Sem grande alarde, o Google lançou nas últimas semanas uma nova plataforma de tráfego de conteúdo. O Keen é uma rede social de organização e compartilhamento de conteúdo que segue a mesma lógica do Pinterest, fundado em 2010. A novidade do Google, no entanto, se propõe a ir além do seu concorrente.
Assim como no Pinterest, o novo aplicativo da Google funciona como uma rede social que permite a curadoria e criação de coleções compostas por suas fotos, artigos e buscas favoritos. Essas coleções (chamadas de Keens) serão usadas como referência pelo aprendizado de máquina do Google Search para identificar seus interesses e sugerir conteúdos relacionados.
Ao dedicar mais tempo a determinados assuntos, você sinaliza para a Inteligência Artificial do provedor o seu interesse nesses temas. Quanto mais tempo completas e organizadas as coleções, melhor a experiência do usuário, segundo o post de lançamento do Google.
Além disso, as coleções podem ser mantidas como secretas, compartilhadas com pessoas específicas ou até mesmo com o público em geral. Outros usuários também podem contribuir com suas Keens e vice-versa.
Confira o teaser de lançamento disponibilizado pela empresa:
A nova ferramenta integra os projetos desenvolvidos pela nova Área 120 do Google, que funciona como uma incubadora de ideias, em que pequenos times de especialistas trabalham juntos em projetos de inovação, aos moldes de uma start up.
Segundo o post de divulgação do Google, a ideia surgiu de um casal de colaboradores que procurava formas de compartilhar um com outro informações sobre hobbies e atividades que consideravam importantes. A certa medida, eles perceberam a necessidade de uma ferramenta que não só permitisse a organização e compartilhamento desse material, mas também a descoberta de novos conteúdos relevantes sobre os temas trabalhados.
KEEN JÁ DESPERTA O INTERESSE DE ESPECIALISTAS EM MARKETING
De forma geral, a ideia é que o app funcione como uma nova fonte de tráfego orgânico de conteúdo, o que chamou a atenção de especialistas em marketing digital. Isso devido ao seu potencial para promover a popularidade de sites na web.
Diferentemente dos mecanismos de busca, que tem uma atuação mais passiva e dependem de que os usuários façam uma pergunta para exibir resultados, o Keen se propõe a atuar de forma proativa, recomendando conteúdo baseado nos interesses dos usuários. Além disso, existe a possibilidade de compartilhar e contribuir com as coleções criadas na plataforma com outros usuários.
Todo mundo sabe que, tanto no mundo offline quanto online, o tipo de indicação que mais pesa para os usuários são as indicações de amigos. A grande diferença em relação ao Pinterest, a primeira vista, é a robustez dos buscadores e serviços de Inteligência Artificial que o Google tem a seu dispor.
Tendo isso em vista que produtores de conteúdo, ecommerces e empresas em geral já começam a estudar formas de incluir o Keen em suas estratégias de marketing digital.
O aplicativo está em fase experimental, com versões disponíveis para web (em http://staykeen.com/) e aparelhos Android. Para utilizá-lo é preciso ter ou criar uma conta Google. Ainda não há previsão do lançamento para o sistema IOS, mas isso deve acontecer muito em breve.