Novo sistema utiliza-se de IA para mapear hábitos de navegação e direcionar anúncios para grupos, ao invés de indivíduos.
Nos últimos dias, a Google anunciou que está trabalhando em uma alternativa aos cookies, os temidos arquivos que navegadores instalam em dispositivos (desktops, celulares e tablets) para armazenar dados e preferências de usuários. O novo sistema, apelidado de FLoC (Federated Learning of Cohorts) irá utilizar aprendizagem de máquina para mapear hábitos de navegação, unindo usuários em grandes grupos de interesses similares.
Essas contas seriam tornadas anônimas, preservando a privacidade dos usuários. Dessa forma, ao invés de direcionar anúncios para usuários específicos, as empresas passam a enviar esses mesmos anúncios para blocos de clientes em potencial.
Outro ponto importante é que as informações dos indivíduos seriam processadas dentro dos próprios dispositivos , ao invés de serem transmitidas via web.
Segundo a Google, o FLoC tem se mostrado um substituto eficaz para os cookies de terceiros. Simulações técnicas conduzidas internamente pela gigante de tecnologia mostraram que o novo sistema apresenta 95% de eficácia por dólar investido em comparação aos antigos cookies. Testes públicos serão disponibilizados por meio de uma atualização do navegador da empresa, o Chrome, em março desse ano (2021).
POR QUE OS COOKIES SE TORNARAM UMA PREOCUPAÇÃO?
Cookies são pequenos arquivos que os navegadores armazenam em dispositivos de acesso à internet ao acessar algum site. Eles mostram as preferências dos usuários, permitindo criar experiências de navegação personalizadas, tais como preenchimento automático de campos, sugestões de sites acessados anteriormente, entre outros. O grande problema é que esses arquivos também podem armazenar informações como localização, números de telefone e endereços preenchidos em formulários.
Ainda que, na maior parte dos casos, apenas os sites responsáveis pela criação do cookie tenham acesso a essas informações, outros são capazes de cruzar dados com o que estiver sendo armazenado por arquivos de outros sites, gerando preocupação quanto ao acesso indevido a essas informações.
Outros gigantes como Mozilla e Apple já vinham restringindo a atuação desse recurso em seus sistemas operacionais, preservando a privacidade de seus usuários. Mas, em janeiro, o Google declarou uma verdadeira guerra contra o recurso, anunciando a intenção de banir completamente cookies de terceiros de sua plataforma.
COMO ISSO AFETA O MERCADO DE MARKETING DIGITAL?
Cookies criam um verdadeiro retrato dos seus hábitos de consumo, sendo um artigo extremamente cobiçado por empresas de vendas e marketing, e iniciativas contra o recurso geram uma gama de temores e incertezas. Além do mais, qualquer mudança implementada pela Google tem o potencial de abalar o mercado, devido à enorme popularidade de seus produtos.
Como mostram os testes preliminares, o novo sistema não deverá atingir ações de marketing direcionado, o que faz sentido, visto que boa parte da receita da empresa é baseada justamente nesse tipo de ações. O novo sistema deverá ser testado com anunciantes a partir do terceiro trimestre do ano (2021). Até lá, resta apenas aguardar para saber o verdadeiro impacto dessa mudança.