano, 70% deles apontam que ainda não há clareza quanto ao orçamento destinada para a área no próximo ano. Apenas 30% deles afirmaram ter certeza ou alguma certeza em relação a esses valores.
De qualquer forma, mesmo em um momento ruim para a economia, o relatório traz um certo alívio para profissionais de marketing digital com perspectiva de crescimentos para a área nos próximos anos. Por outro lado ele também aponta para uma concentração ainda maior das verbas de publicidade em um número bem restrito de companhias.
Confira a íntegra do relatório em https://www.iab.com/insights/covid-ad-spend-impact-2020-2021-light-at-the-end-of-the-tunnel/
Fonte: Search Engine Land