Cerca de 76% das empresas planejam aumentar as verbas destinadas para o setor, aponta pesquisa.
Uma nova pesquisa realizada pela Adaction e Influr mostra que a maior parte das empresas planejam aumentar a verba destinada para o marketing digital em 2021. Entre os 2,1 mil entrevistados, 76% disseram que pretendem ampliar seus investimentos no setor.
A tendência é um reflexo direto do crescimento do ambiente virtual causado pelo isolamento e vai ao encontro de estudos publicados anteriormente. Em julho, a Global Statshot havia apontado que o número de pessoas conectadas à internet aumentou em 346 milhões em relação ao ano passado, um salto de 8,2 %. Já em setembro, a IAB mostrou que, nos Estados Unidos, boa parte dos investimentos em mídias tradicionais já estão migrando para o online.
TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL PARA 2021
A pesquisa também mostra algumas tendências para o marketing digital em 2021. Entre elas, estão a divulgação de conteúdo qualificado (38%), uso de inteligência artificial (28,6%) e webinars (19%), além da integração entre ecommerce e redes sociais.
Em relação a essa última, 33,5% dos entrevistados disseram manter ações em todos os canais de social media como estratégia de marketing, especialmente o LinkedIn (28%), Facebook e Instagram (19% cada).
O remarketing também foi apontado como um fator estratégico por 57% dos participantes.
CONSOLIDAÇÃO E APRENDIZADO
Para os pesquisadores, o marketing digital vive tanto um momento de consolidação quanto de aprendizado. Ao mesmo tempo que se mostra mais assertivo que outras estratégias. 42,5% dos entrevistados assumiram pouca preocupação em apurar o retorno de suas campanhas, e apenas 28,5% se mostraram muito satisfeitos com os resultados.
Em 2020, muitas empresas sentiram a necessidade de se reinventarem e fortalecerem a sua presença online para se manterem relevantes. E é justamente essa tendência que deverá vir com ainda mais força no próximo ano.