Quem começa a fazer uma estratégia de marketing digital sabe que algumas ferramentas podem ter preços elevados, tornando importante buscar as opções mais econômicas para não encarecer esse serviço.
O Google Trends, ferramenta gratuita, ajuda a fazer uma análise das maiores tendências de buscas. Com isso, você pode medir o desempenho de marcas e de suas categorias quase em tempo real, ajudando também a analisar se as suas campanhas estão adequadas ou se devem sofrer alguma alteração.
O que isso quer dizer?
Apesar de não estar muito claro quais são as métricas utilizadas pelo Google para fazer o ranking de tendências dessa ferramenta, as pesquisas indicam quais são as demandas por algo nos principais canais digitais. Esses dados estão normalmente em harmonia com o que é apresentado por outras plataformas de volume de buscas, como o AdWords, o Search Console e outros. Mas é necessário entender: trata-se de métricas diferentes.
COMO FUNCIONA O GOOGLE TRENDS
Essa ferramenta traz um índice que vai de 0 a 100, sendo que 0 representa que a busca é inexistente enquanto 100 é o seu pico de procuras em um período determinado. São indicadores relativos e não absolutos – essa é a principal diferença com o volume de buscas, que é absoluto.
O Google Trends é indicado principalmente para as análises rápidas, apresentando dados relevantes que são rapidamente atualizados.
E como usar isso na sua estratégia? Bom, compreende-se que quanto mais a sua marca – ou o seu produto – recebe atenção no meio digital, maiores são as chances de converter as visitas ao seu site em vendas.
Por isso, ao utilizar o Google Trends, faça a segmentação adequada. Selecione o país – Brasil, determine um período e a categoria – que é importante principalmente para marcas que são homônimas de outras empresas que atuam em segmentos diferentes.
Com uma boa análise de tendências estabelecida, você terá uma visão mais segura do mercado para basear mudanças e estratégias.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato e agende uma reunião com os nossos especialistas!