Saiba em quais estratégias investir para o marketing da sua empresa.
Já houve um tempo em que estar na Internet era uma novidade entre as empresas dos mais diversos segmentos. Mas em 2023, com todos os avanços do marketing digital, essa realidade não é mais um diferencial para quem quer crescer em meio a concorrência.
Com cada vez mais pessoas conectadas – destas, cerca de 68,3 milhões de consumidores brasileiros tendo realizado compras no ambiente digital, somente no ano de 2021 -, não é de fato inesperado dizer que apenas abrir uma conta nas redes sociais não é o suficiente para conquistar o sucesso.
Uma presença digital bem sucedida exige que se vá além, buscando tomar ações estratégicas para o crescimento das empresas nos principais canais da Web. É neste cenário que surge o marketing digital que, com um bom planejamento e objetivos definidos, pode alcançar grandes resultados.
Conheça as 10 melhores estratégias de marketing digital para investir no sucesso do seu negócio!
As 9 estratégias mais eficientes de marketing digital
Se você está procurando crescer no mercado digital, é fundamental investir na divulgação da sua marca, produtos ou serviços na Internet. Seja o seu objetivo conquistar novos leads, gerar mais autoridade, aumentar o tráfego para o seu site, ou mesmo melhorar a indexação das suas páginas, é possível trabalhar as melhores estratégias de marketing digital.
Descubra, a seguir, as mais eficientes para cada uma das suas metas!
Marketing de conteúdo
Sem dúvidas uma das estratégias de marketing digital mais conhecidas, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficientes, pois tem a tendência de gerar bons resultados mais rapidamente do que o esperado.
A ideia aqui é tornar a sua empresa uma autoridade entre a concorrência, melhorando o relacionamento com os leads, através da criação de conteúdos relevantes e de qualidade para o seu público alvo, com o intuito de trazer mais informação, solvendo possíveis dúvidas e despertando o interesse do cliente pela sua marca.
É possível encontrar as estratégias de marketing de conteúdo em diversos formatos, entre eles os artigos para blog, e-books, postagens em redes sociais ou vídeos.
Inbound Marketing
Também conhecido como marketing de atração, essa estratégia tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos, devido aos resultados positivos e eficientes em empresas de diversos segmentos.
Ao contrário do marketing tradicional, onde a empresa atrai o cliente por meio de anúncios patrocinados, aqui ela se utiliza de técnicas específicas como os mecanismos de busca – através da produção de conteúdos compartilhados em blogs, redes sociais, fluxos de nutrição, para ser encontrada pelos leads.
A metodologia dessa estratégia de marketing digital se baseia em 5 etapas que funcionam como o funil de vendas:
- Atrair o cliente;
- Converter;
- Gerar um bom relacionamento;
- Venda;
- Fidelização.
Mídias Pagas
Se de um lado temos o inbound marketing, que não exige investimentos financeiros, do outro temos as mídias pagas, uma das estratégias de marketing digital mais tradicionais, ideal para empresas que buscam conquistar seus objetivos mais rapidamente.
Por meio de links patrocinados e anúncios pagos exibidos em sites, as estratégias de mídias pagas são ativadas e disparadas para um público-alvo definido, que passa a receber peças como pop-ups, banners e links em portais de conteúdo.
Entre as principais ferramentas de mídias pagas estão o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e o LinkedIn Ads. Todas permitem que você anuncie nas plataformas mais acessadas na Internet, inclusive o Youtube (através do Google Ads).
Mídias Sociais
Provavelmente uma das primeiras estratégias que vêm a sua mente quando falamos em marketing digital, as mídias sociais, comumente chamadas de redes sociais, utilizam os variados canais online – Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok -, para atingir o público esperado.
Um dos pilares da comunicação atual, as mídias sociais sofrem grande influência das mudanças nos hábitos de consumo dos usuários e, portanto, buscam interagir de maneira criativa e estratégica, por meio de postagens no feed, stories, comentários, compartilhamentos, enquetes, reações, entre outros.
Consideradas estratégias de marketing digital obrigatórias para a grande maioria das empresas, as mídias sociais permitem não apenas que a sua empresa seja encontrada pelo público, como também possibilita que o lead se sinta seguro em fechar negócio, por meio do bom relacionamento construído com as técnicas de redes sociais.
SEO
Outra estratégia de marketing digital que possui muito destaque, o Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas focadas em melhorar o posicionamento das suas páginas na SERP dos principais buscadores, como o Google.
Aliado a estratégias de tráfego orgânico, como o inbound marketing, o SEO bem sucedido garante que seu site seja encontrado pelos usuários, aumentando as chances de conversão de leads, além de gerar autoridade à marca.
Muito conhecido pelo uso das palavras-chave, o SEO vai muito além nas suas técnicas, sendo possível dividi-las entre on page, na qual são feitas otimizações dentro do domínio do seu site – ou seja, conteúdo de qualidade, links internos, URLs, etc -; e off page, que envolve estratégias feitas fora do seu domínio.
E-mail marketing
Um dos pilares do inbound, o e-mail marketing é uma estratégia “antiga” no marketing digital, mas que segue com sua relevância quase intacta até os dias atuais, isto porque estima-se que cerca de metade dos consumidores abra sua caixa de mensagens diariamente.
Além das campanhas de e-mail marketing serem uma ótima ferramenta para manter o relacionamento próximo com o cliente, oferecendo produtos, serviços e condições de pagamento especiais, a técnica também pode ser usada para comunicar informações importantes ao público.
Assim como outras ações de marketing digital, o e-mail deve conter um conteúdo de qualidade, mas o foco principal deve ser no assunto, criativo e atraente o suficiente para que o cliente se interesse em abrir a mensagem que recebeu.
Landing Pages
As landing pages são ações de marketing digital focadas exclusivamente na conversão, tanto de leads como de vendas. Não por acaso, a estratégia também recebe o nome de página de conversão.
Para alcançar a meta estabelecida neste caso, as landing pages buscam utilizar a escrita objetiva e persuasiva juntamente com elementos visuais e botões de Call to Action (CTA), de maneira estratégica.
A ideia é fazer com que o usuário realize uma ação única, seja preencher um formulário, fazer o download de algum material rico, como um e-book, ou mesmo entrar em contato com a própria empresa, com o objetivo final de converter e engajar.
Guest Post
O guest post é uma das importantes técnicas relacionadas ao tráfego orgânico, e também pode ser uma das estratégias de SEO off page. Nada mais é do que artigos feitos pela equipe de outra empresa, que é convidada a produzir um conteúdo relevante para o seu blog.
Garantindo mais credibilidade e autoridade, o guest post é uma ótima estratégia de marketing tanto para o seu site, quanto para o do autor convidado, isto porque, além de trazer o conhecimento de um especialista, também facilita a criação de link building.
Link building
Também considerada uma das técnicas mais utilizadas no SEO, a última, mas não menos importante, das nossas estratégias eficientes de marketing digital é o link building. A ideia, como em muitas técnicas de otimização dos mecanismos de busca, é permitir que o usuário tenha a melhor experiência, encontrando o máximo de informações que puder.
É claro que não é possível ter todas as informações em um único conteúdo, para isso, é necessário que você inclua dados complementares em forma links. Neste caso, são válidos tanto os links internos, ou seja, aqueles que levam às páginas no seu próprio domínio, quanto externos, redirecionado a outros sites.
Assim como outras estratégias de SEO, esta também é um fator de ranqueamento que visa colocar o seu site entre as primeiras posições da SERP no Google.
Você deve ter percebido que as estratégias de marketing digital estão cada vez mais focadas em divulgar as marcas de maneira orgânica, e não poderia ser diferente: estar entre as primeiras posições do Google garantem 30% dos cliques de usuários, e como se não bastasse, o tráfego orgânico não exige investimentos financeiros. No entanto, o marketing digital se baseia em um conjunto das mais diversas estratégias, que devem estar integradas umas às outras.
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