O Google mudou e vai continuar mudando. Nos últimos 5 anos, o buscador mais famoso do mundo tem realizado diversas alterações em seu algoritmo, mas você sabe qual o real impacto dessas mudanças em seus negócios? Neste artigo, vamos comentar um pouco sobre as últimas alterações do Google e como se adaptar rapidamente a elas.
O Google tem buscado mudar constantemente a maneira que seu “robô” interpreta a web, não apenas levando em consideração o número de palavras-chave, mas também o contexto do conteúdo que está em uma página na web. Além de melhorar a leitura semântica do buscador, o Google também busca combater o Black-Hat SEO, técnicas que tentam burlar o posicionamento no Google Rank e também diminuir o número de sites com grande incidência de spam ou anúncios.
Outra preocupação do Google é a velocidade e responsividade dos sites, já que desde 2015 as buscas em dispositivos mobiles (Smartphones, Tablets e outros) já superaram as pesquisas realizadas via Desktop. Por isso, o Google soltou diversas atualizações para beneficiar sites que são Mobile-Friendly. Abaixo, listamos as principais atualizações do algoritmo, como se adaptar aos novos requisitos e a importância dessas atualizações para o seu sucesso na internet.
ATUALIZAÇÕES DO ALGORITMO DO GOOGLE
GOOGLE PENGUIN 4.0
1ª ALTERAÇÃO: O QUE MUDOU?
O Google Penguin (algoritmo do Google que tem como objetivo banir spams e táticas de black-hat SEO) praticamente agora roda em tempo real suas atualizações de página ou mudanças realizadas em um site. Ou seja, se você modificou algo, esta atualização pode ser rapidamente avaliada e indexada. Sendo assim, aquela antiga regra do “pelo menos alguns dias para indexar e processar as novas informações” cai por terra.
QUAL O IMPACTO?
Se você vivencia a área de SEO, deve ter percebido uma evolução ou queda no ranqueamento de alguns sites. Ou seja, o Google atualizou o posicionamento de acordo com as suas últimas modificações.
Manter atualizados o site (páginas, blog, produtos e categorias) e as suas informações junto ao Google, como Google Meu Negócio e Google Plus, além de redes sociais, como Twitter e Facebook, se tornou mais impactante e pode colocar você no topo ou jogar você para segunda página de uma hora para outra, no caso da não atualização e manutenção do site.
O QUE FAZER?
Busque atualizar o seu site constantemente, crie conteúdo relevante e sempre mantenha seus cadastros no Google Meu Negócio e no Google Search Console em dia.
Manter seu site atualizado também significa mudanças de linguagem. Procure uma codificação mais atual e leve, como o HTML5, e deixe seu site mais rápido com bom aproveitamento de cache. Além disso, sempre busque ter um site com layout e conteúdo responsivo – este ponto tem tido um grande impacto no posicionamento nos últimos anos.
2ª ALTERAÇÃO: O QUE MUDOU?
O Google Penguin alterou a sua forma de classificar um site com spam. Em vez desse fator prejudicar o posicionamento de todo o site, ele irá afetar exclusivamente a página que está com o problema.
QUAL O IMPACTO?
Quem vivencia a área de SEO sabe que uma invasão, malware ou spam gera uma histeria em qualquer profissional. Afinal, ver seu trabalho de meses correr o risco de ser perdido por um erro de segurança não é a melhor das sensações. Com essa atualização, o Google, além de ser mais justo com o seu trabalho, aponta para você a página em questão a ser modificada para deixar de ser considerada spam.
O QUE FAZER?
Busque sempre rever os conteúdos de seu site, principalmente a área de comentários e formulários. Sempre tente proteger ao máximo esses campos com captcha e outras soluções que fornecem mais segurança. Além disso, nunca deixe de monitorar os links que você está recebendo. Muitas vezes, eles podem ser prejudiciais ao seu site, se tornando a principal causa de uma situação de spam.
GOOGLE FRED
1ª ALTERAÇÃO: O QUE MUDOU?
Apesar de não ter sido confirmada oficialmente pelo Google, a atualização do algoritmo chamada Fred impacta diretamente sites com baixo índice de conteúdo ou conteúdo não qualificado.
Um dos pontos abordados pelo Google é dar maior prioridade ao conteúdo visível, por considerar que conteúdos por trás de abas e seções expansivas estão ocultos para o usuário. Outro fator apontado pelo buscador é a priorização do HTTPS, ou seja, sites com criptografia. Navegadores como Chrome e Firefox tem dado maior atenção para esse fator de segurança, inserindo alertas ao lado da URL acessada.
QUAL O IMPACTO?
Se o seu site perdeu diversas posições repentinamente nos últimos meses, isso significa que você precisa rever seu conteúdo, verificar se não existe duplicidade de texto e até mesmo plágio em outros lugares na internet. Outro fator é priorizar conteúdo visível em suas páginas, como textos de descrições. As informações importantes devem ser sempre encontradas com facilidade.
O QUE FAZER?
Conteúdo de qualidade significa algo único, exclusivo e relevante, então busque sempre ser original em suas publicações. Podem existir referências, porém o ideal é ser autêntico e profundo em seus artigos, publicações ou página. Além disso, busque simplificar a exibição deles, isso auxilia a leitura pelos buscadores e a navegação dos usuários.
No caso HTTPS, nem todo site existe a necessidade de ser criptografado, mas se você possui um e-commerce ou lida com algum tipo de informação do cliente/usuário, é recomendável buscar essa certificação.
O QUE POSSO FAZER ALÉM DISSO?
Como o Google divulgou em seu blog de webmasters, existem mais de 200 pontos avaliados pelo buscador na hora de posicionar uma página. Vou citar alguns dos principais e como trabalhá-los.
Title e description: descreva seus serviços, produtos ou objetivos sempre buscando trabalhar uma palavra-chave. Faça uma pesquisa antes de escolher o termo, leve em consideração o volume de buscas e a dificuldade para se posicionar com a palavra em questão.
Sitemap.xml: ele é um índice de páginas de seu site e ajuda o Google a entender principalmente sua estrutura, os conteúdos que apresenta e, consequentemente, sua real importância. Mantenha-o sempre atualizado.
Alt nas imagens: nem só de texto vive o Google, ele também dá importância às imagens de seu site, desde que elas estejam devidamente descritas e otimizadas.
Títulos (H1, H2…): trabalhe suas palavras-chave neles e indique ao seu usuário com clareza onde ele se encontra no site.
Seja amigável e responsivo: além de ter URLs amigáveis e breadcrumbs, seu site deve ser completamente baseado na experiência do usuário e adaptável a todas as telas.
Conteúdo é tudo: não importa o formato dos conteúdos: textuais, imagens, infográficos ou vídeos, o fundamental é que eles sejam ricos e relevantes para o usuário. O Google prioriza sites que fornecem mais informações e publicam artigos.
Se você tem alguma dúvida ou quer ter mais informações sobre o impacto do Google no seu site/negócio, entre em contato conosco aqui.