Skip to content
  • Home
  • Categorias
    • Marketing Digital
    • Mídia Paga
    • Marketing de Conteúdo
    • Inbound Marketing
    • Design
    • Mídias Sociais
    • Negócios
    • SEO
    • Business Intelligence
    • Institucional
    • E-commerce
  • Materiais Educativos
  • Cases de Marketing Digital
  • Contato
  • Home
  • Categorias
    • Marketing Digital
    • Mídia Paga
    • Marketing de Conteúdo
    • Inbound Marketing
    • Design
    • Mídias Sociais
    • Negócios
    • SEO
    • Business Intelligence
    • Institucional
    • E-commerce
  • Materiais Educativos
  • Cases de Marketing Digital
  • Contato
Pesquisar
  • SEO

GOOGLE AINDA CONSIDERA NOME DE DOMÍNIO PARA O POSICIONAMENTO ORGÂNICO?

  • eric
  • julho 13, 2022
  • 9:04 pm
Domínio

Como você já deve saber, os algoritmos do Google se utilizam de uma série de fatores para definir quais sites são mais relevantes para determinadas buscas.  E o trabalho do SEO (Search Engine Optimization) é justamente identificar esses fatores e otimizar um site para garantir que ele obtenha o melhor ranqueamento possível nas páginas de retorno de resultados (SERPs), isso tudo de forma orgânica, ou seja, sem ter de pagar por isso.

Mas ao longo dos anos os algoritmos evoluíram muito e muitas práticas de SEO que antes eram comuns, acabaram caindo por terra, enquanto outras ainda geram dúvidas e questionamentos. Exemplo disso são os nomes de domínio. Não muito tempo atrás, empresas passaram a se preocupar em como o nome de seus domínios poderia impactar o ranqueamento de suas páginas, inserindo palavras-chaves relacionadas ao negócio para chamar a atenção dos algoritmos. Mas será que isso ainda é válido nos dias de hoje?

Continue lendo este artigo e descubra.

 

FATORES DE RANQUEAMENTO DO GOOGLE

Os fatores de ranqueamento são uma das forças motrizes do Google, sendo os responsáveis por definir quais os melhores resultados para cada tipo de pesquisa, melhorando a experiência do usuário ao utilizar o buscador.

Conhecer a fundo quais são esses fatores tornou-se uma espécie de Santo Graal para os profissionais de SEO, uma vez que eles indicam quais melhorias devem ser realizadas em um site para que ele seja considerado relevante aos olhos do buscador.

Hoje sabemos que os sites são classificados de acordo com sua relevância por um algoritmo complexo. Estima-se que tal algoritmo seja composto de ao menos 200 fatores diferentes, sendo que alguns foram divulgados pelo próprio Google, outros comprovados através de estudos e outros tantos sobre os quais apenas podemos especular.

Entre os fatores conhecidos, existem aqueles relacionados à conteúdo, site, interação dos usuários, página, backlinks, regras do algoritmo, sinais de marca, spam on page, spam off page, e claro, os fatores relacionados ao domínio, dos quais iremos tratar neste artigo.

 

O NOME DO DOMÍNIO É UM FATOR RELEVANTE PARA O GOOGLE? 

Por certo tempo o nome do domínio foi sim um fator extremamente relevante para o ranqueamento do Google. Tanto que formou-se todo um mercado em cima disso, com webmasters, empreendedores e até mesmo hackers adquirindo domínios com nomes populares, apenas para vendê-los por um bom preço depois

Mas isso mudou em setembro de 2012 a partir de uma nova atualização que lançou uma espécie de filtro ao algoritmo do Google, com o objetivo de reduzir o número dos chamados Exact Match Domains (ou seja domínios com os termos exatos buscados) nos resultados de pesquisa (sites como carrosusados.com, imoveisparalugar.com, entre outros).

Essa atualização visava corrigir uma série de problemas causados por sites maliciosos ou de baixa qualidade que acabavam ocupando o topo do ranking das páginas de pesquisa apenas por terem no nome de domínio os termos exatos que estavam sendo buscados pelos usuários.

Hoje em dia, ao invés dessas páginas com termos exatos, as páginas de resultado costumam exibir resultados locais de domínios confiáveis, com boas avaliações e listagens de domínios de autoridade.

 

ISSO QUER DIZER QUE O GOOGLE ODEIA AS EXACT MATCH DOMAINS?

Não exatamente. Na verdade, acredito que o Google até goste dessas páginas, desde que elas sejam confiáveis, bem estruturadas e, de fato, relevantes. Um exemplo disso é a Hoteis.com.

O que acontece é que o nome do domínio por si só deixou de ser um fator determinante para que uma página apareça nos resultados de pesquisa. As grandes marcas, por exemplo, raramente trazem algum tipo de palavra-chave relacionada ao seu segmento de mercado e nem por isso deixam de ter um bom posicionamento no Google.

 

FATORES DE DOMÍNIO QUE DE FATO INFLUENCIAM NOS RESULTADOS DO GOOGLE: 

1 – Idade do Domínio: 

Um aspecto que especula-se estar relacionado com o bom ranqueamento de um site é a idade de um domínio, uma vez que sites maliciosos não costumam durar mais do que alguns meses. Além disso, esses sites mais antigos tiveram tempo para criarem uma longa gama de conteúdos, autoridade e uma rede de backlinks.

Mas, segundo Matt Cutts, ex-engenheiro de software na Google, os sites não devem se preocupar tanto com isso, mas sim em manter a sua relevância ao longo do tempo.

2 – Histórico do Domínio: 

Quando um domínio sofre algum tipo de penalidade pela Google, isso sim tende a influenciar seu posicionamento de forma negativa, mesmo que ele tenha passado para um novo proprietário.

3 – Palavras-chaves no início do domínio e no subdomínio. 

Quando um domínio apresenta uma palavra-chave entre outros termos, então temos uma correspondência parcial com a pesquisa. Mas esse fator possui uma relevância ainda bem pequena para o rankeamento, assim como o uso de palavras-chaves no subdomínio, o que pode indicar para o Google do que se trata aquele site.

4 – ccTLD

O Google utiliza o ccTLD, ou seja, o domínio de topo de código do país (br, ar, eu, etc…) como um dado de geolocalização. Isso quer dizer que domínios brasileiros parecerão mais relevantes para buscas de usuários localizados no Brasil.

5 – Privacidade e histórico do Whols. 

O Whols é um protocolo utilizado para consultar os dados do proprietário de um domínio. Quando esses dados são protegidos, isso pode ser interpretado como um mau sinal pelo Google.

Além disso, uma vez que um proprietário de um domínio tenha sido penalizado, o Google pode utilizar isso para rebaixar todos os demais sites desse mesmo proprietário.

 

Como você viu, ter um nome de domínio popular e que corresponde exatamente àquilo que está sendo buscado deixou de ser algo relevante para garantir um bom posicionamento nos resultados orgânicos do Google. Muito mais vale investir na qualidade do seu site, do conteúdo que está sendo veiculado, assim como em garantir uma boa experiência ao usuário, atualmente um dos fatores mais importantes para essa classificação.

Caso você tenha dúvidas a respeito de que melhorias o seu site pode fazer para atingir um melhor posicionamento em buscadores como Google, Bing e outros, aproveite para entrar em contato com um dos especialistas da Linka.

Ficaremos muito felizes em ajudá-lo!

 

Artigos Relacionados: 

Estratégias de SEO que nunca morrerão.
Experiência do usuário como fator de classificação do Google.
Como a nova atualização do Google afeta as estratégias de SEO?
Por que é o momento certo para se investir em estratégias de SEO?

Newsletter

Categorias

  • Mídias Pagas
  • Home
  • Search Engine Optimization (SEO)
  • Inbound Marketing
  • Contato
  • Blog
  • Arte e Redação
  • Business Intelligence
  • Mídias Sociais
  • Materiais Educativos
  • Política de privacidade
  • Perguntas frequentes
  • Cases de Marketing Digital
  • Sobre
  • Trabalhe conosco

Leia também

analise de dados de inbound

QUAIS MÉTRICAS ACOMPANHAR EM UMA ESTRATÉGIA DE INBOUND MARKETING

Saiba a importância de mensurar suas estratégias de marketing digital. Investir em estratégias de inbound marketing e não visualizar os resultados esperados pode ser um

Leia mais
seo keywords

O QUE É OTIMIZAÇÃO ONPAGE DENTRO DO TRABALHO DE SEO

Descubra a importância da otimização onpage e quais técnicas colocar em prática no seu marketing digital. O SEO é uma das estratégias mais utilizadas no

Leia mais
A importância do e-mail marketing nas estratégias online

MARKETING DIGITAL: A IMPORTÂNCIA DO E-MAIL MARKETING NAS ESTRATÉGIAS ONLINE

Saiba por que investir em e-mails marketing e como implementar a estratégia na sua empresa. Uma das estratégias mais antigas no marketing digital, o e-mail

Leia mais

Contatos

E-mail

contato@linka.com.br
novosnegocios@linka.com.br

Telefone

+55 11 9 3486 1628
+55 11 9 3486 6867

Endereço

São Paulo/SP

agência parceira

Platinum da RD Station 2023

agência parceira

Google Partner Premier 2023

agência parceira

Microsoft Bing

agência parceira

Facebook Marketing

3° lugar RD 2020

Espada Ninja

Agência de Marketing Digital Linka. Estratégias Online de Marketing de Performance, SEO, Inbound, ecommerce e mais pra sua empresa.

Serviços

  • Inbound Marketing
  • SEO
  • Mídia Paga
  • Mídias Sociais
  • Criação
  • Business Intelligence

Mapa do Site

  • Sobre
  • Soluções
  • Cases de Sucesso
  • Blog
  • Materiais Educativos
  • Contato

Outros

  • Política de Privacidade
  • Trabalhe Conosco
  • Perguntas Frequentes
Facebook-f Twitter Linkedin-in Instagram Youtube

© Todos os direitos reservados

Feito com ❤ por Linka