Hoje, dia 8 de Agosto de 2021 é comemorado o Dia dos Pais, felizzzzzzzzzz… não, pera! Ainda estamos em junho e já estão comemorando?
Calma! Não erramos a data e não queremos criar aquela impressão que todo mundo tem que o Natal ou a Páscoa começa cada vez mais cedo. O Dia dos Pais continua no segundo domingo de agosto, mas fica o alerta: a sua marca já começou o planejamento para ter sucesso nas vendas neste dia?
COMO PREPARAR SEU E-COMMERCE PARA DATAS COMEMORATIVAS
Mesmo com certo tempo é imprescindível iniciar o quanto antes o planejamento do seu e-commerce para ter mais vendas em datas comemorativas. Uma vez que as estratégias de e-commerce estejam bem alinhadas, as vendas acontecem e o negócio ganha em experiência para que nas próximas datas se consiga ainda mais sucesso.
Como você já sabe, as datas comemorativas pedem estratégias diferenciadas e preparo para atender um maior volume de vendas. Isso compreende reforçar os estoques e a área de pós-venda. Dessa forma é muito importante fortalecer e treinar toda equipe, pois mais vendas requerem também uma maior demanda por parte do atendimento ao cliente.
Por isso, entre outras coisas, é fundamental:
- Preparar o e-commerce com banners com as ofertas e os produtos temáticos sobre a data, sempre com pop-ups de entrada e de saída;
- Criar cupons de desconto para serem oferecidos para o lead, como: % de desconto, desconto progressivo, brindes, frete grátis ao alcançar determinado valor, entre outros;
- Criar botões e formulários para capturar o contato dos visitantes do e-commerce;
- Preparar e-mails marketing para anunciar os produtos e para ações de remarketing;
- Oferecer opções de produtos que se complementam no carrinho para serem comprados juntos (bundle);
- Ter opções de embalagens para presentes;
- Opções diversificadas de formas de pagamento;
- Otimizar o frete, com tempo que atenda a data ou com outras opções de retirada como pontos de coleta.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O COMÉRCIO DIGITAL?
A organização é a essência para melhores resultados. Sem preparo o timing da data já fica perdido, pois quando se percebe já está em cima do prazo (por isso já estamos aqui chamando a atenção com antecedência para a próxima data, porém isso serve para qualquer data comercial).
Mas além das ofertas, dos kits e dos combos, o planejamento estratégico está ligado à saúde do negócio.
Através dele os gestores conhecem melhor a empresa e o mercado, com mais assertividade na definição do público-alvo e das metas, ou seja, maior chance de resultados comerciais positivos.
Assim, analisando os processos internos fica muito mais fácil saber como e quando investir, onde os recursos de divulgação serão aplicados e quais ferramentas e parceiros irão ajudar nessa jornada.
Uma boa estratégia aqui, é criar um calendário, listando as datas que fazem sentido para o seu e-commerce e pensando no que precisa ser feito para garantir o sucesso em cada uma delas.
COMO TER SUCESSO COM UM E-COMMERCE?
Falamos de preparação, produtos, descontos, logística, o que é muito importante e traz resultados. Mas o diferencial, o golpe de mestre para o sucesso, encontra-se no marketing digital.
Não faz sentido ter um e-commerce e não ter ações de marketing digital bem estruturadas para o comércio eletrônico. Para conquistar novos clientes e fidelizá-los é indispensável o posicionamento do e-commerce nas páginas de busca, ter anúncios, links patrocinados, otimização SEO, e-mails marketing, investir em mídias sociais, além de estratégias de conversão, campanhas segmentadas e funil de vendas.
Com esses procedimentos, o negócio ganha em visibilidade, com maior potencial de vendas e melhora a experiência para o consumidor.
Viu como é importante preparar o e-commerce para as datas comemorativas , seguindo as etapas de planejamento estratégico e dando sentido a todas as ações com as ferramentas de marketing digital?
E o caminho para ter uma presença digital robusta é contar com parceiros especializados na área. Aqui na Linka, por exemplo, nós contamos com uma equipe multidisciplinar com especialistas em performance, mídias pagas, SEO, social media, inbound, design, conteúdo, entre outros. Tudo que você precisa para garantir o sucesso do seu e-commerce. Se quiser ajuda para afinar ou reestruturar as suas estratégias online, basta solicitar um contato com a gente.
Agora que você já sabe de tudo isso, já pode começar a se preparar para vender muito mais ainda esse ano, seja no Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Natal e já se organizar para o Dia do Consumidor, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados do próximo ano.
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