Depois de pensar um produto ou serviço digital inovador e conseguir desenvolvê-lo como planejado, ainda falta uma etapa para, enfim, fazer sua startup decolar: conquistar usuários. As três fases são complicadas e exigem muito trabalho duro, sendo que a última costuma barrar muitos empreendedores, dando fim a projetos com potencial de sucesso.
Normalmente, uma startup não tem muitos recursos financeiros à disposição, por isso precisa de um crescimento rápido para continuar em funcionamento. É justamente para esse tipo de caso que o growth hacking se mostra como ótima opção.
O QUE É O GROWTH HACKING?
Ao ouvir a expressão, logo vem à cabeça o termo “hacker”, normalmente associado à inteligência usada para quebrar sistemas, enquanto “growth” deriva do verbo “to grow” (crescer, em inglês). Para conectar dois termos com semânticas tão distantes, é preciso pensar no growth hacker como uma pessoa que domina meios convencionais e não convencionais para atrair usuários e alavancar negócios.
Esse profissional é capaz de desenvolver a qualidade do produto ou serviço enquanto trabalha a percepção do público. Assim, todo o potencial do marketing é utilizado para um fim claro e específico: gerar crescimento rápido para a empresa.
Logo, o growth hacking pode ser percebido como um atalho para o crescimento, sendo esse crescimento de visitas, de lista de leads, de oportunidade de vendas ou do que sua empresa precisar.
COMO O GROWTH HACKING FUNCIONA?
É consenso afirmar que a internet tem mudado constantemente a maneira que usuários se relacionam com produtos e serviços. Ao se fazer uma lista do que é consumido via internet, logo aparecem Dropbox, Spotify, Netflix, entre outros serviços que não são físicos, mas virtuais. Os growth hackers entendem o potencial desses produtos e serviços digitais, e viabilizam o crescimento rápido de tais criações.
A melhor maneira de mostrar como o growth hacking funciona na prática é utilizar um case de sucesso e entender como a estratégia foi utilizada. Um dos exemplos bem-sucedidos mais comentados é o Airbnb. Com sede em São Francisco, o Airbnb é um mercado comunitário para pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações ao redor do mundo, utilizando celulares, tablets, computadores ou outros dispositivos digitais. A ideia por si só já é muito boa e tem ótima execução, mas foi por ação do growth hacking que atingiu o patamar em que está hoje.
Para crescer rapidamente, a equipe do Airbnb utilizou o Craigslist (uma rede de comunidades online que disponibiliza anúncios gratuitos de diversos tipos para os usuários). Assim, o usuário que insere seu quarto no Airbnb também tinha a opção de adicioná-lo ao Craigslist, aumentando as chances do quarto ser alugado com mais rapidez. Com a ação, o Airbnb foi capaz de multiplicar sua base de dados em milhares de vezes.
Apesar de parecer um movimento simples, a verdade é que foi preciso muito esforço para a estratégia dar certo. Outras empresas não duplicaram seus anúncios no Craigslist justamente porque não existe uma API de integração em tal site. Por isso, os profissionais do Airbnb tiveram que pensar como growth hackers e utilizaram a engenharia reversa para construir sua plataforma compatível com o Craigslist, mesmo não tendo acesso ao código.
O Craigslist não possui API com o intuito de impedir esse tipo de ação. Após algum tempo, o site conseguiu superar essa vulnerabilidade e o Airbnb não pôde mais realizar a estratégia. Mas aí era tarde: a comunidade de acomodação online já tinha se expandido de maneira exponencial e alcançado grandes resultados. Então, mesmo com um trabalho complicado para uma solução temporária, pode-se dizer que o retorno foi ótimo e o balanço muito positivo.
OUTROS CASOS DE SUCESSO
FACEBOOK: UTILIZANDO HABILIDADES DE UM GROWTH HACKER, MARK ZUCKERBERG HACKEOU A BASE DE DADOS DE SUA UNIVERSIDADE E REUNIU OS UTILIZADORES INICIAIS DO FACEMASH (PRECURSOR DO FACEBOOK). ASSIM, A REDE SOCIAL CRESCEU E AINDA CRESCE EM ESCALA GLOBAL, SENDO UMA DAS MAIS UTILIZADAS DO MUNDO.
YOUTUBE: É IMPOSSÍVEL PENSAR EM UMA PLATAFORMA DE VÍDEOS E NÃO LEMBRAR-SE DO YOUTUBE. REFERÊNCIA MUNDIAL NESSA CATEGORIA, O SITE COMEÇOU A CRESCER VERDADEIRAMENTE QUANDO SUA EQUIPE DESENVOLVEU UM “WIDGET”, QUE FUNCIONAVA COMO UMA “ISCA”, PARA ATRAIR OS USUÁRIOS DO MYSPACE PARA SUA PLATAFORMA.
HOTMAIL: UM DOS CASES DE GROWTH HACKING MAIS ANTIGOS, O HOTMAIL (E-MAIL GRATUITO SURGIDO EM UMA ÉPOCA QUE CONTAS DE E-MAIL ERAM EM SUA MAIORIA PAGAS) PASSOU A CRESCER EXPONENCIALMENTE QUANDO OUSOU E UTILIZOU UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING POUCO CONVENCIONAL: NO RODAPÉ DE TODOS OS E-MAILS ENVIADOS, FOI INSERIDA A MENSAGEM “P.S.: EU TE AMO! FAÇA SUA CONTA GRÁTIS NO HOTMAIL”. ADICIONAR FRASES “PUBLICITÁRIAS” AUTOMATICAMENTE AO FIM DAS MENSAGENS EXIGIU DOMÍNIO TECNOLÓGICO DE SUA EQUIPE E GEROU UM GRANDE CRESCIMENTO DA ENTÃO STARTUP.
GROWTH HACKING É MAIS EFICAZ QUE O MARKETING?
A resposta é simples e objetiva: não. O primeiro é uma estratégia auxiliar do segundo e só deve ser utilizado quando o foco é total e exclusivo em crescimento. O marketing tradicional também busca o crescimento, é claro, mas não abre mão de uma série de objetivos relevantes como promoção da marca, estudo de público-alvo, criação de valor, entre muitos outros.
Ainda que tenha consciência de sua importância, uma startup pode definir que nenhum dos objetivos do marketing é tão necessário e urgente quanto o crescimento rápido, daí surge a opção pelo growth hacking.
POR QUE VOCÊ PRECISA DE UM GROWTH HACKER?
Com uma equipe especializada em monitoramento e análise de métricas, dados e pesquisa de comportamento, é possível viabilizar a contratação de um growth hacker, que identificará oportunidades para um rápido crescimento e saberá como estimular outros profissionais a também reconhecê-las.
É importante frisar que a técnica de growth hacking é voltada para um momento específico. Cada vez que ela é reproduzida, sua eficácia diminui, pois começará a ficar saturada.
FUTURO DO GROWTH HACKING
Apesar de ainda ser uma estratégia adotada majoritariamente por startups, é possível que o growth hacking passe a ser utilizado por todos os tipos de empresa que atravessarem um momento de falta de recurso e precisarem de crescimento imediato.
Fale com nossos especialistas e agende uma reunião para saber mais!