Relatório da Advertising Association prevê um crescimento de até 16,6% para 2021. Apesar disso, números ainda devem ficar abaixo dos registrados na pré-pandemia.
O mais recente relatório divulgado pela Advertising Association/Warc do Reino Unido prevê uma retomada no investimentos em anúncios e publicidade no país para 2021. Segundo a associação, o crescimento para o próximo ano ficaria na casa dos 16,6%. Esse número, no entanto, pressupõe que até lá já tenhamos uma vacina em circulação e a situação da pandemia do Covid-19 esteja relativamente normalizada.
Ainda assim, o valor total investido deve se manter abaixo dos 25,9 bilhões de libras registrados em 2019. Para a associação esse patamar deve ser alcançado novamente apenas em 2022.
De qualquer forma, o novo relatório já traz uma visão relativamente mais otimista do que suas edições anteriores. Em abril, a associação previa um declínio de 16,7% no investimento total em anúncios para 2020. Na nova edição esse número apresentou uma leve melhora, ficando em 15,1%, o que representa um investimento total de cerca de 21,4 bilhões de libras. O novo cenário está relacionado a uma série de medidas anunciadas pelo governo britânico para estimular o consumo.
Os números do primeiro trimestre apontavam para um crescimento de 2,9% no ano, em contraste com a queda de 39,9% registrada no segundo trimestre, quando o Covid se estabeleceu. Ainda no primeiro semestre, os formatos online e digital eram os que apresentavam um melhor desempenho. Pesquisas e exibições online mostravam um avanço de 10,1% e 11,8% com queda posterior de 12,3% e 7,9% respectivamente. Os formatos mais afetados, obviamente, foram os anúncios em cinema e outdoors, mas também são os que apresentam maiores perspectivas de recuperação.
Para Philippa Brown, Presidente da Associação de Publicidade os novos números apresentam uma “luz no fim do túnel” para empresas e profissionais dos setores de publicidade e mídia.
Mas o Diretor da Advertising Association, Stephen Woodford, ressalta que a situação ainda é de vulnerabilidade e o governo deve manter incentivos às indústrias de publicidade e também ao consumo. <
“Os números de hoje mostram que as perspectivas para a publicidade no Reino Unido permanecem frágeis, o que demonstra a necessidade de o governo continuar trabalhando com a indústria da publicidade para aumentar a confiança na economia e entre os consumidores”, analisa.