A buyer persona é um dos principais conceitos para quem trabalha com marketing de conteúdo e com inbound marketing. É ela que vai guiar a sua estratégia, desde o assunto do texto até o formato da campanha. Se você ainda não possui uma persona para o seu negócio, muito provavelmente o seu produto não está alcançando o seu consumidor ideal e você está deixando de comercializar seus serviços.
Confira o nosso guia sobre buyer persona, aprenda como definir o seu comprador e saiba como alavancar suas vendas!
O QUE É UMA BUYER PERSONA?
A persona é um personagem fictício que representa o seu consumidor ideal e é criada seguindo informações reais sobre o comportamento de seus clientes. Tendo como base esses dados, é elaborada um perfil detalhando informações pessoais, como nome, estilo de vida, profissão, relações e objetivos.
Esse conceito é muito utilizado no inbound marketing, que baseia sua estratégia em personas a fim de torná-la mais direcionada e aumentar as chances de conversão. Quando você conhece os seus clientes, suas necessidades e desafios que eles possuem, fica mais fácil oferecer o seu produto como parte da solução.
PERSONA X PÚBLICO-ALVO: QUAL É A DIFERENÇA?
A persona pode facilmente ser confundida com o público-alvo, mas não caia nessa armadilha: os conceitos são bem diferentes e possuem diferentes aplicações.
Para entender a diferença, vamos a um exemplo prático.
PÚBLICO-ALVO:
mulheres, de 30 a 55 anos, classe A e com padrão de consumo alto, com renda mínima de 7.000 reais e com ensino superior completo. Moram em grandes centros urbanos e prezam por uma boa aparência.
PERSONA:
Andreia, 38 anos, é formada em Direito e mora em Brasília. É dona de um escritório de advocacia e sempre está atenta às tendências da moda, pois suas tarefas e eventos diários exigem elegância e requinte. Gosta de ir a restaurantes, ao teatro e costuma comprar mais em lojas físicas do que nas virtuais.
De maneira geral, o público-alvo é o segmento para o qual o seu produto é destinado, enquanto a persona é uma representação mais detalhada e humanizada desses consumidores.
Apesar soarem parecidos, os conceitos fazem toda a diferença no momento de criar uma estratégia para a marca. É muito mais assertivo criar uma campanha direcionada para a Andreia, advogada e residente de Brasília, do que para um público-alvo geral.
COMO A PERSONA AUXILIA A SUA ESTRATÉGIA DE VENDAS?
Criar uma persona é o primeiro passo para um marketing bem-sucedido, pois é ela quem guiará a sua estratégia. Você deve pensar na sua persona no momento de criar a mensagem certa, para a pessoa certa e, dessa maneira, aumentar as chances de ter um bom resultado.
Se a sua marca não tem uma persona definida, você corre o risco de errar na estratégia e acabar oferecendo os seus serviços para pessoas que não precisam dele, gastando tempo, energia e recursos sem necessidade. Muitas vezes, o problema não está no produto em si, mas na abordagem. Veja alguns exemplos do que deve ser adaptado a sua persona:
– O assunto e a abordagem do conteúdo que você produz
– O formato e a extensão desses textos
– A frequência do e-mail marketing
– As melhores redes sociais para a sua empresa
– O modelo adequado de Facebook Ads
PERGUNTAS QUE TE AJUDARÃO A DEFINIR A SUA PERSONA
Agora que você já sabe o que é uma persona e qual é a importância dela para o seu negócio, está na hora de descobrir como definir o perfil do seu cliente ideal. Para ajudar a estruturar esse personagem, separamos algumas perguntas que vão guiar a criação da sua persona:
– Quais são as características, psicológicas e físicas, do seu principal comprador?
– Por quais assuntos ele se interessa? Quais são os principais canais que ele acessa?
– Quais são as principais atividades, tanto profissionais quanto pessoais, que ele realiza?
– Quais são os problemas e desafios que ele enfrenta no dia a dia? E quais são seus objetivos?
– O que ou quem influencia suas decisões de compra?
– Para produtos B2B: quais são as empresas que consomem seu produto? Qual é o profissional responsável pelo reconhecimento/compra?
De maneira geral, é preciso ter em mente como o seu consumidor se comporta e o que ele busca em um produto. Depois de analisar todas as questões acima, você terá mais informações concretas e será mais fácil estabelecer uma estratégia para alcançar o seu comprador ideal.
CRIANDO A SUA PERSONA: O QUE NÃO PODE FALTAR
Depois de analisar o perfil dos seus consumidores reais, é hora de criar a sua persona, a representação do seu comprador ideal. Para defini-la, é preciso definir algumas características indispensáveis. Veja algumas delas:
– Nome
– Idade
– Sexo
– Estado civil
– Ramo da empresa que trabalha
– O cargo/profissão que ela ocupa
– Escolaridade
– Redes sociais e canais de comunicação mais utilizados
– Principais objetivos e desafios
Ao estabelecer todas essas informações e criar um nome, sua buyer persona se torna ainda mais humanizada, facilitando os debates e as reuniões da sua equipe: “será que essa é a abordagem correta para a Ana Júlia?”.
Lembre-se que, muitas vezes, a sua persona pode ser um cliente que ainda nem conhece a sua empresa e está apenas buscando por uma solução. Por isso, não se esqueça de colocá-la em foco no momento de fazer a campanha. Essa é uma situação muito comum nas estratégias que utilizam o inbound marketing, por exemplo.
Depois de definir a sua persona, não pense que o trabalho está concluído: agora o momento é de alinhar a sua estratégia e colocar o seu consumidor ideal como alvo!
Agora que você já sabe como fazer a sua persona, veja alguns outros artigos que te ajudam a usar o marketing de conteúdo para impulsionar suas vendas:
– 7 erros do marketing de conteúdo que estão atrapalhando suas vendas
– Além da venda: 4 dicas simples para fidelizar o cliente
– 3 conceitos simples para atrair tráfego ao seu site
Se quiser saber um pouco mais sobre quem são suas buyers personas e como alcançá-las, converse com nossos especialistas.