Mais de 4,57 bilhões de pessoas ao redor do mundo, quase 60% da população mundial, está usando a internet. Esse número representa um crescimento de 8,2% em relação ao mesmo período no ano passado. Desse total, 91% dos usuários se conectam através de seus celulares e smartphones.
Esses dados fazem parte da nova edição do relatório Global Statshot da Datareportal. Publicado anualmente desde 2011 o documento analisa o comportamento dos usuários online.
Segundo o relatório, o número de internautas aumentou em 346 milhões no último ano. Além disso, as pessoas estão passando consideravelmente mais tempo conectadas, uma média diária de 6 horas e meia. Entre as principais atividades desempenhadas pelos usuários estão a navegação pela internet, assistir TV, social media, ouvir música e jogos online.
REDES SOCIAIS
Ainda de acordo com o estudo da Global Report, os serviços de Social Media tiveram um aumento de 10,5% de usuários ativos em relação ao ano passado. Isso implica dizer que mais da metade do mundo já está em alguma mídia social (3,96 bilhões de usuários). 87% do número total internautas estão nas redes sociais e esse número continua a crescer, uma vez que essas plataformas adquirem cerca de 1 milhão de novos usuários diariamente (isso representa uma média de 12 novos usuários por segundo).
O típico usuário de social media possui cerca de 9 perfis em diferentes serviços e passa uma média de 2 horas e 22 minutos diárias conectado. Este uso intenso contribui para que seis plataformas de social media já contem com mais de 1 bilhão de usuários ativos: Facebook, Youtube, Whatsapp, Facebook Messenger, WeChat e Instagram. A maior novidade é o TikTok. Fenômeno absoluto em 2020, o serviço se aproxima rapidamente desta marca, já com 800 milhões de usuários ao redor do mundo.
Os dados mostram também que cerca de 42% dos usuários utilizam as mídias sociais para pesquisarem sobre empresas e marcas. Esse índice é maior na faixa etária entre os 16 e os 24 anos e começa a decair na faixa dos 44 anos em diante.
A preferência por uma plataforma ou outra varia de país para país. No Brasil, assim como em toda a América Latina, o Whatsapp é a ferramenta predominante.
MOBILE
Outro importante insight trazido pelo relatório é que a maioria dos internautas hoje (91%), estão acessando a internet através de celulares e smartphones. Esse número é significativamente maior em países em desenvolvimento. Já nos países mais ricos, ¾ dos usuários ainda utilizam laptops e desktops para acessar a internet.
Nos últimos 12 meses 121 milhões de pessoas passaram a acessar a internet via mobile. Ao todo eles somam 5,15 bilhões de usuários. O número de smartphones ativos pelo mundo cresce a uma taxa de 8% ao ano com uma média de 1 milhão de novos smartphones sendo ativados diariamente.
Em relação a compras online, o número de conversões realizadas através do celular já é significativamente maior do que as realizadas através de notebooks e desktops.
ECOMMERCE
O avanço da presença online teve um gigantesco impacto também nos serviços de ecommerce. Segundo o relatório, foi realizado um percentual 81% maior de buscas por produtos e serviços online. As lojas virtuais apresentaram um total de visitas 90% maior que em relação ao mesmo período no ano passado. A compra de produtos online cresceu cerca de 74%, sendo os smartphones o dispositivo preferido para esse tipo de transação.
Dentre os setores que mais apresentaram crescimento em suas conversões estão os de equipamentos esportivos (83,4%), supermercados (66,5%) e tecnologia (45,9%). O segmento de turismo apresentou um crescimento negativo de – 30% em relação ao ano passado.
O Brasil mostrou um crescimento de 15% no desempenho do seu ecommerce. No país, as conversões realizadas por smartphones cresceram 45%.
De forma geral, o documento evidencia algo que especialistas em marketing digital ao redor do mundo já vem profetizando há algum tempo: mais do que nunca, as empresas devem estar preocupadas com sua presença online e suas estratégias digitais para sobreviverem, uma vez que é nesse ambiente que se encontra a grande maioria dos consumidores.
O relatório foi elaborado por Simon Kemp, CEO da consultora em marketing digital Kepios, em parceria com plataformas como o Hootsuite e o WeAreSocial, o estudo mostra. Clique aqui para conferir a íntegra do documento.