Podem surgir algumas dúvidas para quem busca uma estratégia de marketing digital e se depara com várias siglas – normalmente com nomes em inglês.
Separamos algumas das principais siglas para que você conheça mais sobre o mundo do marketing digital!
GLOSSÁRIO DO MARKETING DIGITAL
KPI: Key Performance Indicator significa “Indicador-Chave de Performance” e se refere às principais métricas a serem avaliadas para analisar o sucesso de uma ação.
CPC: “Custo por Clique” corresponde a um método de pagamentos de links patrocinados. Ou seja, a cada clique no link o anunciante terá uma quantia debitada.
CPM: Este é outro método de pagamento de links patrocinados. Significa “Custo por Mil Impressões” e, diferente do método anterior, ele não precisa de uma ação direta do usuário. Desta forma, a cada mil visualizações do anúncio, o valor é debitado da conta do anunciante.
CPA: Seguindo os itens anteriores, este é outro método de pagamento dos links patrocinados. No entanto, neste caso é necessária uma ação mais complexa do usuário. O “Custo por Aquisição” corresponde ao débito feito na conta do anunciante a cada conversão – que pode ser desde uma venda até a assinatura de uma newsletter.
CTR: Click Through Rate, ou em português “Taxa de Cliques”, é a métrica utilizada para saber a performance de um elemento digital – ele pode ser uma página de conversão, um anúncio ou até mesmo um e-mail.
CRO: Conversion Rate Optimization são as técnicas para otimizar a Taxa de Conversão. Pode-se utilizar testes A/B para descobrir quais são as melhores opções.
CAC: A sigla significa Custo de Aquisição de Cliente, representando o valor que a empresa gasta para adquirir cada cliente. O objetivo é que ela seja o mais baixa possível.
CRM: Customer Relationship Management corresponde a Software de Relacionamento com o Cliente. É um produto tecnológico que tem como objetivo gerir a base de clientes.
ROI: Return On Investment, ou seja, Retorno Sobre o Investimento, é uma métrica que traz o quanto a empresa faturou em relação ao que gastou.
SEO: Search Engine Optimization é o nome para a Otimização para Mecanismos de Buscas. Com as técnicas de SEO os sites alcançam as primeiras posições de resultados no Google e Bing, por exemplo.
SERP: Searching Engine Results Page, em português “Página de Resultados de Mecanismos de Buscas”, é a página que aparece quando um usuário faz a pesquisa nos motores de busca.
SEM: a sigla significa Search Engine Marketing, ou seja, “Marketing para Mecanismos de Buscas”. Com essas técnicas é possível posicionar os links nos motores de buscas – tanto organicamente quanto da mídia paga.
SMO: Social Media Optimization é a Otimização para Redes Sociais. Essas técnicas ajudam a melhorar a visualização da marca nas plataformas como Twitter, Instagram e Facebook.
CTA: Call to Action, ou “Chamada para a Ação”, é o convite para que o usuário realize a ação desejada. Ela pode ser um “clique aqui”, um pedido para comentar ou um convite para efetuar a compra.
API: Application Programming Interface é a “Interface de Programação de Aplicativos”, ou seja, os padrões criados quando um software deve interagir com algum outro programa.
Quer saber mais sobre marketing digital? Entre em contato com os nossos especialistas e agende uma reunião!