Nesta semana, exatamente após completar 10 anos desde o lançamento de seu primeiro formato de vídeo, o Instagram anunciou o IGTV – hub voltado para os usuários que desejam transmitir vídeos de longa duração.
O anúncio oficial veio na quarta-feira, dia 20, em São Paulo, juntamente ao comunicado de que a rede chegou à marca de 1 bilhão de usuários globais.
FACEBOOK X GOOGLE
O IGTV coloca novamente dois gigantes em disputa: o Facebook (dono do Instagram) e o Google (dono do YouTube). A plataforma de vídeos do Google já se tornou um dos principais canais de pesquisa e de consumo de conteúdo em todo o mundo, o anúncio do Instagram oferece agora uma nova possibilidade para explorar conteúdos em vídeo.
De acordo com o comunicado da rede social, o “IGTV foi criado para a forma como você usa o seu celular: os vídeos ocupam a tela toda na vertical”. No caso do YouTube, o aparelho deve ser virado na horizontal para que o vídeo ocupe toda a tela.
O conteúdo do IGTV já começa desde que o aplicativo é aberto, não sendo necessário procurar para assistir o que foi publicado por pessoas que você já segue. Além disso, o aplicativo permite que o usuário dê like e comente os vídeos.
Os vídeos podem ser publicados em alta resolução e podem ter até uma hora de duração. Além dos vídeos mais longos, uma das novidades da plataforma é a possibilidade de incluir links para sites externos.
LANÇAMENTO DO IGTV PARA BRASILEIROS
Os primeiros brasileiros a usufruírem dessa ferramenta de publicação serão os grandes influenciadores. Nomes como Maísa, Hugo Gloss e Nah Cardoso são algumas das pessoas que já começaram a aproveitar a novidade em suas redes. Em breve o IGTV poderá ser usado por todos os brasileiros.
Cada usuário terá acesso a uma curadoria dos conteúdos mais populares de acordo com o perfil de cada influenciador. Um ícone em destaque indicará os conteúdos longos.
PUBLICIDADE NO IGTV
Ao contrário da ferramenta mais tradicional do Instagram, a princípio o IGTV não terá um espaço publicitário. Entretanto, estão sendo estudados alguns modelos de remuneração para implementação já nos próximos meses. Entre esses modelos estão as parcerias com marcas e outros veículos.
O uso de vídeos é considerado uma das ferramentas essenciais para empresas e marcas que estão nas redes sociais. A nova possibilidade assinada pelo Instagram será um passo importante para quem deseja marcar presença nesse meio.
Quer saber mais sobre como investir no seu Instagram? Entre em contato e agende uma reunião com nossos especialistas!